Resenha: Condado Maldito: V. 3 Encantadora de Serpentes, de Cullen Bunn e Tyler Crook

Depois de dois primeiros volumes bombásticos, eu estava bem ansiosa para continuar a saga da bruxa Emmy no condado mais demoníaco dos quadrinhos resultado da parceria entre a DarkSide Books e a Macabra TV. Com um enredo sombrio e personagens cativantes, a série fisga as leitoras logo de cara. Mas este volume aqui acabou não sendo tão legal quanto os dois anteriores.

Parceria Momentum Saga e editora DarkSide

O quadrinho
Os dois primeiros volumes giram em torno de Emmy Crawford, que descobre ser uma bruxa, basicamente, falando de seus temores, sua vontade de fazer a coisa certa, e os perigos que rondam o condado. Já este volume aqui acaba expandindo o arco para mostrar que há outras pessoas e seres ao redor de Emmy que também estão descobrindo coisas inquietantes. Este volume está dividido em quatro partes.

Resenha: Condado Maldito: Encantadora de Serpentes V. 3, de Cullen Bunn e Tyler Crook

Na primeira o Garoto Sem Pele, aquele que está sempre perto de Emmy, é o protagonista. Um ser macabro acaba atraindo-o, fazendo-o sair da casa de Emmy e ir procurá-lo do lado de fora, na escuridão do bosque. O personagem narra uma história que não parece conectada com nada, conforme atrai o Garoto Sem Pele para perto. De fato, diferente dos dois primeiros volumes, este aqui tem arcos independentes, algo que me desagradou muito, pois eu esperava uma continuidade, um arco que tivesse começo, meio e fim. É provável que tudo isso volte no volume seguinte, mas aqui me pareceu um volume intermediário.

Na segunda e terceira partes o arco é sobre Bernice, a querida amiga de Emmy, aquela que sempre ficou do seu lado, mesmo depois de descobrirmos quem Emmy é de verdade. Enquanto muita gente teme Emmy e a evita, Bernice não mudou seu tratamento e continua a amizade. A segunda parte começa com um homem e um garoto num campo, colhendo amoras. É então que eles avistam uma cobra d'água e na esperança de proteger o garoto, o homem acaba picado. Mas seu comportamento seguinte é bizarro e assusta o garoto.

Bernice acaba envolvida e vai em busca do homem desaparecido que estava rondando a cabana de uma mulher que muitos do condado temem. Considerada uma poderosa bruxa, a mulher é mal vista por todos. Mas Bernice não tem medo de fazer o que é correto e vai até ela. Mas nada nesse condado é fácil e descobrimos que a mulher misteriosa tem um motivo para fazer o que faz. Aliás, este foi o melhor arco do quadrinho inteiro e Bernice é uma grande personagem. Ela é destemida, é corajosa e não tem medo de fazer perguntas ou de enfrentar o perigo.

No último arco, temos uma mudança gritante no traço e nas cores e isso pode desagradar a quem se acostumou com o desenho principal. O foco volta para Emmy, mas ele está tão desconectado dos outros arcos que não entendi bem sua função ali. Emmy é chamada para lidar com fantasmas em uma casa e acalmar os moradores. Mas o estilo não consegue carregar aquele ar sombrio que Tyler Crook conseguiu dar.

Condado Maldito: Encantadora de Serpentes

O quadrinho segue o padrão diabólico dos volumes anteriores, com capa dura e papel branco no miolo, além do já conhecido fitilho marca-página. A tradução de Jim Anotsu está ótima e não há problemas de diagramação ou de revisão.

Obra e realidade
Interessante notar como o tom sobrenatural está inserido na vida das protagonistas do quadrinho. Muita gente teme o "Outro Lado", teme eventos e situações sobrenaturais porque associam diretamente a coisas ruins. Mas algo que Emmy nota facilmente é que muitas daquelas criaturas da floresta apenas estão assustadas, temerosas de qualquer contato com gente de fora por medo de não serem compreendidas. Isso também é uma grande metáfora para nossa vida real, onde as pessoas são consideras excêntricas e são mal vistas se não se encaixam no que a sociedade quer que elas sejam.

Cullen Bunn e Tyler Crook

Cullen Bunn é um autor de histórias em quadrinhos norte-americano. Tyler Crook é um ilustrador e colorista de quadrinhos norte-americano.

Pontos positivos
Bernice
Bem escrito
Cores e traços
Pontos negativos

Violência

Título: Encantadora de Serpentes
Título original em inglês: Harrow County Volume 3
Volume 1
Volume 2
Autores: Cullen Bunn e Tyler Crook
Tradutor: Jim Anotsu
Editora: DarkSide (selo Macabra)
Páginas: 144
Ano de lançamento: 2021
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com um brinde exclusivo!

Avaliação do MS?
Gostei de voltar ao Condado de Harrow e ver a evolução de Emmy, mas eu esperava mais. Acompanhar sua jornada em defesa do que acredita ser certo é algo cativante e inspirador. As cores, os traços, o enredo, os extras, é um quadrinho que vai agradar e muito aos fãs de horror. É só uma pena que neste aqui as coisas não foram tão legais. Vale muito pelo arco da Bernice. Três aliens para o quadrinho.


Até mais! 💀

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)