Meus 10 livros preferidos de não-ficção

Depois que eu vi o mestre Jedi Ben Hazrael, do Cabaré das Ideias, falando de seus livros preferidos de não-ficção, fiquei com vontade de listar os meus também. Eu só não sabia que seria tão ou mais difícil escolher os prediletos de não-ficção como foi difícil escolher os de ficção científica. Pensei em vários livros importantes, que me encantaram e depois de muito matusquelar, consegui refinar a lista para o que você lê abaixo!

Meus 5 livros preferidos de não-ficção

Lembrando que essa lista é pessoal, certo?

A Guerra Não Tem Rosto De Mulher, de Svetlana Aleksiévitch
Adolescentes, mães, irmãs, esposas, foram voluntárias durante a Segunda Guerra Mundial e se alistaram no Exército Vermelho, algumas fugindo de casa, outras deixando filhos e maridos, juntando-se às forças armadas soviéticas para impedir o avanço nazista. E as memórias delas são absolutamente vívidas e sangrentas. É daqueles livros crus, diretos, sinceros que todo mundo deveria ler.
Resenha

O Mundo da Escrita, de Martin Puchner
As pessoas apaixonadas pela leitura se interessam por livros assim (tipo eu!). O Mundo da Escrita viaja pela história da civilização humana, refazendo os caminhos pelos quais a escrita passou moldando reinos e livros sagrados, fomentando revoluções e guardando a memória viva de povos inteiros. Uma leitura obrigatória em qualquer estante!
Resenha

Um teto todo seu, de Virginia Woolf
Este ensaio já é um grande clássico da literatura feminista. Baseado em palestras de Woolf em faculdades de Cambridge, em 1928, o ensaio é uma reflexão sobre as condições sociais da mulher e sua produção literária. As dificuldades relatadas pela autora para que mulheres tenham uma posição de destaque na sociedade e para a expressão livre de seus pensamentos são brutalmente reais e atuais.
Resenha

A Sexta Extinção, de Elizabeth Kolbert
Tratando de um assunto atual e urgente de maneira muito didática e direta, o livro traz muitas informações sobre a origem do termo "extinção em massa", como ocorreu sua aplicação e como elas ocorreram, ressaltando que os seres humanos podem estar causando uma sexta, além das cinco grandes extinções do passado, que dizimaram flora e fauna. Uma leitura essencial nos dias de hoje.
Resenha

Enterrem Meu Coração na Curva do Rio, de Dee Brown
Este não é um livro fácil de ler. Dee Brown resgatou a trágica história das tribos indígenas norte-americanas e a sistemática destruição de seus espaços de caça e acampamentos. São relatos das vítimas, daqueles que foram obrigados a mudar de território, que passaram fome e frio. Não é a visão dos colonizadores, que mudaram de ideia várias vezes e não cumpriram os acordos que eles mesmo propuseram. Quem quiser ter uma ideia de como seria uma invasão alienígena na Terra, aqui está um ótimo exemplo.
Resenha

A História de Quando Éramos Peixes, de Neal Shubin
Um livro sobre ciência, com linguagem acessível, que nos mostra como os seres vivos estão interligados e mostra como a evolução opera desde o princípio da vida no planeta. As imagens podiam ser melhores e o texto poderia ter sido melhor traduzido, mas é uma obra indispensável para quem quer compreender a origem da vida e sua evolução no planeta. Para os paleontólogos é um material para se trabalhar em sala, em especial na graduação.
Resenha

Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo, de Aziz Nacib Ab'Saber
Professor Aziz é um dos grandes geógrafos e geomorfólogos do país, sendo um patrimônio da ciência nacional. Qualquer livro de Geografia na escola tinha mapas cuja autoria embaixo era de Aziz. Professor Aziz faleceu em 2012, mas deixou estudos, textos e um incrível acervo, desde 1946 até 2010. Este livro é sua tese de doutorado e mostra uma São Paulo que mal conhecemos diante do crescimento da mancha urbana e das modificações que impusemos no espaço da metrópole. Uma obra indispensável.
Sobre

Pense no Garfo!, de Bee Wilson
Os fãs da culinária, normalmente, estão cheios de livros de receita ou links salvos no navegador. Mas você sabe de onde vieram as facas de mesa, que são cegas e sem ponta? Ou de onde vem o costume de usar garfos? Pois é, eu também não sabia, mas ao ler este livro, percebi que a cozinha é um ambiente muito mais rico do que eu pensava. Cercada de história e de costumes antigos, não percebemos o quanto a colher de pau faz diferença no preparo das comidas. Um livro adorável e muito saboroso.
Resenha

Colapso, de Jared Diamond
Um livro muito denso, com muita informação, mas com um começo que, admito, é bem maçante. Mas passando essa introdução, caímos de cabeça no assunto espinhoso da obra: como as sociedades tomaram decisões que as levaram ao sucesso e também ao fracasso. Um dos casos mais interessantes é do declínio da ocupação europeia na Groenlândia, onde os costumes dos fazendeiros europeus simplesmente não eram adequados para o ambiente e para o terreno, o que levou àquela sociedade à completa falência. Uma obra muito rica em informação, possui também mapas e uma extensa bibliografia. Excelente para ser usado com os alunos na graduação.
Resenha

O roubo da história, de Jack Goody
Jack Goody chuta a porta da história tradicional e derruba vários mitos a respeito da inventividade europeia. O antropólogo britânico apresenta um panorama da região do Mediterrâneo e sua comparação com a Europa Ocidental e afirma: muito do que nós assumimos ser criação europeia, na verdade, já existia ou era embrionária em vários outros povos, especialmente os do Oriente.
Resenha

Até mais!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)