Mais 10 filmes que você não sabia que eram baseados em livros

Sempre gosto de cavucar essas informações, sabe? Às vezes um livro que nem fez tanto sucesso assim se torna um grande clássico do cinema. Outros somem das estantes e logo já tem seus direitos vendidos e se tornam franquias de sucesso. Mas tem aqueles filmes que a gente nem desconfia que possam ser baseados em obras literárias. E aqui tem uma terceira lista marota com mais filmes que foram baseados em livros!

Mais 10 filmes que você não sabia que eram baseados em livros

Leia também: 10 filmes que você não sabia que eram baseados em livros e Outros 10 filmes que você não sabia que eram baseados em livros

Air America
Air America - Loucos pelo Perigo (1990)
O longa com Mel Gibson e Robert Downey Junior mal conseguiu se pagar quando foi lançado nos cinemas. Baseado no livro de não ficção de Christopher Robbins, de 1979, ele conta a história real de uma operação secreta da CIA no Laos, onde a companhia de fachada Air America, realizava missões sobre espaço aéreo inimigo para contribuir nos esforços de guerra no Vietnã, de 1950 a 1976. Os pilotos voavam em missões perigosas, em geral sob fogo inimigo, dando apoio logístico e levando suprimentos para as tropas do outro lado da fronteira, mas na maioria das vezes não tinham ideia do que estavam carregando, nem quem dava as ordens diretas.


Além da Linha Vermelha
Além da Linha Vermelha (1998)
Drama de guerra com nomes de peso como Jim Caviezel, Jared Leto, Sean Penn, Adrien Brody e George Clooney, o longa foi indicado a sete Oscars da Academia e levou o Urso de Ouro do Festival de Berlim de 1999. Baseado no livro de mesmo nome de James Jones, lançado em 1962, a obra fala de maneira fictícia da Batalha do Monte Austen durante a Batalha de Guadalcanal na Segunda Guerra Mundial e reflete elementos autobiográficos, já que o autor serviu ao exército dos Estados Unidos. O livro retrata as batalhas de maneira realista, com vários atos particularmente horríveis praticados pelos soldados norte-americanos, como desenterrar um cadáver japonês por diversão, a execução sumária de prisioneiros japoneses e a extração dos dentes de ouro de seus cadáveres.


A Outra
A Outra (2008)
O sensual filme com Natalie Portman, Scarlett Johansson e Eric Bana mostra a disputa entre as irmãs Bolenas, Mary e Ana, pela afeição do temível rei Henrique VIII em sua busca desenfreada para conseguir um herdeiro para o trono. O roteiro foi baseado no livro A irmã de Ana Bolena, de Philippa Gregory, publicado originalmente em 2006. O livro conta a história de Ana, de sua ascensão até sua queda do ponto de vista de Mary, que, com apenas 14 anos e recém casada, foi mandada para a corte de Henrique VIII, para servir a rainha Catarina de Aragão, sendo uma de suas damas de companhia. Mary acaba se tornando amante do rei na primeira parte do livro, tal como está no filme, perdendo a preferência do rei devido à ambição de Ana.


Desejo e Reparação
Desejo e Reparação (2007)
Drama de guerra com Keira Knightley, James McAvoy e Saoirse Ronan, o filme fala de Briony Tallis, uma menina entre 10 e 11 anos, que mora na Inglaterra de 1935 em uma numa casa gigantesca e prepara uma peça de teatro para ser apresentada em homenagem a chegada do irmão, Leon Tallis. Enquanto se esforça para terminar a peça e conseguir a atenção dos convidados da família os gêmeos Pierrot e Jackson, mais a irmã deles, Lola Quincey para ensaiá-la, Briony descobre um possível jogo de atração entre a sua irmã Cecilia e o filho do antigo empregado da família, Robbie Turner. O roteiro é baseado no livro de Ian McEwan, Reparação, de 2002. Foi indicado a sete categorias no Oscar e no Globo de Ouro, onde ganhou como Melhor filme.


Garota, Interrompida
Garota, Interrompida (1999)
Filme de sucesso com um elenco de peso como Winona Ryder, Angelina Jolie, Brittany Murphy, Whoopi Goldberg, Elisabeth Moss e Jared Leto, fala sobre Susanna Kaysen que em 1967, após consulta com psicólogo, foi diagnosticada com transtorno de personalidade borderline e então enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos dois anos seguintes, conhecendo assim outras garotas tão transtornadas quanto ela. Angelina ganhou um Oscar da Academia por este trabalho que é baseado no livro autobiográfico de Susanna Kaysen, de 1993 e seus 18 meses internada em uma instituição psiquiátrica. Um drama que trata principalmente sobre a conturbada passagem da adolescência para a vida adulta.


