TAG 50% - As melhores leituras do semestre!

E meio ano passou! Ou melhor, mais de meio ano, né? Aos trancos e barrancos, em meio à uma pandemia, além dos outros vários problemas do país, sete meses de 2020 já passaram. Resolvi fazer um balanço das leituras desses últimos meses respondendo à TAG 50%!

TAG 50% - As melhores leituras do semestre

Li 60 livros nestes seis meses, dando uma média de dez livros no mês. Confesso que achava que tinha sido metade disso, mas acho que meu referencial de tempo anda estranho com essa quarentena. Tento balancear as leituras com calhamaços, livros mais ligeiros de ler e quadrinhos. Eu leio muito rápido, mas apenas porque essa é uma característica minha, então consigo finalizar um livro bem rápido. Mas passei por meus momentos de ressaca literária braba em alguns meses.

Vamos lá ver o que eu andei lendo nesse semestre!

15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?
Quero muito terminar a leitura de Pálido Ponto Azul e ler O Mundo Assombrado pelos Demônios, os dois de Carl Sagan. Quero terminar SPQR, de Mary Beard e Alice no País das Maravilhas, edição da DarkSide. O Coração do Mundo, de Peter Frankopan, sobre a Rota da Seda é outro livro que preciso muito ler. Além das continuações de O Problema dos Três Corpos, do Cixin Liu. E o box da editora Wish com A Rainha do Ignoto e A Filha do Rei de Elfland. Ou seja, tenho leitura pra mais duas quarentenas!

14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano
A Antofágica gentilmente me enviou alguns de seus livros e acho que Mrs. Dalloway tá lindíssimo e em uma edição obrigatória para os fãs de Virginia. A coletânea com contos de Caitlin Kiernan, lançado pela DarkSide, também é um dos mais lindos da estante e um dos mais lindos que a editora lançou. Preciso ler ambos!

13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo)
Foi sobre As Bruxas da Noite, de Ritanna Armeni, livro que fala sobre as pilotas do destacamento aéreo soviético que bombardeavam os nazistas no meio da noite e levava pânicos em meios aos batalhões daqueles safados. Lugar de mulher é no cockpit!
Resenha

12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora
Estava pensando aqui... não vi nada! Vi muita coisa, mas não li os livros e quadrinhos originais. Fiquei bem curiosa pelo quadrinho que originou The Old Guard, da Netflix, então essa é uma leitura que eu quero fazer.

11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre
Ler qualquer coisa do Neil Shubin me deixa muito feliz. Não só ele escreve muito bem e entende do que está falando como seus temas sempre são interessantes. Esse ano eu li The Universe Within, um livro que nem é lançamento recente, mas foi uma alegria atrás da outra ver como o autor concatenava as ideias e como nos mostra ao longo da leitura o quanto nosso corpo pertence à Terra e ao universo. Aqui, mais do que nunca, a frase "somos poeira de estrelas", fica bem evidente. Aqui a resenha!

10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre
Um Caminho Para a Liberdade, de Jojo Moyes foi uma surpresa. Essa autora não escreve o tipo de literatura que eu gosto de ler. Mas neste livro ela fala das bibliotecárias itinerantes que durante a Grande Depressão, nos Estados Unidos, levavam livros para regiões remotas do Kentucky, passando por todo tipo de dificuldades, principalmente pelo preconceito das cidadezinhas do interior. Houve momentos muito emocionantes de amizade entre mulheres e companheirismo.
Resenha.


9. Seu personagem favorito mais recente
Por incrível que pareça, Elizabeth do livro A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein! É muito bem construída, mesmo quando você a acha uma antipática manipuladora, ela tem um motivo muito forte para isso e quem pode julgá-la por querer sobreviver ainda mais em uma época em que mulheres eram apenas posses de seus maridos?

8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente
Sou doidinha no cabo Hicks, de Aliens, o Resgate e ler o personagem na novelização do roteiro original de James Cameron foi fantástico! O livro expande o que vemos no filme e explica melhor algumas passagens. Fãs de Alien vão gostar. E a resenha!


