10 biografias imperdíveis

Até um tempo atrás eu não era uma ávida leitora de biografias. Mas na tentativa de diversificar minhas leituras, acabei mergulhando em histórias de vida de pessoas fantásticas e agora biografias se tornaram uma das minhas leituras favoritas. Resolvi listar aqui dez biografias que vai agradar a todo mundo e, quem sabe, despertar em você o desejo de se aprofundar nesssa vidas também!

5 biografias imperdíveis


Lembrando que essa lista é pessoal e não tem ordem de preferência. Apenas fui lembrando e colocando na lista.

Simone de Beauvoir - Uma vida, de Kate Kirkpatrick
Existem várias outras biografias de Simone, é claro, mas esta aqui, além de contar com material inédito que outras obras não contavam, como cartas e diários, foi escrita por uma filósofa. Kate Kirkpatrick não deixa de fora nem as passagens mais polêmicas de Simone ou a forma como seu trabalho foi traduzido de maneira incompleta em outros países.
Compre! | Resenha

Estrelas além do tempo, de Margot Lee Shetterly
Li este livro em inglês e, depois, quando soube que sairia em português, li novamente! Ele conta a história e resgata as memórias de três mulheres computadoras que trabalharam na NASA e ajudaram a colocar o ser humano na Lua. Mulheres pioneiras que, por serem negras, foram relegadas ao ostracismo. Este livro não é uma versão romanceada do filme de mesmo nome, ok?
Compre! | Resenha

Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson
Este livro é uma inspiração! Walter mergulhou nos diários e cadernos do mestre e compôs uma biografia completa, inspiradora, que nos mostra que Leonardo era, acima de tudo, um grande curioso, ávido por saber como as coisas funcionavam e que esta é uma qualidade que devemos manter sempre. Ele tem reproduções de obras de Leonardo em cores e vários dados sobre obras importantes, como a Monalisa.
Compre! | Resenha

O primeiro homem, de James R. Hansen
A primeira pessoa a pisar na Lua era um homem calado, modesto, que não se aproveitou da fama mundial por seu feito até então inédito. Este livro aqui é bem completo, conseguido traçar as origens escocesas de Neil Armstrong em várias gerações. Fala de sua vida de piloto militar e de como ele começou a pilotar naves experimentais, chegando então aos foguetes do embrionário programa espacial norte-americano.
Compre! | Resenha

Lina Bo Bardi: o que eu queria era ter história, de Zeuler R. Lima
Estou encantada com essa biografia. A arquiteta do MASP e do SESC Pompeia está biografada em detalhes em uma pesquisa de mais de 20 anos do autor. É um livro completo, abordando desde a infância de Lina, sua formação em arquitetura e os desafios de estudar e trabalhar em cidades italianas durante a Segunda Guerra, sua migração para o Brasil e seu trabalho no país que sedimentou sua carreira. Contém algumas fotos em preto e branco de Lina ao longo da vida.
Compre! | Resenha!

The Five - A história não contada das mulheres assassinadas por Jack, o Estripador, de Hallie Rubenhold
A editora Wish avisa logo na sinopse: este livro vai mudar o que você pensa sobre Jack, o Estripador. A autora fez uma pesquisa brilhante ao resgatar as vidas das cinco vítimas canônicas do assassino inglês. Enquanto muitos querem detalhes sangrentos, a autora aqui não os aborda, mas sim refaz os caminhos que levaram aquelas mulheres ao bairro de Whitechapel e as colocaram no caminho dele.
Compre! | Resenha

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!, de Richard P. Feynman
O legal dessa biografia é que o biografado é também o autor. É uma narrativa bem-humorada, com passagens que vão desde a infância de Richard Feynman, quando ele era uma criança curiosa que consertava rádios, até seus dias de cientista já formado, quando participava do Projeto Manhattan e vivia os dias tensos da Segunda Guerra Mundial.
Compre! | Resenha em breve!

Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura, de Charlotte Gordon
Esta é uma biografia dupla, pois são duas mulheres com histórias incríveis: Mary Wollstonecraft, precursora do feminismo e intelectual, e sua filha, Mary Shelley, autora de Frankenstein e escritora gótica por excelência. Os capítulos se intercalam, então você pode ler na ordem da autora ou ler as biografias na sequência. Um livro muito bem pesquisado e gostoso de ler!
Compre! | Resenha

A invenção da natureza, de Andrea Wulf
Outro livro incrível, delicioso, completo e imperdível. O sentimento antigermânico da Primeira Guerra Mundial praticamente obliterou o nome de Alexander von Humboldt que, na época, era um cientista festejado, do qual todos sabiam o nome, algo do nível Carl Sagan. Sabia que ele é o precursor do pensamento ambiental e um dos primeiros europeus a criticar o colonialismo nas Américas?
Compre! | Resenha

Prólogo, ato, epílogo - Memórias, de Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro é um dos grandes patrimônios culturais do nosso país. Aqui ela conta sua história para a jornalista Marta Góes em dezoito entrevistas que acabou se tornando este livro emocionante. Vinda de uma família de agricultores simples, imigrantes, nossa querida Arlete relembra seus primeiros dias. Não é apenas a biografia de Fernanda, mas também um retrato da história do teatro e da arte no Brasil.

Compre! | Resenha


Se você leu ou pretende ler alguma delas, deixe seu comentário!

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Fiquei com vontade de ler da Mary Shelly, Leonardo da Vinci e da Fernanda Montenegro. Mto bom o post! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)