E chegamos ao fim da releitura da trilogia do Mago Negro! Tenho muito carinho por essa série e lamento muito que a editora não tenha continuado, pois existem mais três livros depois deste aqui, com Sonea e sua família. Depois do final bombástico do livro anterior, Sonea precisará enfrentar muitos desafios para poder salvar aqueles que ama. Lembrando que pode haver spoilers do livro anterior nesta resenha aqui!
Este livro faz parte do Projeto Releituras!
Este livro faz parte do Projeto Releituras!
O livro
A garota das favelas ganhou um pouco de sossego e de reconhecimento após derrotar Regin, um aluno mala que a odeia por ela ser mais poderosa e mais inteligente, em um embate na arena. Porém, Sonea sabe que as coisas não vão se resolver assim tão fácil com outros problemas. Aprendiz do lorde supremo do clã, Akkarin, o mais poderoso mago do reino, Sonea agora é temida e invejada, obtendo um respeito relutante até de alguns professores.
Anos atrás, Rothen havia comentado com ela que a magia não era boa nem ruim; era só o que o usuário dela fazia que importava.
Sabemos pelo primeiro livro que Sonea viu algo que não deveria ver. Passamos o livro seguinte temendo o que pode acontecer a ela, mas é então que a explicação verdadeira aparece e Sonea acaba concordando em ajudar Akkarin. Por ser muito forte e inteligente, ele não teria aprendiz melhor ao seu lado, mas quando o restante do clã descobre o que ambos estão fazendo, o pior acontece: ambos acabam expulsos das terras do clã e exilados. Julgados pelo rei e pelo clã, eles são desprovidos de qualquer posse e escoltados para foras do reino e lá abandonados à própria sorte.
O livro tem vários pontos de vista, o que nos ajuda a ter uma dimensão dos perigos que se avizinham. Assim acompanhamos Akkarin e Sonea em seu exílio em Sachaka, depois os subsolos de Imardin e os ladrões, Dannyl combatendo magos ilegais longe do clã, Rothen descobrindo a verdade e se preparando para lugar. Gostei muito desse artifício, aumentando nossa visão e compreensão dos eventos e das pessoas.
Uma coisa que logo fica óbvia é que os magos, que valorizam tanto o conhecimento e seu domínio, estão prestes a ser dizimados devido à própria ignorância. Ao ignorar todos os aspectos da magia, tudo o que pode ser feito com ela, eles se tornaram vulneráveis a magos ilegais, que não tiveram a mesma educação, nem têm os mesmos impedimentos morais. Tão logo Akkarin e Sonea são banidos, eles enfrentam esses magos em Sachaka e se até para eles foi difícil, o que dirá de um bando de magos que nunca enfrentou tal perigo?
A jornada do mago Dannyl, embaixador do reino em outras terras, também é ótima. Ele enfrenta muitos perigos na esperança de desvendar os segredos dessa magia perdida que os magos de Sachaka estão se utilizando e até se depara com magos ilegais. Seu crescimento desde o primeiro livro é imenso e ele se tornou um personagem muito querido neste aqui, pois ele finalmente se entende e se assume, sem pensar no que as pessoas possam pensar. A discussão de Canavan sobre a orientação sexual de Dannyl foi feita com cuidado mas muito certeira, descortinando a hipocrisia do preconceito das pessoas.
O embate entre as forças se dará nas ruas e nos subterrâneos de Imardin, a capital do reino. Ladrões uniram forças com Akkarin e ajudam os magos a lutar. Mas teremos perdas grandes até o final do livro. A autora foi corajosa em riscar da história dois personagens muito poderosos e que tiveram grande destaque ao longo da leitura. Admito que fiquei chateada, pois fiquei muito apegada a eles, mas também entendo a decisão da autora. Elas acabaram mostrando o grande perigo que todos estavam correndo.
O destaque é Sonea, sem dúvida. Aquela adolescente cabeça dura do primeiro livro, que mal tinha controle sobre seus poderes, torna-se aqui uma mulher madura, dona de si, capaz de tomar suas próprias decisões. Acompanhar seu amadurecimento, seu crescimento, é muito reconfortante, pois vemos essa menina criada nas favelas, enfrentando tanto preconceito de colegas e até professores, tornando-se alguém importante para os magos, alguém capaz de quebrar barreiras. Entre as obras de fantasia que já li, Sonea é uma das minhas personagens favoritas.
O livro contém alguns errinhos de revisão e diagramação e contou com tradução de Frank de Oliveira e Júlio Monteiro de Oliveira.
Se ela não podia ter certeza de que as respostas eram verdadeiras, por que se importar em fazer as perguntas?
Obra e desigualdade
É muito fácil simpatizar com Sonea, ainda que ela seja bem cabeça dura às vezes. Ela está tentando sobreviver em uma sociedade injusta, com todos os fatores contra ela e ainda se vê no centro de uma disputa entre os próprios magos. Rothen se compadece da garota e está disposto a ser seu mentor, mas outros no clã não querem a presença de uma favelada em seus domínios. Canavan não poupa quem está lendo da visão abjeta de alguns magos e a como se referem à garota. Todo tipo de preconceito acaba saindo pela boca deles em alguns momentos.Mas Sonea também se vê diante de um problema muito maior e percebe que resolver a situação das favelas de Imardin não é tão simples quanto ela achava que era. Os magos são apenas um instrumento da sociedade e uma ferramenta do rei para manter os pobres em seus devidos lugares. Se ela quiser mesmo mudar alguma coisa, a mudança tem que ser de dentro e ninguém disse que seria rápido de resolver.

Trudi Canavan é uma escritora australiana de fantasia, conhecida pelas suas obras A Trilogia do Mago Negro e A Idade dos Cinco. Enquanto se estabelecia como escritora, trabalhou como designer gráfica.
PONTOS POSITIVOS
Sonea
Akkarin
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Alguns errinhos de revisão
Sonea
Akkarin
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS
Alguns errinhos de revisão
Avaliação do MS?
Foi difícil me despedir dos personagens mais uma vez. Queria muito poder continuar a jornada com Sonea, pois a autora escreveu uma segunda trilogia com ela enfrentando novos desafios no futuro. Enquanto essa tradução não vem, fica aqui a dica para uma leitura incrível, com um último livro que vai deixar saudades. Quatro aliens para o livro e uma forte indicação para você ler também!
Até mais! 🧙♂️
Já que você chegou aqui...

Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.