Resenha: Colapso, de Jared Diamond

sexta-feira, novembro 16, 2012

O premiado autor e biogeógrafo Jared Diamond apresenta em Colapso - Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso - uma visão tanto do passado como do futuro da civilização. O determinismo é uma espinha dolorida em algumas áreas de Geografia, mas é preciso concordar com o autor sobre os motivos que levam uma civilização ao sucesso ou ao fracasso. E o interessante: muitos destes motivos estão levando países hoje ao colapso.



O livro
Jared Diamond é excessivamente detalhista, mostrando fatos, dados, estatísticas, abrangendo amplos períodos históricos e aprofundando o assunto com grande riqueza de detalhes, o que pode ser maçante às vezes ou para os leitores com menos paciência. Diamond pesquisa a fundo o que levou grandes civilizações do passado ao colapso, levantando dados sobre os costumes e modo de vida delas e como suas decisões afetaram seu próprio futuro. O livro também mostra os casos bem sucedidos e decisões que foram vitais para a manutenção da civilização. Casos como a Ilha de Páscoa e o desmatamento que acabou com o micro-clima da ilha, ou o caso dos Vikings na Groenlândia, levados ao colapso por questões religiosas e alimentares.

Colapso Jared Diamond

Existe um debate intenso com o leitor sobre os perigos de se tomar decisões precipitadas e como países hoje estão entrando em colapso, como a Austrália, saturada pelas errôneas decisões de seus colonizadores, sofrendo com pragas e alterações de clima regional. Um dos casos mais extremos de decisões para a manutenção de um povo ou civilização vem da ilha de Tikopia, com apenas 5 km², localizada a sudoeste das ilhas Salomão. Em 1929 foram identificados sete tipos diferentes de métodos contraceptivos para evitar a superpopulação que acabaria com os recursos da ilha. Eles iam de coito interrompido, suicídio, abortos e infanticídio.

Os cidadãos de Tikopia sabiam que deveriam parar de ter filhos quando o filho mais velho chegasse à idade de se casar ou ter mais de quatro filhos. Devido à influência europeia, a maioria destes métodos caiu em desuso, mas não podemos cometer o erro de pensar com a nossa mentalidade sobre um outro povo. Este caso mostra até onde alguns povos vão para poderem se manter. Outros registros indicam que no passado, os habitantes de Tikopia mataram todos os porcos para consumirem peixes, moluscos e tartarugas, pois os porcos comiam demais, estragavam as plantações e competiam com os humanos por comida. O que poderia ter acontecido a eles sem essa decisão?

Jared Diamond na Polinésia.

O livro divide-se em 3 partes:

  • Montana contemporânea - é o pontapé inicial, da vivência do autor, sobre decisões errôneas no manejo de uma região;
  • Sociedades do Passado - o sucesso florestal japonês no período dos shogunatos é notório, bem como o fracasso dos vikings em colonizar a Groenlândia e a América do Norte;
  • Sociedades contemporâneas - conta casos como de Ruanda, Austrália, e um caso muito peculiar de impactos ambientes relacionados com a República Dominicana e o Haiti.


Ficção e realidade
Um escritor de ficção científica poderia se valer dos alertas de Diamond sobre o futuro das civilizações. Além disso, podemos aprender com os erros do passado para evitar que nações colapsem por problemas ambientais, populacionais e alimentares. Não somente esta obra, como o livro famoso do mesmo autor, Armas, Germes e Aço, mostram como a história das civilizações são acidentadas, cheias de percalços, e que atitudes certas no momento certo fazem a diferença na continuidade de seus povos.

A polêmica política do filho único na China, a despeito da interferência nos direitos reprodutivos e da violência contra meninas e mulheres, foi uma decisão extremada diante a um quadro de caos populacional. Acredito que não tardará para outros países tomarem decisões igualmente polêmicas para garantir sua continuidade. Se isso será benéfico ou não, só o tempo dirá.

Ilha de Pásoca
Nada de alienígenas, o problema aqui foi ambiental.

Pontos positivos
Leitura amigável
Ótima análise da raça humana
Alerta para as civilizações e países
Pontos negativos

Excesso de detalhes e descrições
Começo difícil

Título: Colapso - Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso
Título original: Collapse - How Societies Choose to Fail or Succeed
Autor: Jared Diamond
Lançamento: 2005
N.º de páginas: 684
Editora: Record
Onde comprar: esgotado nas livrarias

Avaliação do MS?
Colapso, definitivamente, não é um livro qualquer, tampouco fácil de se digerir, diante da avalanche de informações, nomes e lugares, decisões e problemas que o autor relata. Porém, é um ótimo alerta sobre a situação delicada da civilização no momento crucial de escassez de alimentos, problemas com água, desmatamento e mudanças climáticas regionais. Se o passado serve para algo, este algo certamente é de alerta, visto que dependemos de nossos erros e acertos para continuar caminhando. Leitura altamente recomendada e essencial para todo mundo que queira tentar compreender nossa longa história.

Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris