Planetas importantes na ficção científica

Na postagem de segunda-feira, dia 16, eu resgatei um pouco da história dos planetas dentro da ficção científica, destacando a importância da observação astronômica e das diversas descobertas feitas todos os dias. Os planetas são regra no cosmos e não uma exceção. Dentro da FC temos diversos planetas importantes e hoje a lista fala de alguns deles.

planetas da ficção científica

Vale lembrar que esta listagem é puramente pessoal. Se eu não coloquei o seu planeta favorito, pode acreditar que não é de propósito. Busquei listar aqueles que são importantes em seus devidos enredos, mas a listagem ficou grande demais e pode ainda assim não conter aquele que você mais gosta. Também pode contar satélites naturais, pois o conceito de planeta ainda precisa ser revisto. Para acrescentar mais algum, deixe nos comentários. Clique nas imagens para ampliar. Vamos lá:

TerraTerra
Não existe planeta mais importante para a ficção científica do que este. O nosso lar é palco de dezenas de aventuras da ficção científica e não podia ficar de fora, visto que todos os autores (até onde sabemos) também são daqui e usam nosso cantinho no cosmos como referência.

MarteMarte
O mundo viveu o terror de uma invasão marciana na FC mais vezes que se pode imaginar. O planeta vermelho com o nome do deus romano da guerra inspirou autores como HG Wells e ainda hoje é um destino comum, tendo aparecido várias vezes em Babylon 5, por exemplo, resistindo contra a ditadura da Terra e seu controle.

EuropaEuropa - 2010 Uma Odisseia no Espaço 2
O satélite natural de Júpiter têm um ponto central no enredo de Arthur C. Clarke. Acaba se tornando o lar dos seres que transformaram Júpiter em uma estrela. E alertam: "Todos os outros planetas são seus, menos Europa. Não aterrizem lá." Estima-se que sob a camada de gelo, ela possa conter vida.

TatooineTatooine - Star Wars
O planeta seco, quente e poeirento, lar de escravos e onde a República não alcança é o planeta natal de ninguém menos que Darth Vader, onde passou sua infância ao lado da mãe, uma escrava. Controlado pelos Huts, é um lugar bom para fugitivos, renegados e criminosos.

CoruscantCoruscant - Star Wars
O planeta-cidade (ecumenópole), totalmente coberto por paisagens urbanas é o centro do poderio da República e depois do Império em Star Wars. Ele agrega não só o Senado como também o Templo Jedi. Mudou de nome para Centro Imperial e voltou a ser Coruscant com a queda do imperador.

LV 426LV 426 - Alien
A nave Nostromo volta de sua missão quando o computador central da nave acorda a tripulação para avisar de um sinal desconhecido vindo desta lua do planeta Calpamos, em Zeta Reticuli. Lá, eles se deparam com a criatura alienígena mais emblemática do cinema. Frio e desolado, foi posteriormente terraformado.

Vulcano - Jornada nas Estrelas
Depois da Terra, Vulcano deve ser o planeta mais importante para o universo de Jornada nas Estrelas. Os vulcanos foram os primeiros a fazer contato com os humanos e essa aliança foi a origem da Federação Unida de Planetas. Seco, vermelho e lar de uma raça racional.

TarsonisTarsonis - Starcraft
A capital da Confederação Terran, polo intelectual e político do setor Koprulu, foi colonizado pelos 10 mil sobreviventes da queda do supercargueiro Nagglfar. O planeta é assolado de tempos em tempos por poderosas ejeções de massa coronal do sol e tem um constante vai e vem de políticos e soldados.

Chau SaraChau Sara - Starcraft
Localizado no setor Koprulo, sistema Sara, Chau Sara foi fundado por colonizadores de Tarsonis e se tornou uma colônia próspera e bem desenvolvida, com operação de extração de minérios em várias partes do planeta. Foi uma das primeiras colônias invadidas pelos Zergs.

PandoraPandora - Avatar
Pandora pode ser considerado um planeta-satélite já que tem praticamente o tamanho da Terra, orbitando o planeta Polifemo, no sistema Alfa Centauro. Lá existem os Na'vi, uma raça humanoide que tenta defender seu planeta da exploração humana, que busca incontrolavelmente por veios de unobitanium, um mineral caro e importante para a indústria na Terra.

KryptonKrypton - Super-Homem
O planeta do homem de aço teve quatro fases distintas: Era de Ouro, Era de Prata, Era de Bronze e Era Moderna, cada uma com um nível tecnológico e de sociedade diferentes. Mas é na Era Moderna que o planeta é destruído e sua civilização extinta quando a estrela de seu sistema se transforma numa gigante vermelha e o órfão de Jor-El é enviado à Terra.

KobolKobol - Battlestar Galactica
A raça humana, espalhada pelas Doze Colônias é originária do planeta Kobol, onde deuses e humanos viviam em harmônia (segundo as escrituras) até o êxodo acontecer, obrigando as 13 tribos a deixarem o planeta. Doze dessas tribos colonizaram os doze planetas, mas a 13ª teria ido para o perdido planeta Terra.

