Quem lê sabe: sempre tem aquele livro que a gente gostaria de mergulhar mais uma vez para reencontrar personagens, histórias e enredos. Sou uma grande fã de releituras (como você pode acompanhar aqui pelo blog pelo Projeto Releituras), mas às vezes aquela sensação inicial de maravilhamento não é mais tão intensa quanto da primeira vez. Por isso, separei aqui uma listinha com alguns livros que eu gostaria de perder a memória para poder ler mais uma vez!

Lembrando que esta lista é pessoal. Se quiser, coloque seus livros inesquecíveis nos comentários!
Pense no garfo!: Uma história da cozinha e de como comemos, de Bee Wilson
Li este livro já faz uns dez anos (já??) em ebook e depois tive que comprar o livro físico, porque é uma obra deliciosa, com o perdão do trocadilho. Bee Wilson é escritora de culinária, jornalista e historiadora britânica e aqui conta a história da cozinha, um lugar perigoso onde as pessoas se queimam, se esfolam, se cortam, mas que guarda uma longa e rica história de inventos e criatividade para superar os problemas do dia a dia. Leia a resenha!Domine uma faca afiada e você dominará a cozinha inteira.
A invenção da natureza, de Andrea Wulf
Dificilmente mencionado fora do meio acadêmico, Alexander von Humboldt foi um naturalista visionário, considerado o primeiro ambientalista da história. No século XVIII, seu nome era tão famoso quanto o de Carl Sagan é no nosso tempo. Além disso, ele tornou a ciência acessível ao público, desmistificou o Novo Mundo após sua pioneira viagem pela América do Sul, que era constantemente descrito como sendo "inferior" ao Velho Mundo e alfinetou o colonialismo da Espanha e a escravidão. Mas o sentimento anti-germânico da Primeira Guerra Mundial acabou relegando seu nome ao ostracismo. Leia a resenha!Goethe comparou Humboldt a um ❝manancial com muitas bicas, de onde as torrentes jorram de maneira revigorante e infinita, de modo que basta posicionarmos vasos debaixo delas❞.
A História de Quando Éramos Peixes, de Neil Shubin
Aqui está um livro que é bem difícil de achar hoje em dia, pois está esgotado e nos sebos custa um rim. Neil é paleontólogo e nos conta de uma maneira muito gostosa de acompanhar a evolução de nossos corpos e como somos peixes modificados, descendentes daqueles peixes pioneiros que decidiram sair das águas e ocupar a terra firme. Shubin foi um dos descobridores do famoso Tiktaalik, um animal que mostrava a transição entre água e terra e é a partir desta descoberta que ele desenrola a longa evolução de nossos corpos e os relaciona com a genética e a embriologia. Leia a resenha!Quando identificamos essas múltiplas camadas de história em nossos órgãos, entendemos que somos simplesmente um mosaico de pedacinhos encontrado em praticamente tudo que existe no planeta.
O Mundo da Escrita, de Martin Puchner
A leitora voraz que existe em mim simplesmente ama este livro! Aqui o autor refaz os passos que levaram ao desenvolvimento da escrita e da própria civilização. A proposta de Puchner não era a de traçar a história do livro, muito menos da literatura, mas sim da escrita. A escrita foi uma invenção decisiva para a história da humanidade, pois ela é a representação do pensamento e da linguagem humana por meio de símbolos. O que antes se perdia no éter do tempo podia agora ser materializado e passado às futuras gerações. Leia a resenha!Permitir o acesso ao passado foi a mais profunda consequência da escrita. (...) A escrita criou a história.
Só a Terra Permanece, de George R. Stewart
Li este livro já faz um bom tempo, mas ele voltou à baila nos últimos tempos porque foi adaptada em uma minissérie muito boa pelo Amazon Prime. Considerado o avô de todas as obras pós-apocalípticas, o foco aqui é em um geólogo que sobrevive a uma praga mortal que aniquila a humanidade. Existem poucos sobreviventes que precisam escolher o que vão passar às novas gerações enquanto os restos da nossa era começam a se desfazer. Pode não parecer, mas é um livro sobre esperança e sobre como construir um mundo melhor. Infelizmente esgotado, mas você pode ler a resenha aqui!O problema que você espera nunca acontece; é sempre algo que se esgueira pelo outro lado.
Mulheres extraordinárias: as Criadoras e a Criatura, de Charlotte Gordon
Este livro é uma dupla biografia: um de Mary Wollstonecraft, escritora, filósofa, e defensora dos direitos da mulher, e sua filha Mary Shelley, autora de Frankenstein. Gordon nos mostra como essas duas mulheres brilhantes estavam interligadas não apenas pela biologia, mas também pelo intelecto. Nunca conviveram juntas, nem viram o impacto que suas obras deixaram no mundo, mas com certeza compartilhavam muitas características em comum e semelhanças. Leia a resenha!Mãe e filha tentaram se libertar da ação repressora da sociedade elegante, esforçando-se para equilibrar sua necessidade de amor e companheirismo com sua necessidade de independência.
The Five - A história não contada das mulheres assassinadas por Jack, o Estripador, de Hallie Rubenhold
Não me interessam os pormenores dos crimes bárbaros cometidos por Jack, o Estripador, mas conhecer mais sobre suas vítimas canônicas certamente me interessa. Esta é a proposta de Rubenhold. Ela foi atrás dessas mulheres e o que as guiou até que se deparassem com seus finais tão violentos. Enquanto muita gente tenta desvendar quem seria o verdadeiro assassino, a história delas ficou relegada a uma nota de rodapé. Felizmente, o livro retrata aquele mundo tão hostil, onde mulheres pobres tinham poucas maneiras de viver dignamente e se defender. Leia a resenha!As vítimas de Jack, o Estripador, nunca foram ❝apenas prostitutas❞; elas eram filhas, esposas, mães, irmãs e companheiras. Elas eram mulheres. Elas eram seres humanos e, certamente, isso basta.
A longa viagem a um pequeno planeta hostil, de Becky Chambers
Primeiro li este livro em inglês e saí recomendando pra todo mundo, ainda nos idos de 2015. Dois anos depois, a DarkSide trouxe este e os outros três livros da série. Se você procura uma ficção científica que foca nos personagens, em seus relacionamentos, em suas visões de mundo e em como interagem entre si, então achou uma obra perfeita. Arrisco dizer que se você ler este primeiro aqui, que fala sobre a tripulação da nave Andarilha, vai acabar se viciando e lendo os outros, além de qualquer livro lançado pela autora. Leia a resenha!Do chão, nós nos erguemos;
Nas nossas naves, vivemos;
Nas estrelas, sonhamos.
Deixe seus livros na caixa de comentários e até mais! 📖
Já que você chegou aqui...

Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.