Resenha: A aprendiz, de Trudi Canavan

A trilogia do Mago Negro é uma das sagas de fantasia que mais gostei de ler anos atrás. Assim, em 2025, apostei nas releituras e não me arrependi. Lembrava vagamente de algumas passagens dos livros, assim foi como mergulhar em uma história totalmente nova, ainda que reencontrasse velhos amigos nas figuras dos protagonistas, principalmente Sonea, que decidiu ficar no clã e aprender a controlar sua magia. Lembrando que pode haver spoilers do livro anterior nesta resenha aqui!

Este livro faz parte do Projeto Releituras!

O livro
Retornamos ao clã dos magos praticamente do ponto onde paramos. Assistimos à cerimônia de aceitação de Sonea depois dos eventos tensos do final do primeiro livro, mas tudo parece estar entrando nos eixos. Rothen é o responsável por sua aprendiz, sabendo que a jovem Sonea, vinda das favelas da capital, não terá anos fáceis pela frente. A sociedade de Imardin é bastante desigual, preconceituosa e odeia os pobres, tanto é que todos os anos os magos são enviados aos bairros mais pobres para fazer a "purificação".

Resenha: A aprendiz, de Trudi Canavan

– O atributo mais importante de um mago é o conhecimento (…). Sem isso, sua força é inútil, não tem nada a resolver, nenhum talento a aperfeiçoar, apesar de suas melhores intenções.

Aqui temos quatro pontos de vista: Sonea, Dannyl, que se torna embaixador do clã em outros reino, Lorlen, o diretor da universidade e Rothen, professor e preceptor de Sonea. Suas histórias se cruzam e se misturam, uma influenciando a outra, o que nos ajuda a entender melhor o reino, sua história e as tensões que existem mesmo entre os magos. Enquanto isso, Sonea estuda com afinco, deixando de ser aquela jovem imatura e ignorante que vimos no primeiro livro. Aqui ela se desenvolve e se mostra bem acima das expectativas da maioria de seus professores.

Mas enquanto seus professores começam a ficar surpresos por ver uma aluna pobre, sem qualquer filiação à uma família nobre, se destacar tanto nos estudos a ponto de pular de ano, seus colegas não pensam assim. E Regin é aquele sujeito que você vai adiar o livro inteiro. Sua especialidade é odiar Sonea e impedir seus estudos. Vindo de uma casa nobre, ele é um aprendiz poderoso e se sente especial por causa disso. A vida de Sonea acaba sendo regrada pela presença ou não de Regin e seus seguidores fiéis. E em vários momentos você pensa que ele não vai se superar no bullying, então no capítulo seguinte ele se supera.

A solidão de Sonea é compensada com os estudos. Ela sabe que precisa ser melhor que todo mundo para provar que as pessoas das favelas são tão boas quanto eles, mas não é fácil acompanhar todas as vezes em Regin some com suas anotações, ou quando drenam seu poder até ela desmaiar. Tudo o que eles podem fazer para alguém se cansar e desistir, eles fazem e a gente teme que Sonea acabe não aguentando, até que nos lembramos de como ela é forte. Talvez uma Sonea mais jovem não tivesse passado tão bem por essas situações, mas ela felizmente está mais madura e ligeira neste livro do que no primeiro.

Enquanto acompanhamos a luta de Sonea, acompanhamos a de Dannyl, que investiga a vida do lorde supremo a pedido de Lorlen. É uma boa oportunidade para conhecer melhor outro reino, já que no primeiro livro ficamos muito restritos aos eventos da capital de Kyralia, Imardin. E também para ver como a autora vai discutir a questão da homossexualidade, algo que ganha grande espaço neste livro por causa dos preconceitos que os reinos tinham. Lendo isso hoje pode parecer uma discussão um tanto caduca, pois há inúmeros livros de fantasia com casais gays. Mas Canavan escreveu estes livros no final dos anos 1990, quando ainda não havia tanta discussão assim e precisou usar de tato para tratar do assunto com um público que pode ser notavelmente homofóbico.

O lorde supremo do clã, Akkarin, é uma figura misteriosa e temível neste livro aqui. Sonea passa a maior parte do tempo apavorada pela simples presença dele no recinto e ele, de fato, não nos dá muitos motivos para confiar em sua figura. O lorde surpremo é escolhido por ser o mais poderoso mago de sua geração, então sabemos que Akkarin é alguém com quem não se brinca e Sonea segue essa regra bem à risca, mas estando proibida de falar com seu antigo preceptor, Rothen, sem saber os motivos, ficamos tensas em todas as interações entre os dois. E a forma como este livro termina te deixa doida demais para ler o terceiro! Crime estranhos estão ocorrendo em Imardin e há a possibilidade de que Akkarin esteja envolvido...

O livro está bem diagramado e traduzido por Frank de Oliveira e Júlio Monteiro de Oliveira. Há alguns errinhos de revisão ao longo da leitura.

Obra e desigualdade
É muito fácil simpatizar com Sonea, ainda que ela seja bem teimosa às vezes. Ela está tentando sobreviver em uma sociedade injusta, com todos os fatores contra ela e ainda se vê no centro de uma disputa entre os próprios magos. Rothen se compadece da garota e está disposto a ser seu mentor, mas outros no clã não querem a presença de uma favelada em seus domínios. Trudi não poupa quem está lendo da visão abjeta de alguns magos e a como se referem à garota. Todo tipo de preconceito acaba saindo pela boca deles em alguns momentos.

Trudi Canavan

Trudi Canavan é uma escritora australiana de fantasia, conhecida pelas suas obras A Trilogia do Mago Negro e A Idade dos Cinco. Enquanto se estabelecia como escritora, trabalhou como designer gráfica.

PONTOS POSITIVOS
Sonea
Rothen
Akkarin
PONTOS NEGATIVOS
Bullying
Alguns errinhos de revisão

Título: A aprendiz
Título original em inglês: The Novice
Trilogia do Mago Negro:
1. O clã dos magos
2. A aprendiz
3. O lorde supremo
Autora: Trudi Canavan
Tradutor: Frank de Oliveira e Júlio Monteiro de Oliveira
Editora: Novo Conceito
Páginas: 544
Ano de lançamento: 2012
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Foi muito legal voltar ao clã dos magos e acompanhar a jornada de Sonea. Ela vem se desenvolvendo e amadurecedo durante a leitura, mostrando ser uma protagonista inspiradora e com a qual a gente se importa. Retornar a Imardin foi tão bom quanto andar por essas ruas novamente. Quatro aliens para o livro e uma forte indicação para você ler também!

MUITO BOM!

Até mais! 🧙‍♂️

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)