Análise do inimigo: a Psi Corps

Psi Corps
Os poderes mentais talvez sejam um dos mais vis e desonestos recursos que um vilão pode usar. Em Babylon 5, porém, os telepatas humanos, que surgiram em algum momento do século XXII, se organizaram e criaram a Psi Corps, uma corporação que encontra, treina e emprega telepatas para as mais variadas funções. No entanto, os telepatas precisam seguir regras claras de convivência, o que não é sempre seguido por eles.





Leia também:



Alfred Bester

Babylon 5 foi um marco na televisão. Fugiu do estereótipo trekker, inovou ao usar computação gráfica em seus episódios, ao invés de apostar na limitação dos modelos em escala, utilizados em Star Trek, e nos apresentou um novo mundo, muito mais próximo da sociedade humana real, onde ganância, governos corruptos, xenofobia e guerras são figuras comuns.

A Corps é mãe, a Corps é pai

O advento da Psi Corps pode ser traçado até o século XXII. Muito medo e pânico surgiu nas sociedades humanas quando pessoas com habilidades extrassensoriais começaram a aparecer, com poderes de telepatia, controle mental e telecinese. Com medo do poder destes indivíduos, a Aliança Terra, o governo global do planeta, e a Força Terra, o braço armado, criaram a Psi Corps. Ela deveria encontrar, treinar e empregar telepatas para que pudessem ser integrados à sociedade sem apresentar qualquer perigo.

Alfred Bester, o mais vil telepata da Psi Corps. Sim, é Walter Koenig. 

A Psi Corps possui hospitais, escolas, centros de treinamento, laboratórios e ministra palestras para orientar o público geral sobre os telepatas, o que eles fazem, quais são suas capacidades e o que podem fazer para contribuir para a causa humana. Em geral, as capacidades telepáticas surgem com o advento da puberdade e assim os jovens são enviados aos centros de treinamento para aprenderem a controlar suas capacidades e para saber qual o seu nível de habilidade dentro da escala P, que vai até 12, o nível mais alto, onde o telepata é muito poderoso.

Mas a Psi Corps não estaria na lista de vilões se fosse assim tudo tão bonitinho. Os telepatas de nível mais alto, de 10 até 12, consideram os seres humanos comuns como mundanos, coelhos, que procriam, nascem e morrem, sem nada contribuir. Já um telepata é algo muito especial, que não nasce a esmo, portanto não pode ser desperdiçado. Telepatas se valem da sua capacidade de ler mentes para descobrir e usar segredos do governo, que acabam controlando com facilidade. Eles caçam sem piedade os blips, telepatas que se recusaram a se juntar à Corps e portanto são colocados numa lista de busca e recompensa. Aqueles que não querem se submeter à corporação precisam tomar remédios fortes que suprimem as habilidades mentais e precisam ficar sob estreita vigilância.

Psi Cops e sua indefectível farda negra.

Vários telepatas se opuseram a tais manobras muitas vezes violentas. Muitos precisam fugir a vida inteira para não serem reintegrados ou até mesmo mortos pelos Psi Cops, policiais especiais da corporação, como Alfred Bester, que são os responsáveis por manter a ordem. Dentro da Corps existem várias funções para eles. Telepatas comerciais são aqueles designados para atuar em encontros comerciais, diplomáticos, transações, a fim de assegurar que todas as partes atuem dignamente, sem trapaças. Eles também podem ser utilizados no tribunal ou para garantir que pessoas sejam sinceras em interrogatórios.

Para atingir seus objetivos, até acordos com alienígenas já foram feitos. Blips foram usados como armas de guerra pelas Sombras, entregues pela própria Psi Corps, onde tiveram implantes aliens colocados em seus cérebros para que pudessem ser integrados às naves orgânicas para comandá-las. Ou seja, a mesma organização que diz que é sua mãe e seu pai o entrega aos aliens malvados caso você não se comporte.

Um blip com implantes alienígenas.

Leituras não autorizadas são corriqueiras quando eles querem algo. Até podem matar, pois leituras profundas causam danos ao córtex, elevação da pressão arterial, rompimento de veias e artérias e danos permanentes, causando demência, degeneração cerebral, esquizofrenia entre outros quadros de doenças mentais. Existem casos de inimigos da Corps que foram internados em instituições mentais, com pesadelos reais causados por imagens plantadas em suas mentes.

A Psi Corps acredita que uma guerra virá entre humanos comuns e os telepatas. Por isso, eles passaram anos plantando alguns deles em posições chave dos governos mundiais e fora da Terra, em embaixadas em outros planetas e em Babylon 5, onde operavam um programa secreto de vigilância que foi desbaratado por Lyta Alexander, a telepata que ousou se levantar contra a corporação após anos de exploração e mortes de seus irmãos telepatas. É ela quem organiza a rebelião que queria a queda da Psi Corps, o fim da exploração de telepatas e a migração deles para um planeta só deles, onde pudessem erguer sua própria sociedade.

"Se a Corps é mãe e pai, me considere uma órfã", a frase célebre de Lyta.

Várias raças alienígenas em Babylon 5 possuem telepatas. Os Centauri, os Minbari, mas apenas os telepatas humanos estão organizados em torno de uma corporação xenófoba e que prega que os telepatas estão no topo da cadeia alimentar. Casamentos genéticos são comuns entre os mais altos níveis de telepatas para poderem gerar crianças com níveis cada vez mais altos e especializados.

Pontuação

Toda vez que um telepata da Psi Corps aparecia num episódio de B5, eu sabia que ia dar merda. Tudo o que um telepata deles faz é premeditado. São capazes de matar e mandar matar sem nenhum remorso, de implantar programas sentinelas nos cérebros das pessoas sem que elas saibam de nada, isolando-as dos amigos e fazendo-as tomar atitudes incompreensíveis. Compactuam com alienígenas para prejudicar aqueles que os desagradam e possuem recursos vastos, como um esquadrão próprio de naves, os Black Omega. Eles sabem que são poderosos e usam esse poder para atingir seus objetivos sem nenhuma preocupação com quem pode morrer no processo. Malignos demais e, portanto cinco malvados para eles.


O que acha da Psi Corps? Deixe seu comentário.

Até mais!

Form for Contact Page (Do not remove)