Ficção científica para iniciantes

"Syb, eu nunca li ficção científica, o que você pode me indicar??" ou "Li Tal Autor e não curti, o que você me indica?. Essas são perguntas comuns que aparecem aqui pelo blog ou pelas redes sociais. Encontro muita gente traumatizada por ter lido livros de FC que não curtiram ou que nunca encararam FC como uma literatura que valesse à pena ler, que não a achavam "séria". Existem algumas obras que sempre indico para quem quer começar (ou recomeçar) e achei que era melhor colocar tudo numa lista só e quem sabe ajudar outras pessoas a comprar uma passagem na nave-mãe e assim embarcar na ficção científica.



Ficção científica para iniciantes

Essas indicações são pessoais. Essa não é uma lista definitiva de todo o universo conhecido, espero que ela sirva mais como uma inspiração, nada aqui é fechado e estanque, ok? Existem muitos bons livros em inglês que, infelizmente, não foram traduzidos para o português, então me atentei apenas para livros que já existam no mercado brasileiro ou de autores nacionais.

São livros que estão antenados com a ficção científica contemporânea, que tratam de temas atuais, cuja narrativa flui bem e com uma ciência fácil de compreender. Não encare como uma ofensa pessoal se o seu livro preferido não estiver aqui, pois essa lista é para quem está traumatizado ou nunca pegou FC para ler e não sabe por onde começar. Justamente por isso que os temas e os estilos narrativos são variados.

Não tem ordem de preferência, fui lembrando e colocando (lista atualizada em março de 2020). Pega na minha mão e vem!


Guerra do Velho, de John Scalzi
Os fãs de batalhas espaciais podem investir em John Scalzi. Guerra do Velho é o primeiro de uma série bem famosa e lucrativa do autor, onde aos 75 anos você se alista e vai lutar no espaço. O segredo que o aguarda lá fora é incrível e a promessa de serem rejuvenescidos leva muitos idosos a topar a aventura. A narrativa do Scalzi é leve, bem humorada, com grandes cenas de batalha e ação e com personagens que não são carregados em estereótipos.
Resenha


Lua de Larvas, de Sally Gardner
Este livro é uma distopia e parece enganosamente simples. É também um livro pequeno, daqueles que a gente devora em, no máximo, dois dias, de acordo com a velocidade de leitura de cada um. Temos um mundo totalitário e opressor, onde um garoto com dislexia vive com o avô e sofre com bullying na escola. Seu melhor amigo é quem o tira deste mundo cinza e cruel. Difícil segurar as lágrimas no final. A narrativa casou bem com a juventude dos personagens, você vai ler super rápido.
Resenha


A Torre Acima do Véu, de Roberta Spindler
Ficção científica nacional e de qualidade, o livro fala sobre uma névoa estranha e tóxica que cobriu toda a superfície do planeta. A solução para os sobreviventes foi se refugiar no topo dos prédios mais altos. Um novo modo de vida e de urbanizar surge desta forma e é genial ver como a sociedade foi estratificada nos edifícios. Roberta tem uma narrativa tranquila, personagens cativantes e um mistério te aguardando.
Resenha


As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury
As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury
Recomendo aqui a graphic novel, da Globo Livros, que é a edição que eu tenho. Gostei muito dessa versão e a obra de Bradbury é uma referência na área. Aí você pode pensar "ahh, mas a gente sabe que em Marte não tem civilizações avançadas!", e eu digo pra você que As Crônicas Marcianas não são sobre marcianos, são sobre a humanidade. Por isso que vale à pena.
Resenha


A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers
A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers
Este é um dos meus livros preferidos para a vida! E indico pra meio mundo que queira se aventurar na ficção científica e não sabe por onde começar. Acompanhamos aqui a tripulação da nave Andarilha, seus dilemas, seus sonhos, seus conflitos, tudo isso de maneira muito humana e sensível. A narrativa é muito gostosa de acompanhar e a edição da DarkSide é em capa dura purpurinada lindíssima.
Resenha


O conto da aia, de Margaret Atwood e Renée Nault
O conto da aia, de Margaret Atwood e Renée Nault
Novamente indicando uma graphic novel deste que é um dos mais importantes livros da ficção científica. É uma distopia do ponto de vista do universo das mulheres dominado por uma sociedade fundamentalista cristã. Margaret Atwood disse que não colocou nada neste livro que já não existisse no mundo real, o que é assustador, pois a protagonista passa por todo tipo de horror, desde de perder marido, filha e direitos básicos, até a ser usada apenas para reprodução. Optei pela graphic novel, pois o romance é denso, pode acabar afastando a pessoa ao invés de cativar.
Resenha


Trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
Muita gente torce o nariz apenas por ser uma história juvenil e até por ser escrito por mulher, por ter virado uma série de filmes, mas indico Jogos Vorazes para todo mundo ler. Não adianta ler uma distopia juvenil com preconceito, você pode perder uma grande oportunidade de ver o mundo por um novo olhar. A grande sacada aqui é a forma como a Capital controla a população: ela criou um jogo cruel para onde se mandam crianças e adolescentes e apenas um sobrevive. Ditadura, indústria do espetáculo, opressão, miséria e estratificação da sociedade em distritos. Vale à pena!
Por que você deve ler Jogos Vorazes?