CapricaCaprica - Battlestar Galactica
A mais importante e rica colônia entre as Doze, é em Caprica que os Cylons se infiltram e conhecem sistemas de defesa, frequências de comunicação, efetivo militar, localização de mísseis e assim iniciam sua vingança contra seus criadores. É essa colônia que a nave Battlestar Galactica representa.

Proclarush Taonas - Stargate
Após abandonarem sua galáxia por culpa dos Ori, os Alterans, que viriam a ser nomeados de Antigos posteriormente, colonizaram seu primeiro planeta na Via Láctea, Proclarush Taonas, que na época das expedições humanas já tinha passado por diversas modificações geológicas e ambientais.

LanteaLantea - Stargate Atlantis
Fugindo da Via Láctea e indo para a galáxia Pégaso, uma galáxia-anã do grupo local, Lantea foi o lugar escolhido para que a cidade-nave Atlantis pousasse e onde os últimos Antigos puderam manter sua civilização por quase dez mil anos, até a ameaça Wraith quase exterminá-los. É quase integralmente coberto por água.

Centauri PrimeCentauri Prime - Babylon 5
O mundo da raça Centauri, orgulhosa e expansionista, bem ao estilo dos antigos romanos, foi a primeira a fazer contato com os humanos pela proximidade com o nosso sistema solar. Foram eles os responsáveis pela tecnologia que expandiu a permanência humana no espaço e seu contato com outras raças alienígenas.

MinbarMinbar - Babylon 5
Sétimo planeta do sistema Chi-Draconis, é o planeta de origem dos Minbari, uma das raças mais antigas e poderosas do universo de B5, a mesma que entrou em uma guerra sangrenta com os humanos devido a um erro de interpretação. Eles terminaram a guerra com os humanos ao perceberem que partilhavam as mesmas almas.

TérminusTérminus - Fundação (Isaac Asimov)
O deus romano das colheitas empresta seu nome ao planeta do universo ficcional de Asimov em Fundação. Ele se localiza na borda da galáxia, longe do centro do Império, sendo lá o local de origem da Fundação, que usando de psicohistória, consegue prever guerras, crises e problemas ao longo dos anos.

CybertronCybertron - Transformers
O planeta de origem dos Transformers é mecânico, como era se esperar para criaturas cibernéticas. Seu poder se baseia no Allspark, aquele dá a vida e cuja energia desperta a cobiça dos Decepticons. Guerras começam pelo domínio do Allspark, o que acaba por destruir o planeta.

MirandaMiranda - Firefly
No universo ficcional da maravilhosa série Firefly, Miranda era um próspero planeta da Aliança com uma colônia de cerca de 30 milhões de habitantes. Num experimento, eles introduziram o Pax, uma substância que deveria controlar a população, onde 99,9% deles perderam a vontade de viver e pereceram e 0,01% se transformou nos Reavers, canibais violentos que são um flagelo para a aliança.

MagratheaMagrathea - O Guia do Mochileiro das Galáxias
Localizado no coração da Nebulosa Cabeça de Cavalo, em órbita das estrelas Soulianis e Rahm, o antigo planeta tem como especialidade a construção de outros planetas, alguns tidos como "de luxo". Fazem tudo ao gosto do cliente, se puder pagar, claro. Foram eles que construíram a Terra.

GallifreyGallifrey - Dr. Who
É o planeta natal do Doutor e dos Senhores do Tempo. Ele está localizado em um sistema estelar binário dentro da constelação de Kasterborou e está a cerca de 250 milhões de anos-luz de distância da Terra. O planeta extinguiu-se na batalha travada entre os senhores do tempo e os Daleks.

Arrakis - Duna
Informalmente chamado de Duna, é o planeta desértico de Duna, de Frank Hebert. É a capital imperial do Império Atreides. Ele orbita a estrela Canopus, possuindo dois satélites naturais. É nele que fica o Grande Palácio de Arrakeen.

GallifreySolaris - Solaris, de Stanislau Lem
Solaris é um planeta coberto por um oceano vivo e dotado de consciência. Ele orbita um sistema binário e apesar de planetas que orbitem estrelas binárias normalmente têm órbitas erráticas, Solaris é bem estável. Sua forma de se comunicar com os seres humanos é que é, digamos, um tanto problemática.


Lembrou de mais algum? Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Adorei a lista. Conheci muitos mundos novos e relembrei-me de vários outros por onde viajei (nos livros, claro. Não me mande para o manicômio!). Uma lista que vale a pena consultar, Lady Sybylla. Obrigado pela pesquisa. ;)

    ResponderExcluir
  2. Solaris... e Solaria do Asimov. As pessoas vivendo isoladas comunicando-se apenas remotamente através de uma grande rede.

    ResponderExcluir
  3. Darkover da saga de mesmo nome. Pra mim é triste ver a ficção esquecendo dessa história que é magnífica dentro e fora dos livros.

    ResponderExcluir
  4. Skaro, planeta de origem dos Daleks, principais inimigos do Doctor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)