10 livros que eu gostaria de ver publicados no Brasil

Quem acompanha o mercado literário gringo sempre se depara com livros fabulosos que acabam não recebendo tradução por aqui. É uma pena, pois há todo um universo vibrante de novos autores que só chegarão por aqui se suas histórias forem adaptadas para o cinema ou para a televisão. Foi pensando em alguns livros incríveis que li em inglês que elaborei uma lista com dez obras que mereciam uma tradução!

10 livros que eu gostaria de ver publicados no Brasil

Lembrando que esta lista é pessoal. São livros que eu conheço, que já li e resenhei por aqui. Sei que existem muitos livros incríveis aguardando a luz do dia no Brasil, por isso indiquem aqueles que você pode conhecer nos comentários.

All Systems Red, de Martha Wells
Há uma grande possibilidade dessa saga, que começa com All Systems Red, chegue ao Brasil em 2024! A saga do Murderbot vai virar uma série pela AppleTV e pelas pistas que a editora Aleph andou soltando pelo Instagram, essa série deve chegar em breve. Aqui nós temos um Murderbot, uma unidade de segurança, que adora assistir séries e novelas em seu tempo livre, mesmo tendo que trabalhar para proteger os humanos que vivem fazendo bobagem.

Resenha

The Stars Are Legion, de Kameron Hurley
Sou muito fã do trabalho de Kameron Hurley desde seu ensaio ganhador do Hugo Awards, We have always fought. Neste livro, nós temos um universo onde os homens não existem. As mulheres vivem em naves-mundo orgânicas e lutam para sobreviver, já que as naves estão morrendo. A autora também faz uma grande desconstrução da maternidade. Infelizmente, a autora não foi traduzida no Brasil e o que eu ouvi é que ela é "muito feminista" pra ganhar edição por aqui.

Resenha

Sisters of the Vast Black, de Lina Rather
As irmãs da Ordem de Santa Rita estão em missão no espaço profundo à bordo da nave Nossa Senhora das Constelações Impossíveis, uma nova orgânica, que inclusive está perto de se reproduzir. Mas não será uma missão fácil! Elas levam a boa nova a colônias distantes, celebram casamentos, batizados, dão os últimos sacramentos, além de ouvir confissões. Uma guerra longa e violenta quase destruiu a Terra e seu Governo Central e o que restou para a humanidade foram as estrelas. A autora discute religião, fé, amor, autonomia, guerra e opressão de maneira muito contundente

Resenha

Aliens: Vasquez, de V. Castro
Se você assistiu a Aliens: O Resgate, sabe quem é a fuzileira Vasquez, não é? Aqui temos sua história de origem por uma autora de origem mexicana. Quando a vemos em tela, encontramos uma mulher corajosa, que toma para si as ações. E foi assim em sua tribulada vida, em especial quando jovem, passando por perdas na família e uma situação delicada com a justiça. Os fuzileiros coloniais eram sua maneira de sair do planeta e de lutar por algo melhor. O livro fala da morte de Vasquez e o que aconteceu com sua família depois!

Resenha

Rise of the Rocket Girls, de Nathalia Holt
No livro (e no filme) Estrelas Além do Tempo, nós descobrimos a história de três mulheres negras pioneiras que ajudaram a levar o ser humano à Lua numa época em que os cálculos eram todos feitos à mão. Pois neste livro aqui nós temos a formação do JPL. Elas foram recrutadas nos anos 1940 e 50 para fazerem os cálculos críticos para o funcionamento de foguetes e mísseis, depois para os primeiros satélites, em seguida para as primeiras missões a Vênus, Mercúrio, Marte e para os planetas gasosos, para as missões não tripuladas à Lua e para as sondas que investigaram asteroides e foguetes. Toda a ciência aeroespacial do século XX e XXI tiveram os cálculos, a maioria à mão, dessas mulheres.

Resenha

The Collapsing Empire, de John Scalzi
Há uma chance deste livro chegar em algum momento do futuro, porque outros livros dele foram publicados pela Aleph. Num futuro distante, a raça humana criou um grande império pelo espaço, chamado de Interdependência. As viagens são feitas não com motores FTL, ou dobra espacial, mas através do Fluxo. É como se fosse uma rodovia espacial, com entradas e saídas fixas, por onde as naves viajam. Só que o Fluxo muda ao longo do tempo e as Casas Mercantis, que dominam o comércio, podem perder planetas inteiros nessa mudança.

Resenha

The Book of the Unnamed Midwife, de Meg Elison
Ainda aguardo ansiosamente pela tradução deste livro aqui. Uma enfermeira sobrevive a uma pandemia que extermina quase toda a raça humana. Mas mesmo as mulheres que sobreviveram podem morrer de uma hemorragia fatal se engravidarem. Ela então percorre estradas, ajudando mulheres e lhes dando medicações que impeçam gestações, enquanto tenta ela mesma sobreviver a esse novo mundo que começa a se reerguer do caos. Muitas discussões interessantes sobre gênero, feminilidade, gravidez e a responsabilidade humana com os sobreviventes.

Resenha

Lost Transmissions, The Secret History of Science Fiction and Fantasy, de Desirina Boskovich
Este livro é uma delícia! Com introdução de Jeff VanderMeer, ele resgata obras e tendências da ficção científica e da fantasia, com algumas pitadas de horror, que acabaram esquecidas ou foram preteridas por outras obras. A ideia era explorar histórias e projetos que nunca viram a luz do dia, mas que possuem conexões ocultas com trabalhos que conhecemos muito bem. São ensaios, entrevistas, artigos sobre autores, filmes, bastidores, que tecem uma teia de influência e ideias, em um livro colorido e muito bonito.

Resenha

Dreamsnake, de Vonda N. McIntyre
Vonda é uma instituição dentro da ficção científica e Dreamsnake é seu livro mais conhecido. Autora de várias obras do universo de Star Trek, este livro fala de um mundo pós-apocalipse nuclear, em que uma curandeira percorre vilas e caravanas, cuidando dos doentes com suas cobras, inclusive doenças relacionadas à radiação. Uma delas é Grass, a cobra dos sonhos, que ela usa para ajudar um garoto a dormir. Porém, a ignorância dos pais da criança os leva a machucar Grass mortalmente, pois eles temiam que a cobra machucasse o menino. A curandeira deve então conseguir outra cobra dos sonhos ou não conseguirá mais fazer seu trabalho.

Resenha

The Radium Girls: The Dark Story of America's Shining Women, de Kate Moore
Sei que este livro foi traduzido para o português, mas por alguma razão ele foi para a gaveta e não tem em previsão de lançamento. O livro conta a história de mulheres envenenadas pelo elemento químico rádio enquanto fabricavam relógios para uma fábrica, em 1917, e como a luta delas por melhores condições de salários levou a mudanças significativas nas leis trabalhistas norte-americanas. Sabe aquele livro pra deixar a gente furiosa? É esse aqui. Ele também serviu de base para o filme de mesmo nome, de 2018.

Resenha

Sei que a publicação de um livro envolve muita coisa, mas esses dez livros são obras que conheço e indico sempre para quem possa ler em inglês. Lembrou de algum? Deixe nos comentários.

Até mais! 📖

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Sou tão grata pela oportunidade de ter lido este post. Ontem mesmo eu estava a procura de indicações de livros não nacionais para que eu possa aprimorar meu inglês. Simplesmente amei!
    Mãe Prática

    ResponderExcluir
  2. Eu queria ler, em português, a coletânea Beyond the Aquila Rift, de Alastair Reynolds... Mais conhecido pelo conto zima blue, espetacular. Para mim, um dos melhores escritores de conto em fic. científica.

    Adorei sua lista!!! All systems Red li o primeiro, realmente seria ótimo ter em PT.

    Quem sabe todo vencedor do Hugo, nebula, Googd reads? Rsrs

    Aproveitando o post, vc já viu scavengers reign, na hbo? Adoraria ver um post seu resenhando, como leitora é também geografa. É, para mim, fácil um top 3 de todas séries de fic científica que já vi...


    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)