10 biografias imperdíveis

Até um tempo atrás eu não era uma ávida leitora de biografias. Mas na tentativa de diversificar minhas leituras, acabei mergulhando em histórias de vida de pessoas fantásticas e agora biografias se tornaram uma das minhas leituras favoritas. Resolvi listar aqui dez biografias que vai agradar a todo mundo e, quem sabe, despertar em você o desejo de se aprofundar nesssa vidas também!


5 biografias imperdíveis




Lembrando que essa lista é pessoal e não tem ordem de preferência. Apenas fui lembrando e colocando na lista.


Simone de Beauvoir - Uma vida, de Kate Kirkpatrick
Existem várias outras biografias de Simone, é claro, mas esta aqui, além de contar com material inédito que outras obras não contavam, como cartas e diários, foi escrita por uma filósofa. Kate Kirkpatrick não deixa de fora nem as passagens mais polêmicas de Simone ou a forma como seu trabalho foi traduzido de maneira incompleta em outros países.

Compre! | Resenha


Estrelas além do tempo, de Margot Lee Shetterly
Li este livro em inglês e, depois, quando soube que sairia em português, li novamente! Ele conta a história e resgata as memórias de três mulheres computadoras que trabalharam na NASA e ajudaram a colocar o ser humano na Lua. Mulheres pioneiras que, por serem negras, foram relegadas ao ostracismo. Este livro não é uma versão romanceada do filme de mesmo nome, ok?

Compre! | Resenha


Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson
Este livro é uma inspiração! Walter mergulhou nos diários e cadernos do mestre e compôs uma biografia completa, inspiradora, que nos mostra que Leonardo era, acima de tudo, um grande curioso, ávido por saber como as coisas funcionavam e que esta é uma qualidade que devemos manter sempre. Ele tem reproduções de obras de Leonardo em cores e vários dados sobre obras importantes, como a Monalisa.

Compre! | Resenha


O primeiro homem, de James R. Hansen
A primeira pessoa a pisar na Lua era um homem calado, modesto, que não se aproveitou da fama mundial por seu feito até então inédito. Este livro aqui é bem completo, conseguido traçar as origens escocesas de Neil Armstrong em várias gerações. Fala de sua vida de piloto militar e de como ele começou a pilotar naves experimentais, chegando então aos foguetes do embrionário programa espacial norte-americano.

Compre! | Resenha


Lina Bo Bardi: o que eu queria era ter história, de Zeuler R. Lima
Estou encantada com essa biografia. A arquiteta do MASP e do SESC Pompeia está biografada em detalhes em uma pesquisa de mais de 20 anos do autor. É um livro completo, abordando desde a infância de Lina, sua formação em arquitetura e os desafios de estudar e trabalhar em cidades italianas durante a Segunda Guerra, sua migração para o Brasil e seu trabalho no país que sedimentou sua carreira. Contém algumas fotos em preto e branco de Lina ao longo da vida.

Compre! | Resenha em breve!


The Five - A história não contada das mulheres assassinadas por Jack, o Estripador, de Hallie Rubenhold
A editora Wish avisa logo na sinopse: este livro vai mudar o que você pensa sobre Jack, o Estripador. A autora fez uma pesquisa brilhante ao resgatar as vidas das cinco vítimas canônicas do assassino inglês. Enquanto muitos querem detalhes sangrentos, a autora aqui não os aborda, mas sim refaz os caminhos que levaram aquelas mulheres ao bairro de Whitechapel e as colocaram no caminho dele.

Compre! | Resenha


Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!, de Richard P. Feynman
O legal dessa biografia é que o biografado é também o autor. É uma narrativa bem-humorada, com passagens que vão desde a infância de Richard Feynman, quando ele era uma criança curiosa que consertava rádios, até seus dias de cientista já formado, quando participava do Projeto Manhattan e vivia os dias tensos da Segunda Guerra Mundial.

Compre! | Resenha em breve!



Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura, de Charlotte Gordon
Esta é uma biografia dupla, pois são duas mulheres com histórias incríveis: Mary Wollstonecraft, precursora do feminismo e intelectual, e sua filha, Mary Shelley, autora de Frankenstein e escritora gótica por excelência. Os capítulos se intercalam, então você pode ler na ordem da autora ou ler as biografias na sequência. Um livro muito bem pesquisado e gostoso de ler!

Compre! | Resenha


A invenção da natureza, de Andrea Wulf
Outro livro incrível, delicioso, completo e imperdível. O sentimento antigermânico da Primeira Guerra Mundial praticamente obliterou o nome de Alexander von Humboldt que, na época, era um cientista festejado, do qual todos sabiam o nome, algo do nível Carl Sagan. Sabia que ele é o precursor do pensamento ambiental e um dos primeiros europeus a criticar o colonialismo nas Américas?

Compre! | Resenha


Prólogo, ato, epílogo - Memórias, de Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro é um dos grandes patrimônios culturais do nosso país. Aqui ela conta sua história para a jornalista Marta Góes em dezoito entrevistas que acabou se tornando este livro emocionante. Vinda de uma família de agricultores simples, imigrantes, nossa querida Arlete relembra seus primeiros dias. Não é apenas a biografia de Fernanda, mas também um retrato da história do teatro e da arte no Brasil.

Compre! | Resenha


Se você leu ou pretende ler alguma delas, deixe seu comentário!

Até mais!


Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

1 Comentário

  1. Fiquei com vontade de ler da Mary Shelly, Leonardo da Vinci e da Fernanda Montenegro. Mto bom o post! :)

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.