Outros 10 filmes que você não sabia que eram baseados em livros

A primeira lista a respeito fez sucesso no blog e nas redes sociais. Saber que alguns grandes filmes icônicos foram baseados em livros foi um espanto para muita gente. Pensando nisso, resolvi voltar ao assunto e trazer mais dez livros baseados em obras literárias!

Outros 10 filmes que você não sabia que eram baseados em livros

Fico bem surpresa com essas listas, pois há filmes que são tão lendários que parecem um fruto natural do cinema. Mas muitas dessas obras desafiadoras foram baseadas em livros, contos e novelas.

Inverno de Sangue em Veneza
Inverno de Sangue em Veneza (1973)
Produção independente entre Itália e Reino Unido, o longa com tons góticos fala do casal inglês John e Laura Baxter que viaja até Veneza algum tempo depois da morte trágica da filha em um afogamento acidental. Eis então que uma vidente diz ao casal que pode ver a filha morta com eles, que ela está feliz, o que desencadeia uma crise entre o casal, já que Laura acredita na informação, enquanto John é muito mais cético. Aliado a tudo isso, há uma corrida pela cidade em busca de um assassino em série. Ele é baseado no conto de mesmo nome, de Daphne du Maurier, publicado em 1971.


Onde os Fracos Não Têm Vez
Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)
Neste thriller aclamado pela crítica que se passa no oeste do Texas nos anos 1980, temos três personagens: um veterano da Guerra do Vietnã que acaba encontrando um monte de dinheiro no deserto; um assassino de aluguel contratado para recuperar o dinheiro e um delegado local que está investigando o crime. O longa se desenrola sobre essa investigação e as consequências ao mexer com o tráfico de drogas. Sucesso dos irmãos Coen e multipremiado, ele é baseado no livro de Cormac McCarthy, Onde os velhos não têm vez, publicado em 2005.


Estrelas Além do Tempo
Estrelas Além do Tempo (2016)
Filme que retrata a história de três mulheres negras computadoras da NASA no auge da Guerra Fria (e da segregação racial) deu uma romanceada em suas histórias, mas conta sobre as lutas para serem reconhecidas por seus pares dentro de uma instituição patriarcal, racista e machista nos anos que antecederam a primeira missão tripulada à Lua. Ainda que tenha o "personagem branco salvador", foi bem recebido por público e crítica. Ele é baseado no livro de não-ficção de Margot Lee Shetterly, que desenterrou a história delas dos arquivos da NASA. Tem resenha dele aqui no blog!


Touro Indomável
Touro Indomável (1980)
Filme cult e já um grande clássico do cinema, ele conta a história de um boxeador de peso médio e suas vitórias até ter a sua primeira oportunidade de ser campeão da sua categoria. Robert De Niro interpreta Jake LaMotta, cuja raiva autodestrutiva e obsessiva e apetite animal e sexual destruíram seu relacionamento com esposa e o resto da família. De Niro leu a autobiografia sobre a qual o filme se baseia nos sets de O Poderoso Chefão II e surgiu a ideia de produzir o longa, baseado na história real de Jake, publicada em 1970. Apesar de não gostar da narrativa do autor, o personagem principal o fisgou e salvou a carreira de Martin Scorsese depois de quase morrer em uma overdose.


Garotos Incríveis
Garotos Incríveis (2000)
Um professor de escrita criativa e escritor teme não conseguir mais repetir o sucesso de sete anos atrás quando seu livro de estreia foi publicado. Quanto mais escreve, mais seu livro novo parece inadequado e mais a pressão começa a esmagar sua motivação. Enquanto isso, sua terceira esposa o abandona e ele está tendo um caso com a esposa do chefe, que acaba grávida. O filme, que foi muito mal nas bilheterias, é baseado no satírico livro de mesmo nome de Michael Chabon, autor ganhador do Prêmio Pulitzer. Ganhou tanto o Oscar quanto o Globo de Ouro de Melhor Canção.


Los Angeles - Cidade Proibida
Los Angeles - Cidade Proibida (1997)
Aclamado pela crítica, e elenco de peso, rendendo um Oscar a Kim Basinger, o longa de clima noir fala de múltiplos homicídios ocorridos no Café Nite Owl, onde os investigadores Ed Exley e Bud White acabam desvendando um lucrativo esquema de prostituição de luxo, envolvendo figurões de Hollywood e o departamento de polícia de Los Angeles. Mulheres passam por cirurgias plásticas dolorosas para se parecerem com atrizes de cinema e agradar os poderosos. O longa é baseado no livro de mesmo nome (1990), de James Ellroy, sendo o terceiro livro de uma quadrilogia, que começa com A Dália Negra.


Ben-Hur
Ben-Hur (1959)
Um dos grandes filmes épicos da história do cinema conta a história de do rico príncipe Judah Ben-Hur que, ao ser traído pelo amigo de infância, é vendido como escravo e assim começa sua luta para resgatar o nome da família procurando a redenção através das corridas de quadrigas - bigas puxadas por quatro cavalos, usadas em competições esportivas. O filme teve o maior orçamento e os maiores cenários construídos na história do cinema até então e é uma refilmagem do longa de 1925, baseado no livro de mesmo nome de Lew Wallace, livro este considerado uma ficção cristã das mais importantes para o gênero.


Eleição
Eleição (1999)
Comédia bem ao estilo da Sessão da Tarde fala de Jim McAllister, um adorado professor de história do ensino médio que não pode deixar de notar que a bem sucedida estudante Tracy Flick usa de táticas pouco éticas para conseguir o que quer. Quando Tracy decide compertir para ser presidente do corpo discente da escola, Jim sente que ela será uma influência bem ruim sobre os outros estudantes e convence o popular Paul, atleta da escola e não muito esperto, a concorrer contra Tracy. Baseado no livro de mesmo nome de 1998, de Tom Perrotta, teve seus direitos comprados antes mesmo da publicação.


Vestígios do Dia
Vestígios do Dia (1993)
Indicado a vários prêmios e com um elenco de peso com Anthony Hopkins e Emma Thompson, ele se passa nos anos 1930, onde James Stevens trabalha como mordomo para o aristocrata Lorde Darlington, tendo sacrificado sua vida pessoal pelo trabalho. Stevens é um empregado tão dedicado que não interrompe sua rotina nem mesmo quando seu pai está morrendo e ignora a simpatia do chefe pelo nazismo. O longa é uma adaptação do livro de mesmo nome, publicado em 1989, de Kazuo Ishiguro, ganhador do Man Booker Prize for Fiction do mesmo ano.


A Ponte do Rio Kwai
A Ponte do Rio Kwai (1957)
Considerado um dos maiores clássicos da história do cinema, ganhando 7 Oscars e sendo eleito o 13.º melhor filme da história do cinema norte-americano, o filme fala sobre prisioneiros de guerra forçados a construir uma ponte para ajudar seus inimigos durante a Segunda Guerra Mundial, na Tailândia. Os oficiais britânicos e americanos planejam explodir a estrutura, mas o comandante da construção da ponte tem outros planos. É uma adaptação do livro homônimo, de 1952, de Pierre Boulle, mesmo autor de Planeta dos Macacos.


Ficou com vontade de (re)ver algum??

Até mais! 🍿

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)