Perdido em Marte, de Andy Weir
Sei que muita gente conhece o filme, então ler o livro é uma boa pedida. Com passagens muito engraçadas de Mark Watney se virando para sobreviver em Marte, o livro tem sim algumas passagens com explicações científicas, mas o foco aqui é na sobrevivência do astronauta que acabou ficando para trás depois de um acidente. O foco é em sua sobrevivência e um grande exercício de se confiar na ciência, algo que anda em falta ultimamente.
Resenha


Dezoito de Escorpião, de Alexey Dodsworth
Dezoito de Escorpião, de Alexey Dodsworth
Essa é uma space opera nacional! O livro é dividido em três partes, mas trata basicamente da descoberta da estrela Dezoito de Escorpião, que é igual à nossa. Em paralelo a isso temos pessoas que sofrem com uma hipersensibilidade eletromagnética, que acaba sendo um transtorno para a qualidade de vida das pessoas. Até que alguém oferece uma solução para isso. Narrativa fluída, fácil, gostosa de levar. Contém explicações cientícias, mas são tranquilas de ler.
Resenha


Interferências, de Connie Willis
Interferências, de Connie Willis
Connie é uma das grandes damas da ficção científica. Seu romance Interferências é um livro divertido, que mistura romance e ficção científica, onde casais passam por um procedimento cirúrgico que vai conectar seu cérebro ao cérebro da pessoa amada e assim elas poderão sentir e partilhar tudo o que o outro sente. Maluquice, não é mesmo? Mas o livro mostra situações que podem parecer irreais, mas que são certeiras na crítica de nossos relacionamentos.
Resenha

LEMBRANDO que são apenas sugestões. Faça suas adaptações se necessário.

Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Peguei varias dicas e já conhecia outras tantas. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, alguns já li, outros vou atrás.

    ResponderExcluir
  3. Há uns 3 anos baixei um ebook nacional de FC, era uma antologia de contos, me lembro de alguns: um era sobre um astronauta deixado em um planeta; outro sobre uma praia fluorescente; sobre uma coisa dentro do cérebro de um homem; sobre uma mulher linda e vaidosa que vê uma pequena espinha deformar um lado de seu corpo; outro sobre um homem que foi devorado por uma "parte" de uma mulher; haviam outros dos quais não me lembro. Queria muito encontrar esse livro novamente, será que consegue me ajudar? Curto mto seu blog, ta de parabéns... Quero ver mais DOCTOR WHO por aqui...VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não assisto Dr. Who nem conheço esse livro que você mencionou.


      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Literatura em FC é algo que nunca li muito - diria que quase nada. Recentemente me propus a ler mais deste gênero. Comecei com "Admirável Mundo Novo" e gostei bastante. Depois li "A mão esquerda da escuridão", da Ursula Le Guin, e já não curti muito. Isso mostra como o gênero é variado e pode ter algo que agrade a todos os gostos! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mão Esquerda da Escuridão é um livro que nem eu gosto muito, apesar de achar a proposta muito boa. =)

      Excluir
  5. Boa lista, anotei algunas que não conhecia. Até me empolguei, e, se me permite, uma listinha pessoal de alguns que considero imprescindíveis em qualquer estante de FC:

    - Duna, Frank Hebert: Cria um universo tão rico e detalhado que, quando foi lançado teve quem achasse que era uma religião, não um livro.
    - Neuromancer, William Gibson: Meio hard para iniciantes, mas é tão contemporâneo e adiantou tantos temas atuais que se torna quase obrigatório.
    - Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley: escolha meio óbvia, mas pra mim é definitivamente a distopia que mais se concretizou de verdade no nosso dia a dia. A dominação total de pessoas que querem ser dominadas.
    - Um Estranho numa Terra Estranha, Robert Heinlein: livro de cabeceira da contracultura dos anos 60, tem um tom crítico e debochado muito interessante, principalmente em um personagem que parece ser o alter ego do autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernardo, esses livros são sim ótimos e clássicos. Só que não são indicados para iniciantes, que é a proposta do post.

      Excluir
    2. Concordo, Sybylla, indiquei esses mais na empolgação mesmo, talvez quando a pessoa tiver mais familiaridade com o gênero... Aproveitando, parabéns pelo blog, é tão raro blogs bem escritos sobre literatura em geral, quanto mais sobre ficção científica, esse nicho discriminado mas que tem leitores tão apaixonados.

      Excluir
  6. Tenho q ler suas indicações, por que li Jogos Vorazes e gostei muito, e li por sua causa. Só que eu tendo a gostar mais de assistir ficção científica, por que acostumei muito a imaginar fantasia e tem coisas que eu n consigo visualizar, mais por falta de costume, então acaba que tem um tipo de fc q n rola pra mim.
    Botei Dezoito de Escorpião e A Torre Acima do Véu na wishlist já e vou ler assim que der uma parada na vida.

    ResponderExcluir
  7. amo vc, seu blog, sua inteligência, suas indicações, seus tweets; o mundo eh melhor pq vc existe... ainda pretendo mergulhar fundo em todos os livros e textos que vc indica, bjos, querida!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a lista, só confirmou minha vontade de ler alguns destes livros. Sugeriria também o livro A Hospedeira de Stephenie Meyer que conta a a história de uma raça alienígena que viaja pelos planetas ocupando-os, tudo sem guerras pois eles são parasitas que se apossam da mente dos seres.

    ResponderExcluir
  9. Guerra do velho me decepcionou muito, gostei não, rsrs. Valeu pelas dicas! Estou lendo O Conto da Aia por sua indicação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)