Meus 5 livros preferidos de não-ficção

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Depois que eu vi o mestre Jedi Ben Hazrael, do Cabaré das Ideias, falando de seus livros preferidos de não-ficção, fiquei com vontade de listar os meus também. Eu só não sabia que seria tão ou mais difícil escolher os prediletos de não-ficção como foi difícil escolher os de ficção científica. Eu pensei em vários livros importantes, que me encantaram e depois de muito matusquelar, consegui refinar a lista para o que você lê abaixo!




Três dos livros abaixo são da minha área e todos estão disponíveis em português.

Enterrem Meu Coração na Curva do Rio, de Dee Brown
Este não é um livro fácil de ler. Dee Brown resgatou a trágica história das tribos indígenas norte-americanas e a sistemática destruição de seus espaços de caça e acampamentos. São relatos das vítimas, daqueles que foram obrigados a mudar de território, que passaram fome e frio. Não é a visão dos colonizadores, que mudaram de ideia várias vezes e não cumpriram os acordos que eles mesmo propuseram. Quem quiser ter uma ideia de como seria uma invasão alienígena na Terra, aqui está um ótimo exemplo.
Resenha


A História de Quando Éramos Peixes, de Neal Shubin
Um livro sobre ciência, com linguagem acessível, que nos mostra como os seres vivos estão interligados e mostra como a evolução opera desde o princípio da vida no planeta. As imagens podiam ser melhores e o texto poderia ter sido melhor traduzido, mas é uma obra indispensável para quem quer compreender a origem da vida e sua evolução no planeta. Para os paleontólogos é um material para se trabalhar em sala, em especial na graduação.
Resenha


Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo, de Aziz Nacib Ab'Saber
Professor Aziz é um dos grandes geógrafos e geomorfólogos do país, sendo um patrimônio da ciência nacional. Qualquer livro de Geografia na escola tinha mapas cuja autoria embaixo era de Aziz. Professor Aziz faleceu em 2012, mas deixou estudos, textos e um incrível acervo, desde 1946 até 2010. Este livro é sua tese de doutorado e mostra uma São Paulo que mal conhecemos diante do crescimento da mancha urbana e das modificações que impusemos no espaço da metrópole. Uma obra indispensável.
Sobre


Pense no Garfo!, de Bee Wilson
Os fãs da culinária, normalmente, estão cheios de livros de receita ou links salvos no navegador. Mas você sabe de onde vieram as facas de mesa, que são cegas e sem ponta? Ou de onde vem o costume de usar garfos? Pois é, eu também não sabia, mas ao ler este livro, percebi que a cozinha é um ambiente muito mais rico do que eu pensava. Cercada de história e de costumes antigos, não percebemos o quanto a colher de pau faz diferença no preparo das comidas. Um livro adorável e muito saboroso.
Resenha


Colapso, de Jared Diamond
Um livro muito denso, com muita informação, mas com um começo que, admito, é bem maçante. Mas passando essa introdução, caímos de cabeça no assunto espinhoso da obra: como as sociedades tomaram decisões que as levaram ao sucesso e também ao fracasso. Um dos casos mais interessantes é do declínio da ocupação europeia na Groenlândia, onde os costumes dos fazendeiros europeus simplesmente não eram adequados para o ambiente e para o terreno, o que levou àquela sociedade à completa falência. Uma obra muito rica em informação, possui também mapas e uma extensa bibliografia. Excelente para ser usado com os alunos na graduação.
Resenha


Até mais!



Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris