Ebook gratuito: Universo Desconstruído Vol. II

segunda-feira, dezembro 14, 2015

Em 2013, Aline Valek e eu estávamos indignadas. Não conseguíamos encontrar ficção científica que nos representasse, uma ficção com a qual pudéssemos nos identificar. E pior, o cenário brasileiro é desanimador para as escritoras desse gênero, dominado por homens, produzido por e para homens. Desta indignação surgiu uma vontade. Da vontade, surgiu o Universo Desconstruído.

Ficção científica feminista é uma coisa que deixa muita gente cabreira, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, é uma ficção científica pautada nas mulheres e nas minorias que não têm uma boa representatividade na literatura. A primeira obra deste sub-gênero foi de Roquia Sakhawat Hussein que, em 1905, escreveu O Sonho da Sultana, onde imaginou um mundo pacífico, comandado por mulheres, com carros voadores e energia solar.

O Universo Desconstruído Vol. I, em 2013, foi uma tentativa de resgatar o espírito de Roquia e da FC feminista, que nunca teve uma obra no Brasil. Convidamos autores, escrevemos, trocamos ideias, tudo pela rede, tudo online. E lançamos.






Em 2014 foi a vez de resgatarmos Roquia. Traduzimos o conto da sultana, já em domínio público, e lançamos. Tudo gratuito. Tudo feito na cooperação, sem lucro envolvido. Tudo para mostrar que não só podemos fazer a diferença, como ficção científica é coisa de mulher sim!

E agora, finalzinho de 2015, aos 45 do segundo tempo, estamos trazendo um segundo volume, com mais autores convidados, mais mundos e personagens para você conhecer. O download dos ebooks é totalmente gratuito; a única coisa que pedimos em troca é um compartilhamento no Facebook ou no Twitter para que você possa ler.

PDF


epub


mobi

Se você preferir o livro físico, ele está no Clube de Autores, um site de venda de livros por demanda. O trabalho deles é ótimo, o acabamento é perfeito, não devendo nada aos livros que a gente vê na livraria. Esta edição é paga, mas são os custos da impressão e do frete. Clique aqui!


Quem participou?
Tivemos a honra de trabalhar com pessoas de grande talento, mais uma vez. A coletânea contém um belo prefácio escrito pela Jules de Faria, do Think Olga. Um cordel lindo da Jarid Arraes, da Revista Fórum. O afrofuturismo marca presença no conto de Fábio Kabral. Marta Preuss deixou a Amazon na mão e entrou para o time do UD contando sobre a sina dos Centaurianos.

Thiago Leite, da Teia Neuronial, recontou a história de Andrômeda. Meu conto fala de uma nave que depois de cem anos retorna à Terra. O conto do Ben Hazrael, lá do Cabaré das Ideias, fala da busca de Viviana por seu irmão gêmeo.

Clara Madrigano nos traz uma angustiante estória sobre Ari, abusada e presa na casa de um sádico. E por fim, M.M. Drack, resgata a mitologia dos Cavaleiros do Zodíaco, onde a a capitã Magellan e a androide Andrômeda terão de encontrar uma nave perdida.

A arte da capa é um capricho à parte. E essa busca foi interessante, pois foi o Grupo da Cracóvia, os patrões do AntiCast que me ajudaram na busca. Pedi ajuda ao Ivan Mizazunk, o grande (e)ditador da Cracóvia, porque eu não tinha arte da capa deste segundo volume. Ele então me jogou no meio da Cracóvia, expôs o problema e muitas pessoas se dispuseram a ajudar. Theodore Guilherme é ilustrador e designer, nerd de carteirinha e embarcou nesta missão com a gente.


Ficou ou não ficou um arraso essa arte? Theodore, você é fera, meu caro, muito obrigada!

Espero que você curta a nova coletânea e voltei aqui pra me contar depois o que achou!

Até mais!

Aproveite e ouça a trilha sonora escolhida pelos participantes da coletânea!


Universo Desconstruído Vol. II from Lady Sybylla on 8tracks Radio.




Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris