Grandes estações espaciais da ficção científica

Naves são muito comuns na ficção científica, mas fiquei surpresa ao ver a dificuldade que foi para elaborar uma lista com estações espaciais do cinema e da televisão, pois elas pouco aparecem ou são notadas, salvo as duas grandes exceções, que são Deep Space 9 e Babylon 5. A diferença entre uma estação espacial e uma nave é que a estação foi feita para ser um ponto fixo. Ela não possui sistemas de propulsão para viagens de longa distância. Com isso, ela serve como atracadouro, estaleiro ou moradia fixa para uma tripulação.

Veja também:

Por isso, elaborei uma lista com algumas estações que capturei na memória. Infelizmente, algumas imagens não são tão boas quanto eu gostaria. Lembrando que é uma lista pessoal. Eu não conheço todas as estações do universo scifi conhecido. Sei que em Jornada nas Estrelas existem muitas outras estações espaciais, mas quis dar destaque àquelas verdadeiramente únicas.

Estação Gateway - Aliens, o Resgate (1986)
Estação Gateway - Aliens, o Resgate
Ellen Ripley acorda nesta estação em órbita da Terra assim que é encontrada em estase na cápsula de fuga da nave Nostromo. A estação é modular, equipada com tecnologia holográfica de ponta e um hospital preparado para grandes emergências. Serve como estação de carga e descarga para operações comerciais entre a Terra e o espaço profundo. Ripley permanece em Gateway durante meses, trabalhando como operadora de robôs de carga. A estação também aparece no jogo Alien vs Predador.

Deep Space 9 - Jornada nas Estrelas (1993 - 1999)
Deep Space 9 - Jornada nas Estrelas
Cardassianos abandonam o espaço de Bajor com o fim da guerra e deixam a estação Deep Space 9 em frangalhos, originalmente chamada de Terok Nor, um estação de mineração e refinaria que usava trabalho escravo bajoriano. Foi renomeada pela Federação para servir de base avançada para explorações no quadrante Delta. Com mais de um quilômetro de extensão, possui um anel central com habitats, torres de atracação, força de manobra e reatores de fusão.

Estação Espacial Babylon 5 - Babylon 5 (1994 - 1998)
Babylon 5
A estação da série de mesmo nome era o palco para um complicado desenrolar político entre humanos e aliens. Com mais de oito quilômetros de extensão, ela possui um anel externo giratório (Cilindro de O'Neill) para simular gravidade artificial e um central com jardins, prédios, alojamentos e docas de atracação. Possui painéis solares e poderosos reatores de fusão. Situa-se no quinto ponto de Lagrange entre o planeta Eridani III e seu satélite natural e por isso, é fixa.

Estação Espacial V - 2001, Uma Odisseia no Espaço (1968)
Estação Espacial V - 2001 Uma Odisseia no Espaço
A estação giratória (Colônia de Von Braun) do célebre filme de Kubrick, baseado no livro de Arthur C. Clarke, fica em órbita da Terra (320km da superfície), servindo como lar de cientistas, passageiros e burocratas, além de servir como doca de atracação para naves e suas devidas tripulações, operação comercial e de carga e descarga. Tem 560 metros diâmetro e reproduz 1/6 da gravidade da Terra.

Estação Midway - Stargate Atlantis (2004 - 2009)
Estação Midway - Stargate Atlantis
Para diminuir o tempo de viagem entre a Via Láctea e a galáxia Pégaso (uma galáxia-anã do grupo local), foi criada a Ponte Intergaláctica McKay/Carter, uma rede de Stargates conectados situada no imenso vácuo entre as duas galáxias com a Estação Midway servindo como ponto de apoio e transferência para os viajantes. Midway foi construída ao redor de dois Stargates que ligam as galáxias, com doca de atracação para naves de grande porte e jumpers, alojamento para tripulação e plataformas de embarque.

Atracadouro Ragnar - Battlestar Galactica (2004 - 2009)
ragnar anchorage
Em órbita do gigante gasoso Ragnar, o atracadouro é um arsenal da frota colonial oculto numa nebulosa que danifica os circuitos dos Cylons, mas que também gera problemas no Dradis, sistema de armas e navegação das naves. Assim que as colônias são atacadas e a frota é destruída, o atracadouro oferece o armamento necessário para a retaliação.