7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente)
Claire North, sem dúvida, atraiu minha atenção por causa de Touch, que eu já li, mas estou esperando o lançamento da DarkSide. E Eva García Sáenz de Urturi, escritora basca que escreveu um dos melhores thrillers policiais que já li em muito tempo.

6. O livro que mais te surpreendeu esse ano
Aqui eu vou citar dois livros que foram experiências incríveis. O primeiro foi A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein, de Kiersten White, onde temos a história das mulheres do romance original de Shelley. Kiersten é uma das escritoras que mais admiro atualmente e foi uma surpresa, um livro incrível de ser ler. Aqui a resenha!

O segundo foi O Silêncio da Cidade Branca, de Eva García Sáenz de Urturi, um thriller policial que se passa no País Basco, com um enredo de tirar o fôlego. As páginas iam virando, virando, e eu não conseguia parar de ler e só queria chegar ao final para descobrir a identidade do assassino. Uma dica: não assista ao filme da Netflix, pois ele acabaram com a história. E aqui tem a resenha!


5. O livro que mais te decepcionou esse ano
Estava bem curiosa para ler Mais Forte que o Mar, de Kassandra Montag, mas devo dizer que o livro foi decepcionante. Entendi a proposta, achei super válida, mas o livro decepcionou profundamente. Foi a nota mais baixa do ano até agora.
Resenha

4. O livro mais aguardado do segundo semestre
Por favor, DarkSide, cadê o terceiro livro da Becky Chambers?? Record of a Spaceborn Few é um dos meus livros mais aguardados, seguido de Touch, da Claire North, também pela DarkSide. Vamos torcer para vir ainda em 2020!

3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito
Território Lovecraft, de Matt Ruff, sem dúvida! Estou com o livro em casa, que veio na caixinha do Clube Intrínsecos e estou bem curiosa para ler. Não sou uma grande fã de Lovecraft, mas uma releitura mais crítica de seu trabalho me atrai logo de cara. Está na lista de prioridades para o segundo semestre!

2. A melhor continuação que você leu até agora
A cantiga dos pássaros e das serpentes, de Suzanne Collins, é aquele tipo de livro que a gente não pediu, mas já que saiu, vamos ler, né? Eu comecei essa leitura com uma expectativa bem baixa, tenho que admitir, mas o livro me surpreendeu positivamente. Ele tem lá seus defeitos, não vou dizer que é perfeito, mas este é um livro que fala sobre os Jogos Vorazes e como o espetáculo da crueldade começou, e não necessariamente sobre o Snow. Vale à pena ler sim! E a resenha!

1. O melhor livro que você leu até agora
Essa pergunta é sacanagem! Eu nunca consigo escolher só um. Então peguei três que posso indicar sem medo para as pessoas: Simone de Beauvoir, Uma vida, de Kate Kirkpatrick, é uma biografia definitiva sobre a filósofa e feminista francesa que revolucionou gerações de mulheres. Ela contém escritos até então inéditos e que não constavam de biografias anteriores, portanto há uma visão maior sobre a vida e as polêmicas de Simone. Aqui a resenha!

O segundo livro é Como o Cérebro Cria, de David Eagleman e David e Anthony Brandt, é um livro incrível, que mostra os caminhos neurais pelos quais a mente cria como nos mostra as diversas como ela se manifesta. Um livro para criativos, professores, artistas, qualquer um curioso para entender a importância das artes na vida das pessoas, ainda mais em um momento em que elas estão sob forte ataque dos poderoso. Aqui a resenha!

E por fim A invenção da natureza, biografia de Alexandre Von Humboldt, por Andrea Wulf, é um livro apaixonante! O naturalista alemão foi praticamente esquecido após sua morte devido a um sentimento anti-germânico por conta da eclosão da Primeira Guerra Mundial, mas Alexandre é o pai do ambientalismo e um forte crítico à escravidão e ao colonialismo. Um grande cientista que deveria ter mais reconhecimento. Aqui a resenha!

E suas leituras? Como foram? Já fez um balanço?

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)