10 livros de ficção científica com viagens espaciais

Às vezes tudo o que eu quero é uma boa aventura espacial. Poder viajar pelas estrelas com personagens cativantes, naves espaciais maneiras, enfrentar perigos e derrotar vilões e impérios galácticos. Apesar de livros com esta temática não serem os mais consumidos no Brasil, nós temos bons títulos traduzidos que podem ter ficado de fora do seu radar.

10 livros de ficção científica com viagens espaciais


Lembrando que essa lista é pessoal. Todos os livros já foram lidos e resenhados aqui no blog e não coloquei nenhum título em inglês e/ou sem tradução para o português. Bora lá!


Guerra do velho, de John Scalzi
John Perry fez duas coisas em seu aniversário de 75 anos. Primeiro, ele visitou o túmulo de sua esposa. Então ele se alistou no exército. A boa notícia é que a humanidade finalmente chegou ao espaço interestelar. A má notícia é que planetas adequados para viver são escassos e alienígenas dispostos a lutar por eles são bem comuns. O universo, ao que parece, é um lugar hostil. Então, nós lutamos. Para defender a Terra (um alvo para nossos novos inimigos, se os deixarmos chegar perto o suficiente) e para reivindicar nossa própria reivindicação de propriedade planetária. Longe da Terra, a guerra já dura décadas: brutal, sangrenta, inflexível.

Resenha | Amazon


Justiça Ancilar, de Anne Lackie
Em um planeta remoto e gelado, um soldado conhecido como Breq está se perto de completar sua missão. Uma vez, ela foi a Justiça de Toren - uma nave colossal com uma inteligência artificial ligando milhares de soldados a serviço do Radch, o império que conquistou a galáxia e a controla com mãos de ferro. Agora, um ato de traição tomou-lhe tudo o que tinha ou pensava que tinha, deixando-a com um corpo humano frágil, perguntas sem respostas e um desejo ardente de vingança. Uma das ficções científicas mais criativas que já li!

Resenha | Amazon


As crônicas marcianas, de Ray Bradbury
O planeta Marte pelos olhos de Bradbury é um lugar de esperança, sonhos e metáforas – de pilares de cristal e mares fósseis – onde uma poeira fina se deposita nas grandes e vazias cidades de uma civilização silenciosamente destruída. É aqui que os invasores vieram para espoliar e comercializar, para crescer e aprender - primeiro aos poucos, depois uma torrente, correndo de um mundo sem futuro em direção a uma promessa de amanhã. O terráqueo conquista Marte... e então é conquistado por ele, embalado por mentiras perigosas de conforto e familiaridade, e encantado pelo glamour remanescente de uma antiga e misteriosa raça nativa. Deixo aqui a adaptação para graphic novel!

Resenha | Amazon


Binti, de Nnedi Okorafor
Seu nome é Binti, e ela é a primeira do povo Himba a ganhar uma vaga na Universidade Oomza, a melhor instituição de ensino superior da galáxia. Mas aceitar a oferta significará abrir mão de seu lugar na família para viajar entre as estrelas, entre estranhos que não compartilham sua história ou respeitam seus costumes. O conhecimento tem um custo, que Binti está disposta a pagar, mas sua jornada não será fácil. O mundo em que ela procura entrar há muito tempo guerreou com uma raça alienígena que se tornou um pesadelo. A Universidade Oomza as prejudicou e a viagem estelar de Binti a trará ao seu alcance mortal.

Resenha | Amazon


O problema dos três corpos, de Cixin Liu
Tendo como pano de fundo a Revolução Cultural da China, um projeto militar secreto envia sinais ao espaço para estabelecer contato com alienígenas. Uma civilização alienígena à beira da destruição capta o sinal e planeja invadir a Terra. Enquanto isso, na Terra, diferentes grupos começam a se formar, planejando receber os seres superiores e ajudá-los a dominar um mundo visto como corrupto, ou lutar contra a invasão. O resultado é uma obra-prima de ficção científica de enorme alcance e visão.

Resenha | Amazon


2001, Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke
Este livro clássico, lembrado por todos pelo icônico filme, definiu uma era de ficção científica. Depois de descobrir um monólito transmitindo sinais de rádio enterrados sob a superfície da Lua, um grupo de astronautas embarca em uma missão para investigar uma das luas de Saturno onde os sinais de rádio estão sendo recebidos. A missão dá errado e os astronautas têm muito o que enfrentar, desde HAL 9000 – o computador artificialmente inteligente – até a verdade por trás da sociedade situada nas profundezas do nosso sistema solar.

Resenha | Amazon


Desafiando as estrelas, de Claudia Gray
Estrelando uma heroína tão inspiradora que você vai querer se alistar para lutar na guerra interestelar em seu nome, Desafiando as estrelas é uma viagem criativa e emocionante pelo espaço. Quando Noemi, uma soldado adolescente, fica presa em uma nave inimiga abandonada após uma batalha desastrosa, ela logo descobre que não está assim tão sozinha. Abel, uma inteligência artificial complexa com emoções humanas complexas, está lá esperando na escuridão para matá-la, mas sua programação o força a servi-la. Com sua ajuda relutante, Noemi será capaz de salvar o universo, ou a humanidade de Abel a impedirá de vencer a guerra? Você terá que fazer uma viagem às estrelas para descobrir!

Resenha | Amazon


Através do Universo, de Beth Revis
Os pais de Amy são membros importantes de uma missão para colonizar um novo planeta... mas isso significa que Amy também faz parte dessa jornada. Ela tem que deixar para trás seu namorado, seus melhores amigos, escola e toda sua família para que possa ser congelada criogenicamente pelos próximos 300 anos na jornada para o novo mundo. No entanto, durante a missão, alguém tenta matá-la, acordando-a de seu sono. Presa em algum lugar do espaço profundo, a centenas de anos-luz de distância de qualquer terra firme, em perigo e completamente sozinha, suas opções são limitadas. O que uma garota sozinha pode fazer?

Resenha | Amazon


A longa viagem a um pequeno planeta hostil, de Becky Chambers
Quando Rosemary Harper se junta à tripulação da Andarilha, ela não espera muito dessa missão. A nave, que já viu dias melhores, oferece a ela tudo o que ela poderia desejar: um lugar pequeno e tranquilo para chamar de lar por um tempo, aventura em cantos distantes da galáxia e distância de seu passado conturbado. Mas Rosemary recebe mais do que esperava com a Andarilha. A tripulação é uma mistura de espécies e personalidades, de Sissix, a amigável piloto reptiliana, a Kizzy e Jenks, os engenheiros que lutam constantemente e mantêm a nave funcionando. A vida a bordo é caótica, mas mais ou menos pacífica - exatamente o que Rosemary quer.

Resenha | Amazon


Devoradores de estrelas, de Andy Weir
Ryland Grace é o único sobrevivente de uma missão desesperada de emergência ― se ele falhar, toda a humanidade e o planeta Terra será destruído. Mas no momento ele não sabe disso. Ryland não se lembra nem do próprio nome, muito menos de sua missão ou de como cumprir-la. Tudo o que ele sabe é que dormiu por muito, muito tempo. E que despertou a milhões de milhas de casa, com apenas dois cadáveres como companhia. Com os colegas de tripulação mortos e as memórias confusas retornando aos poucos, Ryland vai perceber uma tarefa impossível que tem nas mãos. Viajando pelo espaço em sua pequena nave, cabe a ele descobrir a resposta para um enorme mistério que pode levar à extinção da nossa espécie.

Resenha | Amazon


Pegue a sua leitura e embarque nessa viagem!

Até mais! 🪐


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Oi Sybylla! Me surpreendi porque li mais títulos do que eu imaginava da sua lista. E eu nem sou uma grande leitora de ficção científica ~ me empolguei para ler mais. :)

    Você chegou a ler a continuação de 'O problema dos três corpos'? Eu também li em 2007 (e me lembro de ter gostado), mas nunca cheguei a ler os outros dois livros. Beijos :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com os dois livros seguintes de O problema dos três corpos. Comecei a ler o segundo e ainda não terminei. Um dia vai! 😀

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)