Estação Espacial Moonraker - 007 Contra o foguete da morte (1979)
Moonraker
A estação Moonraker tem um destaque na trama, pois o perigoso vilão Hugo Drax pretende criar uma nova super raça e jogar uma toxina na atmosfera da Terra. Ela serviria para abrigar a nova super raça, mas Bond e um pelotão de fuzileiros embarcam na estação para desarticular o plano maligno. Ela precisa girar para manter sua gravidade e possui diversos armamentos do mal para aniquilar Bond e a raça humana, mas ela se desintegra após uma série de danos e por fim explode.

Estação Espacial Elysium - Elysium (2013)
Estação Espacial Elysium
Somente gente rica e bem nascida pode morar em Elysium. Lá você tem ar purificado, jardins imensos, belas mansões e saúde para dar e vender. Aos pobres e miseráveis, fiquem com a Terra mesmo, poluída, super populosa, controlada por mega corporações que não se importam com a saúde do povo. Bem, não é tão diferente do que temos hoje em dia, certo?

Satellite 5 - Doctor Who
Satellite 5
Estação da famosa série de TV, ela conta com 501 andares (cerca de 2525 metros de altura), estrutura cilíndrica com três anéis giratórios para fornecer gravidade artificial para a tripulação. Ela foi inaugurada em 199.909, quando o império humano foi fundado. Em 200.100 ela se transformou na Game Station, com acomodações menores para aumentar os espaços dos game shows.

Estação Espacial Oberon - Planeta dos Macacos (2001)
Estação Espacial Oberon
A Força Aérea dos Estados Unidos conduz experiências e vôos experimentais com chimpanzés a bordo da estação, que ao captar uma estranha nuvem eletromagnética envia um chimpanzé em uma cápsula para investigar. Leo Davidson resolver sair em busca dele e cai em um planeta com chimpanzés inteligentes e que estão construindo uma civilização. A estação entrou na nuvem e caiu no planeta no passado, tendo se deteriorado e ficando quase irreconhecível.

Estação Espacial Prometheus - Solaris (2002)
Estação Espacial Prometheus - Solaris (2002)
A estação orbita o misterioso planeta Solaris, onde os cientistas conduzem a solarística, ciência específica que estuda o planeta. Mas quando ela perde contato com a Terra, um psiquiatra é enviado para avaliar os tripulantes, mas nada o prepara para os encontros que ele terá à bordo da estação e o estado em que os tripulantes e seus visitantes se encontram.

Base Estelar 47 (Vanguard) - Jornada nas Estrelas (2005 - 2012)
A série de livros baseada em Jornada nas Estrelas mostra a base estelar 47, também chamada de Vanguard, que abriga cientistas, tripulação civil e da Frota Estelar, cuja missão é povoar o espaço, mas também estudar o Meta-Genoma de Taurus, uma estrutura de DNA milhões de vezes mais avançada que a humana e fruto de engenharia.

Estação Orbital Thunderbird 5 - Thunderbirds
Estação Orbital Thunderbird 5
A estação em órbita da Terra monitora todas as transmissões ao redor do globo procurando sinais de socorro e mantém comunicações com os serviços de ajuda. Ela tem 122 metros de comprimento, 90 de largura, 83 de altura, equipada com a melhor tecnologia espacial que possibilita que seja controlada por apenas uma pessoa.

Estrela da Morte - Guerra nas Estrelas (Star Wars)
Estrela da Morte
A mais temida e poderosa arma de guerra do Império Galáctico, a estação esférica contava com 120 km de extensão, de altura e de largura, tendo sido pesquisada em Geonosis e construída pelo Departamento Imperial de Pesquisas Militares. Sua principal arma é um super laser destruidor de planetas. Um dos satélites naturais de Saturno - Mimas ou Mimante - se parece muito com ela.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Ótima lista, só senti falta da Citadel de Mass Effect, pra mim é bem icônica. Parabéns pelo trabalho! :D

    ResponderExcluir
  2. Estava escrevendo exatamente sobre isso e com sua permissão farei link para esse seu excelente artigo. Parabéns pelo trabalho. :-)

    ResponderExcluir
  3. Dyson Sphere de Star trek e Ringworld contam?

    ResponderExcluir
  4. Ficou excelente a lista de satélites e estações espaciais. Nessa lista, podemos considerar a estação espacial de "O enigma do Horizonte"?
    Aliás, não sabia que Mimas também poderia se chamada de Mimante. :)
    Parabéns pela listagem e curadoria. :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)