10 filmes que você não sabia que eram baseados em livros

Alguns filmes tornaram-se símbolos de uma geração. Mas é bem interessante descobrir que eles foram baseados em livros. Alguns destes livros foram um sucesso, outros caíram no esquecimento. Alguns são desconhecidos até hoje. Foi pensando nisso que resolvi listar dez filmes bem famosos que foram baseados em livros e você provavelmente nem sabia!

10 filmes que você não sabia que eram baseados em livros

Às vezes, um cineasta gosta tanto de um filme que logo compra os direitos para garantir que ninguém mais fará a adaptação. Foi assim com Jurassic Park, que Steven Spielberg comprou antes mesmo de ser lançado pela editora. Alfred Hitchcock, quando leu Psicose, de Robert Bloch, mandou comprar todas as edições que encontrou para que ninguém lesse o livro antes do lançamento do filme.

Menina de Ouro
Menina de Ouro (2004)
Indicado a sete Oscars da Academia, o longa levou os prêmios de melhor atriz, para Hilary Swank, melhor ator coadjuvante para Morgan Freeman, melhor filme e melhor diretor. No longa temos Frankie Dunn (Clint Eastwood), um veterano e carrancudo treinador de boxe de Los Angeles que mantém quase todos a uma certa distância, exceto o velho amigo e sócio Eddie Dupris (Freeman). É quando Maggie Fitzgerald (Swank) chega em seu ginásio, querendo treino profissional de boxe. Relutante em treinar a moça, ele acaba cedendo após a insistência dela e os dois acabarão se tornando muito mais do que treinador e pupila. O longa é baseado no livro Rope Burns: Stories from the Corner (2000), de F.X. Toole, uma coletânea com seis contos onde o autor fala de algumas de suas experiências relacionadas ao boxe.


Shrek!, de William Steig
Shrek (2001)
O ogro mais querido do cinema chegou às telonas em 2001. Shrek (Mike Myers) se apaixona pela amaldiçoada princesa Fiona (Cameron Diaz) e ambos vivem uma aventura muito louca pelo reino. O longa foi levemente inspirado no livro infantil de 1990 chamado Shrek!, de William Steig, sobre uma criatura feia chamada Shrek que conhece uma princesa igualmente feia para viver feliz para sempre. Os planos para adaptar o livro começaram logo após a publicação, com Steven Spielberg comprando os direitos em 1991, antes de vendê-los para a DreamWorks em 1994. O resultado foi um enorme sucesso, com Shrek se tornando um dos filmes de maior bilheteria do ano e lançando uma franquia de sucesso.


Rambo
Rambo (1982)
No mundo dos filmes de ação, John Rambo é um dos heróis mais icônicos e conhecidos. Enquanto a maioria dos filmes da franquia mostra um Sylvester Stallone musculoso, usando uma bandana, segurando uma arma gigante e gritando enquanto corre em câmera lenta pela selva, o primeiro longa é muito mais balanceado e sombrio. Baseado no livro First Blood (1972), de David Morell, publicado no Brasil em 1972, ele mostra Rambo sofrendo a hostilidade que muitos veteranos do Vietnã receberam ao retornar aos Estados Unidos e finalmente explodir como resultado de suas experiências na guerra. Como em qualquer adaptação de livros, o filme toma algumas liberdades, como no final, onde o destino de Rambo é diferente.


Uma babá quase perfeita
Uma babá quase perfeita (1993)
Um dos filmes mais amados da minha geração, estrelando o saudoso Robin Williams, é também um clássico absoluto dos domingos. Nele acompanhamos Daniel Hillard enquanto ele se disfarça de babá para ficar mais perto de seus filhos, que acabou perdendo em um divórcio conturbado. O trabalho o leva a ser mais responsável e até a descobrir os sentimentos de sua ex-esposa que ele nunca tinha percebido. Baseado no livro Madame Doubtfire (1987), de Anne Fine, o longa segue bem de perto os eventos do livro original. Algumas diferenças pontuais se sobressaem. Por exemplo, no livro as crianças logo percebem que é o pai disfarçado de babá. Daniel é um dublador no filme, mas no livro ele é ator de TV.


Duro de matar
Duro de matar (1988)
Um dos grandes clássicos de Natal dos anos 1980 também é baseado em um livro! No longa, dirigido por John McTiernan, o policial John McClane (Bruce Willis), precisa impedir a ação de terroristas no Nakatomi Plaza, no centro de Los Angeles. Sua esposa é uma das reféns e ele não tem nada além de sua arma de serviço e a ajuda de um policial de rua. O estúdio não tinha grandes expectativas com relação ao filme quando ele foi lançado, mas o público adorou a vulnerabilidade de McClane e sua paixão pela esposa. Baseado no livro Nothing Lasts Forever (1979), de Roderick Thorp, o material original é mais sombrio e a refém é sua filha e não a esposa. Mas a famosa cena de McClane nos dutos e aquela em que ele explode um elevador são originais!


Sexta-Feira Muito Louca
Sexta-Feira Muito Louca (2003)
Estrelando por Lindsay Lohan como Anna e Jamie Lee Curtis como sua mãe, Tess, acompanhamos os atritos entre as duas no dia a dia e a reclamação de que uma não compreende a outra. O relacionamento tenso muda quando elas trocam de corpo e começam a experimentar a vida uma da outra, levando a uma nova compreensão do que a outra está passando. O livro de Mary Rodgers, Freaky Friday (1972), teve várias adaptações, mas a de 2003 é considerada a mais bem sucedida e a que mais agradou ao público. O livro foca mais nas experiências de Anna, com sua mãe ausente na maior parte do livro. Já a versão para os cinemas acaba explorando igualmente as experiências de mãe e filha, cujas atuações por Lohan e Curtis tornam o filme muito agradável e emocionante de assistir.


Legalmente Loira
Legalmente Loira (2003)
Outro filme que marcou toda uma geração e mostrou os danos que os estereótipos causam é este aqui. Reese Witherspoon interpreta Elle Woods, uma inteligente e bonita estudante de moda, que é tida como fútil pelo namorado, o herdeiro Warner Huntington III, e até pela própria família. Para tentar reconquistar o bofe, ela estuda, dá duro nos finais de semana, e consegue entrar na concorrida e difícil Universidade de Harvard para estudar direito, onde também é vista como uma loira fútil e bonitinha até mesmo por um professor. Baseado no livro de mesmo nome de Amanda Brown, também lançado em 2001, o livro conta em versão romanceada a experiência da própria Brown ao ingressar no curso de direito da Universidade Stanford.


Blade Runner
Blade Runner (1982)
Blade Runner é um caso interessante de livro adaptado para o cinema. No longa, temos um caçador de androides, chamado Rick Deckard (Harrison Ford), responsável por aposentar androides que se rebelam. Ele de fato é baseado no livro Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick de 1968, e toma várias liberdades criativas no roteiro que não constam no material original. Entretanto, o título de Blade Runner vem de outro livro, The Bladerunner, de Alan E. Nourse, de 1974, que teve seus direitos comprados para o cinema, mas nunca foi produzido. O roteirista Hampton Fancher gostou muito do título e o estúdio comprou os direitos do filme em 1982, mas o filme de Ridley Scott é totalmente diferente.


Um sonho de liberdade
Um sonho de liberdade (1994)
Filme indicado ao Oscar e considerado um clássico do cinema, ele não é baseado em um livro, mas sim numa novela de ninguém menos que Stephen King. No longa, o banqueiro Andy Dufresne é condenado a duas prisões perpétuas pelas mortes de sua esposa e de seu amante. No presídio, durante 19 anos, ele faz amizade com Red, sofre as brutalidades da vida na cadeia, se adapta e até ajuda os carcereiros. A novela foi publicada em uma coletânea chamada Different Seasons, em 1982, e assim como muitos trabalhos do mestre do terror, teve seus direitos comprados para o cinema pouco tempo depois. O enredo é bem parecido com o do filme, mas Red, na novela, é um irlandês de cabelos ruivos. A frase inclusive é uma piada que Red faz com Andy no começo do filme.


O Clube das Desquitadas
O Clube das Desquitadas (1996)
Um dos meus filmes favoritos é estrelado por três lendas do cinema: Diane Keaton, Goldie Hawn e Bette Midler. Três mulheres divorciadas resolvem ir à luta para buscar reparação da parte dos ex-maridos depois de serem largadas por mulheres mais jovens. Além disso, uma grande amiga da juventude se suicidou depois que o marido, a quem ela ajudou desde o começo da carreira, a largou por uma mulher 20 anos mais nova. O filme tem tom de comédia, porém fala de temas muito pertinentes e atuais como etarismo, abuso, suicídio e abandono da parte de homens que se sentem os donos do mundo. O longa foi baseado no livro de mesmo nome, The First Wives Club (1992), de Olivia Goldsmith, e o filme segue bem de perto os eventos do livro.


Sei que existem vários outros casos de ótimos filmes adaptados de livros. Deixe os seus favoritos nos comentários.
Até mais! 🍿

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)