Resenha: Bidu, Caminhos, de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

sábado, dezembro 06, 2014

Venho aguardando ansiosamente cada um dos lançamentos das graphic novels da Turma da Mônica. Assim como muitos adultos hoje, eu também cresci lendo os gibis da turminha e ver as novas roupagens, as novas aventuras, com enredos emocionantes, engraçados e profundos, é bastante gratificante. A mais nova GN do selo é sobre como o Franjinha conheceu e adotou seu icônico cachorrinho, o Bidu.





A graphic novel
Bidu é um cachorrinho de rua, passando por todas as vicissitudes que um bichinho abandonado passa. Ele perambula pelas ruas do bairro do Limoeiro em busca de comida e de abrigo, vez por outra topando com as crianças briguentas do bairro que sempre planejam algo contra a Mônica. Ele encontra com cachorros na rua, personagens típicos de sua turminha como o Bugu e até arruma briga por causa de comida.


Enquanto isso, Franjinha está em busca de um cachorrinho. Sua mãe o leve a um abrigo de animais, porém ele não gosta de nenhum dos bichinhos que viu ali. Ele sabe que o cachorro certo virá, apenas precisa inventar uma maneira para isso. Bidu está lá fora, lutando para sobreviver e nada sabe dos planos do futuro dono.

Bidu Caminhos é a primeira graphic novel da segunda leva de GNs da Turma da Mônica. A primeira fez um sucesso estrondoso ao recontar, com novos traços, as aventuras da turma com Astronauta Magnetar, Chico Bento, Pavor Espaciar, Turma da Mônica - Laços e Piteco - Ingá. Os traços são lindos, mas o mais adorável de toda a história é o modo como as onomatopeias foram introduzidas. Elas fazem parte do quadrinho, não estão dentro dos balões. E os próprios diálogos entre os cachorros é baseado em imagens. Ficou sensacional e muito lúdico. Veja abaixo algumas páginas.





A própria paleta de cores dá um ar vívido, mas ao mesmo tempo muito meigo de retratar o enredo. Os autores estão de parabéns pelo esmero, pois até fotos de ruas da cidade foram tiradas para alguns quadrinhos terem a perspectiva correta. A saga de Bidu até Franjinha deve ser algo corriqueiro na vida de muitos cachorrinhos em diversas cidades do país. Fica aí um apelo para que se adote mais e dê um lar para tantos bichinhos que precisam de um lar amoroso.


Ficção e realidade
Já falei aqui várias vezes o quanto sou apaixonada por Turma da Mônica. Os gibis e os personagens fizeram parte da minha infância e aprendi muita coisa com eles. Tinha pilhas de gibis que acabaram se perdendo nos caminhos da vida, mas ainda lembro das historinhas que mais curti. Lembro que aprendi o que eram ditados populares através de uma historinha do Chico Bento. Tenho até hoje o primeiro gibi da Magali. Ou seja, para quem é fã e cresceu com estes personagens, ver o esmero nestas edições novas e por novos autores é matar uma saudade imensa.



Pontos positivos
Leitura fácil, amigável
Aventura do Bidu
Amizade, amor e companheirismo
Pontos negativos

Nenhum!

Título: Bidu, Caminhos
Autor: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
N.º de páginas: 82
Editora: Panini
Ano: 2015
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
Não há muito o que dizer além de MELDELS, COMPRE LOGO E LEIA, VOCÊ VAI AMAR, POR FAVOR, QUE COISA LINDA! Desde a primeira edição das graphic novels que eu venho dizendo que elas são essenciais na estante de qualquer fã de Turma da Mônica e de quadrinhos. Os artistas estão dando um show na hora de retratar os personagens da turminha, percebe-se que foi tudo feito com perfeição e esmero. Vale à pena!

Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris