Estamos de volta ao Condado de Harrow! Sabendo que muitas pessoas ficariam ansiosas com a contiuação da história de Emmy, a DarkSide já se adiantou e trouxe o segundo volume do quadrinho Condado Maldito! O primeiro volume já foi resenhado, caso você queira conhecer o enredo e tentei evitar ao máximo dar spoilers do primeiro na escrita desta resenha aqui. Emy está mais consciente de quem é, ainda que isso não seja totalmente isento de perigos!
O quadrinho
Vimos no primeiro volume que Emmy é uma jovem que mora no campo, ao lado do pai. Ela cresceu ouvindo as histórias assombrosas sobre o Condado de Harrow, mas ao completar 18 anos, percebe que aquelas histórias têm um fundo de verdade. Neste segundo volume vemos que Emmy está mais à vontade com suas habilidades e com a responsabilidade que vem com elas. Mas uma visita inesperada vai mudar tudo isso.Seres míticos rondam a vida de Emmy, mas quem chega à sua porta um belo dia é bem humana. Sabemos que uma visita estranha chega porque ela aparece no finalzinho do primeiro volume. Kammy é idêntica fisicamente a Emmy, mas conforme acompanhamos a leitura notamos que as semelhanças param por aí. Emmy está mais confortável com seu destino, com seus poderes, que sempre usa para o bem. E mesmo quando alguém pede que ela use para o mal, Emmy se nega. Não é para isso que seu poder serve.
Kammy, por sua vez, não pensa assim. E é aqui que temos o tema central do enredo: em um mundo onde a floresta é tomada por criaturas monstruosas, quem é o verdadeiro monstro? Como eles são criados? Será que aquela pessoa que parece inofensiva não é pior do que qualquer ser da floresta? Emmy vai se deparar com essas questões e ainda terá que lutar para manter sua fazenda e sua sanidade. E o combate entre bem e mal nem sempre é tão decisivo e certinho quando achamos que será.
Se tem algo que impressiona nessa série é a qualidade dos traços e cores, em jogos de luz e uso intenso de cores nos quadros. Emmy continua sendo a personagem cativante de antes, porquem nos afeiçoamos rápido e por quem torcemos, muito bem desenhada e articulada, mesmo em cenas em que se exige uma ação. Mas de nada valeria um bom roteiro com arte ruim. Felizmente tanto roteiro quanto arte aqui são impecáveis.
O tom de conflito entre paganismo e valores cristãos continuam aqui e Emmy terá que lutar contra a própria consciência, pensando sobre a maldade e como é fácil sucumbir a ela. Essa discussão por si só permeia boa parte desse segundo volume, chegando a um final contemplativo, sem dar pistas para o que o terceiro volume pode nos trazer.
A edição segue o padrão diabólico da anterior, em capa dura, papel de alta qualidade no miolo, com extras no final de artes e rascunhos dos autores. A tradução é de Jim Anotsu e está ótima. Não há problemas de revisão ou diagramação nos quadros e balões.
Obra e realidade
Interessante notar como o tom sobrenatural está inserido na vida das protagonistas do quadrinho. Muita gente teme o "Outro Lado", teme eventos e situações sobrenaturais porque associam diretamente a coisas ruins. Mas algo que Emmy nota facilmente é que muitas daquelas criaturas da floresta apenas estão assustadas, temerosas de qualquer contato com gente de fora por medo de não serem compreendidas. Isso também é uma grande metáfora para nossa vida real, onde as pessoas são consideras excêntricas e são mal vistas se não se encaixam no que a sociedade quer que elas sejam.Cullen Bunn é um autor de histórias em quadrinhos norte-americano. Tyler Crook é um ilustrador e colorista de quadrinhos norte-americano.
PONTOS POSITIVOS
Emmy
Bem escrito
Cores e traços
PONTOS NEGATIVOS
Violência
Emmy
Bem escrito
Cores e traços
PONTOS NEGATIVOS
Violência
Volume 1
Avaliação do MS?
Foi muito gratificante retornar para o Condado de Harrow e ver a evolução de Emmy. Acompanhar sua jornada em defesa do que acredita ser certo é algo cativante e inspirador. As cores, os traços, o enredo, os extras, é um grande quadrinho que vai agradar e muito aos fãs de horror. Quatro aliens para Maus Presságios e uma forte recomendação para você ler também!Até mais! 💀
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE COMENTAR:
Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.