Sobre

Quem bloga momentum saga

Olá, tripulante! Seja bem-vinda ao blog Momentum Saga!

O blog
O MS foi criado, num primeiro momento, em caráter experimental. Queria um espaço para discutir ideias e divulgar um pouco mais o universo da ficção científica, da ciência e, porque não, a Geografia (minha área de formação). Comecei sem nenhuma pretensão e usava aqueles templates prontos do Blogger. Só depois decidi que ele deveria ganhar um caráter mais, digamos, sério! O blog ganhou o nome de Momentum Saga quando ganhou domínio próprio. Momentum é um princípio científico. As Sagas são apaixonantes, carregadas de mitos e história, isso pesou no nome também.

Futuro no presente

Escrevo ficção científica há muito tempo, co-criadora com Aline Valek do selo Universo Desconstruído, e tinha a intenção inicial de divulgar meus escritos pelo blog. Mas percebi que eu era uma ninguém na blogosfera, sem nenhum seguidor. Como que alguém leria uma criatura dessas?! Então comecei a falar de FC, que eu amo e consumo vorazmente e percebi que meus escritos começaram a agradar. Que coisa louca!

Este blog é um espaço de inclusão e acolhimento, em especial, para as mulheres, moças, qualquer nerd apaixonada que foi expulsa de outras páginas. É um espaço onde não se admite preconceitos, machismo, racismo, homofobia, transfobia, lesbofobia e qualquer tipo de preconceito. Homens que não compactuem com comportamentos também são bem vindos. Ficção científica é o principal conteúdo, com resenhas, com críticas, com dicas e listas, mas uma ficção científica que inclua e represente, não uma que exclua.

Espero que sua estada no Saga seja longa. Explore os textos, entre em contato com a autora, faça sua sugestão de temas, mantendo sempre a educação e o bom tom.


Mas quem é Sybylla?
Sybylla sou eu! Muito prazer! Sou geógrafa, professora, mestra em Paleontologia e blogueira do Momentum Saga há 6 anos. Fã e entusiasta da ficção científica, da representatividade e diversidade na FC, feminista e capitã da Frota Estelar. Sei que o nome é esquisito, mas como você deve imaginar é só um pseudônimo. Me inspirei na rainha de Jerusalém para criar uma personagem chamada Sibila em um enredo de FC que escrevo há muitos anos, mas ele acabou ficando com Y e com dois Ls por causa do Twitter.

Sybylla!

Fiz faculdade de Geografia por acaso, pois nem era minha primeira opção, mas me apaixonei pelo curso logo no primeiro semestre. Geografia é uma área incrível, pena que é tão desvalorizada, assim como a carreira docente, da qual também faço parte. Acho que não sei fazer outra coisa além de dar aulas. A Paleontologia surgiu também acaso, onde estudei plantas fósseis do Permiano (260 milhões de anos) e amei tudo o que aprendi. Gostaria muito de prosseguir na área, mas vamos ver né?

Além da ficção científica, da geografia, da paleontologia e da carreira docente, tenho paixão pela leitura, por chocolate, artigos de papelaria, gatos e por escrever. Por isso deixei vários ebooks gratuitos nesta página aqui para você baixar de graça! Gosto tanto de ficção científica que organizei, junto de Aline Valek, a primeira coletânea de FC Feminista do Brasil. Um loosho! Você pode baixar aqui também.

Meus posts favoritos
Ao longo de cinco anos de estrada, muita coisa já rolou por esse blog e ainda tem coisas que estão lá, escondidinhas no porão de posts. Foi pensando nisso que me peguei pensando nos posts que mais gostei de escrever. E nem sempre estes posts foram os mais lidos. Mas gostei muito de pesquisar e escrever todos eles.


Fanfics e contos
Sou tão fã de Stargate que quando Stargate Atlantis acabou (e acabou deixando todo o enredo incompleto) comecei a escrever fanfics para terminar o que os produtores deixaram em aberto. Estou republicando, aos poucos, no meu Tumblr de contos, mas deixo já aqui os dois primeiros links.

A Origem
Enemy at the gate - Parte 2

Baseado na série Revolution, escrevi esse aqui também!
O último homem do presidente


Scribe

Comecei um conto novo lá no Scribe, uma plataforma de auto-publicação bem legal! Quem quiser ler, partes 1 e 2 já estão online!
Parte 1
Parte 2
Final

Comecei recentemente o Contos do BCS Cayapó, um cargueiro comercial brasileiro (por isso BCS, brazilian cargo ship), lá no Scribe também e o primeiro conto já está disponível.
Capitã

Wattpad
Alguns leitores pediram, então estou por lá também! Em breve devo adicionar mais coisa.

Meus bebês!!
Estes são meus bebês, meus irmãos, meus filhos, companheirinhos de todas as horas. Mas só tenho a data correta de nascimento do Elvis. Meus gatos - Nina, Givanildo e Miúdo - são vira-latas e adotados da rua, portanto, não tenho as datas de aniversário. Posso estimar cerca de 7 anos para Nina e para o Giva e uns dois para o Miúdo. Meu gato velhinho, o Raulzinho, morreu com pouco mais de 15 anos.


PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Eu tô por aí!

Lugar de Mulher

Garota da Biblioteca
Eu não leio somente ficção científica! Lá no blog da Manu Najjar faço resenhas de outros livros que ando lendo por aí.


Medium

Participação em podcasts

CabulosoCast

Anticast

We Can Cast It

Holodeck

Siga também com o


Lendo no Skoob
Eu leio muita coisa ao mesmo tempo, não liga não.


Curta no Facebook

Viajantes