Ebook gratuito: Universo Desconstruído Vol. I - Ficção Científica Feminista

quarta-feira, setembro 25, 2013

Quem está acompanhando o blog pelo Twitter e pelo Facebook sabe que eu estava aprontando alguma coisa, mas ainda não sabia o que era. Pois bem! A espera acabou! Hoje é o lançamento do ebook gratuito que Aline Valek e eu organizamos nestes últimos meses e que temos agora a honra de distribuir!



Tudo começou pelo Twitter. Disse que eu estava cansada de ver uma ficção científica mais do mesmo, sendo produzida por homens, para homens e que em nada agregavam nas discussões de hoje, como as questões de gênero, sexualidade, de cor. Nas trocas de mensagens seguintes, Aline e eu concordamos em convidar alguns amigos da rede, que sabíamos que apoiariam a ideia incondicionalmente. São eles:


Taís Fantoni foi a responsável pela arte da capa e Marcos Felipe o responsável pelo design. O que nós queríamos com a coletânea?

  • Inverter papéis;
  • Evitar a sexualização da mulher;
  • Evidenciar a opressão de gênero;
  • Abordar questões raciais e de classe;
  • Mostrar mulheres como indivíduos ativos, líderes, guerreiras;
  • Evidenciar os problemas que temos em relação ao machismo, homofobia, transfobia, racismo, etc;
  • Transgredir os estereótipos femininos e masculinos comumente explorados na FC, sem que isso signifique desqualificar o gênero masculino;
  • entre outras coisas.

Traduzindo, queríamos sair do 'mais do mesmo'. Mesmo que o movimento feminista tenha uma luta legítima, a produção interna para mostrar que é possível quebrar a rigidez que existe na cultura machista e produzir algo que não exclua ninguém é praticamente inexistente e neste quesito, a crítica ao feminismo é válida. Muita gente pode torcer o nariz por ser uma obra de ficção científica feminista. Talvez a obra sirva para mostrar que é possível fazer o diferente.

O download

A obra é gratuita, ou seja, não há valores envolvidos para as versões eletrônicas. Queríamos que ela alcançasse o máximo de pessoas possível, tanto os fãs quanto os não fãs de ficção científica e feminismo. Este é um sub-gênero um pouco mais forte lá fora, em especial nos Estados Unidos, mas que no Brasil carece de representatividade. Por isso a gratuidade. Reitero também que ela não é uma coletânea de contos feministas de ficção científica, e sim ficção científica feminista, ou seja, privilegiamos este gênero marginal e pouco compreendido, casando-o com outro movimento marginal e pouco compreendido.

Ela está disponível nas formas mais usuais, PDF, epub (Kobo) e mobi (Kindle) e é "paga" através de um compartilhamento nas redes sociais através do PagSocial para ajudar a divulgar o trabalho. Basta você escolher o formato abaixo que lhe for conveniente, clicar e você será redirecionado ao PagSocial. Lá você pode compartilhar no seu Facebook, no Twitter ou no Orkut. Pronto! O download começará e você poderá ler os dez contos!

Existe também uma versão física, disponível no Clube de Autores. Esta foi colocada lá para os autores terem a chance de ver seu trabalho no formato físico, mas abrindo para qualquer pessoa que prefira a versão no papel. Não há valor de direitos autorais embutido no preço de 34,90. Esse valor é referente aos custos de impressão e aos impostos, sem o cálculo do frete (todos estes detalhes são acertados com o próprio site e a impressão é profissional). Também deixo esta opção para quem quiser.

PDF

epub

mobi

O projeto também tem duas páginas disponíveis: o universodesconstruido.com e o fcfeminista.tumblr.com. Também é possível fazer o download por lá e ajudar a divulgar o trabalho pelas redes sociais.

Agradeço desde já aos colegas de coletânea, que construíram ótimos universos e que desconstruíram um universo preso aos estereótipos. Agradeço também a você que ler e apoiar a obra e o trabalho.

Grande abraço!



BÔNUS

Ouça a trilha sonora!


Universo Desconstruído from Lady Sybylla on 8tracks Radio.

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris