Sou uma grande fã do trabalho do paleontólogo Neil Shubin. Desde que li A História de Quando Éramos Peixes venho acompanhando seu trabalho e enquanto mexia nos ebooks no Kindle descobri que The Universe Within estava armazenado lá, provavelmente fruto de alguma promoção passada e esquecida. Neste livro, o autor nos mostra como somos filhos desta Terra de uma maneira poética e baseada em evidências científicas.
O livro
Não costumamos parar para pensar sobre como nossos corpos foram formados. Em A História de Quando Éramos Peixes o autor nos apresenta as evidências paleontológicos e moleculares da evolução, desde aqueles peixes primitivos que saíram da água para conquistar a superfície até as evidências de semelhanças genéticas entre nós, a banana e as moscas. Não só a evolução é um fato, como ela também é muito maneira. É uma pena que a ignorância e o desconhecimento imperem sobre o assunto entre as pessoas fora do meio acadêmico (e até dentro dele).Em The Universe Within Neil expande o assunto. Nossos corpos não são apenas fruto da evolução, mas também de eventos que moldaram a vida no planeta Terra. Em nossos corpos estão as evidências que mostram que a vida humana só é possível pela existência de todo um cosmos, com seus acidentes e catástrofes, levando ao surgimento de um planeta que fervilha de vida.
Cada galáxia, estrela ou pessoa é o proprietário temporário de partículas que passaram pelos nascimentos e mortes de entidades através de vastas extensões de tempo e espaço. As partículas que nos fazem viajaram bilhões de anos através do universo; muito tempo depois que nós e nosso planeta partirmos, eles farão parte de outros mundos.
(tradução livre)
Você deve conhecer a famosa frase de Carl Sagan, de que somos "poeira de estrelas", certo? Ainda que seja repetida por muitos com um viés puramente poético, essa frase é incrivelmente correta. O ferro de nosso sangue, por exemplo, foi produzido no núcleo de estrelas que queimaram seu combustível original e se tornaram supernovas. Nós somos um aglomerado de partículas e elementos que foram produzidos pelo cosmo.
São vários os eventos relatados no livro. Como por exemplo, o evento da Grande Oxigenação, onde o planeta, há mais de 2 bilhões de anos, começou a se oxigenar com a atividade fotossintetizante. O oxigênio é um elemento vital para o surgimento não apenas da vida, mas também da simetria bilateral, dos corpos dos organismos, já que manter um corpo é algo que requer muita energia e o O2 é o ideal para mantê-la.
O fato de uma vida complexa conseguir se desenvolver na Terra a ponto de criar cultura e civilização também se deve a uma serie de eventos cósmicos que protegeram a Terra de vários perigos. A presença de Júpiter, por exemplo, protegeu nosso planeta de grandes corpos do sistema solar que poderiam aniquilar a vida ainda em seus estágios iniciais. A grande extinção do Permiano-Triássico que aniquilou quase 90% das espécies terrestres há 250 milhões de anos, abriu caminho para o mundo como conhecemos hoje, levando aos animais que originariam os mamíferos a se diversificar.
Cerca de 40 milhões de anos atrás, este era um mundo mais frio, com um clima mais severo. Uma mutação genética deu aos ancestrais mamíferos a capacidade de distinguir cores, o que denuncia a presença de mais nutrientes nos alimentos. E antes disso, há 66 milhões de anos, um grande asteroide colidiu com a Terra, pregando um último prego na tampa do caixão dos dinossauros, mas abrindo o caminho para as aves (dinossauros avianos) e os mamíferos, que se diversificaram. São tantos os eventos celestes que nos levaram a este momento que deveríamos ser mais humildes diante de nossa posição no cosmos.
Utilizando-se de fatos científicos e várias correlações, o livro desaponta um pouco pelo fato de faltar certa profundidade, então se é isso que você está procurando, existem outros livros que podem suprir essa deficiência. Acho que Neil queria uma obra de cunho mais geral e pessoal de modo a atingir leitores leigos e acredito que conseguiu, mas não precisava enfiar uma biografia de cada cientista antes de entrar no assunto em seguida. Isso deixou o livro meio chatinho.
Eu li a versão em ebook, mas quase caí da cadeira quando o vi o preço deles nas lojas online. Infelizmente, Neil Shubin não recebe uma tradução nova há anos e acho uma injustiça, vendo outros livros científicos sendo publicados sem a ironia e poesia que Shubin coloca nos seus.
Existe algo quase mágico na noção de que nossos corpos, mentes e ideias têm raízes na crosta da Terra, na água dos oceanos e nos átomos nos corpos celestes. As estrelas no céu e os fósseis no solo são faróis duradouros que sinalizam que, embora o ritmo das mudanças humanas esteja sempre acelerando, somos apenas um elo recente em uma rede de conexões tão antigas quanto os céus.
(tradução livre)
Obra e realidade
Muitas pessoas tiveram e têm dificuldade com a noção de que não somos especiais no universo. A filosofia pré-copernicana nos colocava no centro do universo e da criação e abominava pensamentos contrários. Ainda hoje usamos muitas definições pré-copernicanas em uso como "chegue ao pôr do sol", como se o Sol é que girasse ao redor da Terra e não ao contrário. Mas acho que é mais especial ainda saber que o ferro e o cálcio do nosso corpo veio do núcleo das estrelas. Não é preciso estar no centro para ser importante.Neil H. Shubin é um paleontólogo, biólogo evolutivo e divulgador científico norte-americano.
PONTOS POSITIVOS
Divertido
Pesquisa
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Não tem em português
Preço
Divertido
Pesquisa
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Não tem em português
Preço
Avaliação do MS?
Foi uma leitura muito gostosa de se fazer. Ainda que eu preferisse mais ciência e menos biografia, o livro é um prato cheio para quem ama divulgação científica. Com uma narrativa bem acessível, indicações de leitura à vontade no final, é um livro delicioso. Uma pena não ter em português nem ter um preço mais acessível. Quatro aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também!Até mais!
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.