Diário de uma Paixão
Diário de uma Paixão (2004)
Um dos grandes filmes românticos que marcou toda uma geração, ele fala sobre uma grande história de amor que começa na década de 1940, onde um casal jovem e ingênuo presmuiu que as diferenças de classe social e uma guerra mundial não poderiam separá-los. Ao mesmo tempo em que acompanhamos esse casal, acompanhamos outro, idoso, onde um homem lê para uma mulher uma história sobre esses dois amantes apaixonados em uma casa de repouso. O longa foi baseado no livro de mesmo nome de Nicholas Sparks, publicado em 1996, mas que não fez tanto sucesso assim quanto sua adaptação cinematográfica. Ele também venceu em todas as categorias do Teen Choice Awards de 2005.


A cor púrpura
A cor púrpura (1985)
Filme clássico, com elenco de peso como Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey e Danny Glover, o livro fala sobre a vida difícil de Celie na zona rural da Georgia, depois de ser separada da irmã e de ser enviada para a casa de um homem abusivo e violento. Celie foi estuprada pelo próprio pai, com quem teve dois filhos que lhe são tomados logo após o nascimento. Baseado no livro de mesmo nome, de Alice Walker, publicado em 1983, o longa segue os eventos do livro bem de perto, ainda que o livro se aprofunde em vários relacionamentos, como o de Celie com Shug, a amante do marido de Celie. Goldberg foi bastante elogiada por seu papel como a sensível e forte Celie. Foi indicado a várias categorias no Oscar, mas não levou nenhuma estatueta.


12 Anos de Escravidão
12 Anos de Escravidão (2013)
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre nascido no estado de Nova Iorque, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais pelos próximos 12 anos para sobreviver e um dia poder voltar para sua família. Considerada a melhor narrativa já escrita sobre um dos períodos mais tenebrosos da história norte-americana, o longa é baseado na história real de Solomon Northup, escritor e abolicionista que publicou sua história em 1853 e como conseguiu entrar em contato com amigos e parentes por meio de um empreiteiro canadense. Foi indicado a vários Oscars da Academia, levando o de Melhor Filme, melhor roteiro adaptado e de melhor atriz coadjuvante para Lupita Nyong'o.


Agente oculto
Agente oculto (2022)
Thriller de espionagem de sucesso da Netflix, com Ryan Gosling, Chris Evans e Ana de Armas, o longa fala de Court Gentry, o tal agente oculto, um renomado e temido mercenário que age nas sombras das grandes disputas internacionais entre agências de governo, milícias, conglomerados empresariais e bilionários. Homem de confiança da CIA quando tudo mais falha e ele mesmo é conhecido por nunca falhar, Mas quando Court descobre sem querer segredos do governo que jamais deveriam ser revelados, isso coloca um alvo nas suas costas. Baseado no livro de mesmo nome, de Mark Greaney, de 2022. Best-seller do New York Times, Agente oculto é o primeiro livro da aclamada série de Mark Greaney.


O Tigre e o Dragão
O Tigre e o Dragão (2000)
O filme conta a história de duas mulheres (interpretadas por Michelle Yeoh e Zhang Ziyi), ambas exímias lutadoras, e cujas vidas se encontram na época da Dinastia Qing. Os destinos das duas as conduzem a uma jornada violenta e surpreendente, e que as obrigará a fazer escolhas que poderão mudar as suas vidas. Repleto de cenas de ação e com espadas, o longa é baseado no livro de mesmo nome de Wang Du Lu, cujo quadrinho foi publicado no Brasil pela Panini. Este título é o quarto entre os cinco volumes da obra original. Na Ásia, foi um sucesso instantâneo, tendo se tornado um jogo e uma série de TV de 34 episódios exibida em Taiwan.


E aí, já assistiu ou leu algum??

Até mais! 📽️

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Não sabia de O Tigre e o Dragão.
    Achei que ele pegasse a estética dos contos chineses, mas achava que era uma história orgingal

    ResponderExcluir
  2. Lembro que quando vi o filme "A Cor Púrpura" não fazia ideia do livro. Nossa! Duas obras SENSACIONAIS! Me derramei em lágrimas de amor, dor e redenção nas duas obras e gosto de ambas em suas peculiaridades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia também! Descobri anos depois e me apaixonei pelo livro. 🤍

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)