10 bibliotecas ou livrarias mágicas da literatura

Quem lê sabe: livros, bibliotecas, livrarias são locais mágicos. Cada livro carrega um universo inteiro em algumas páginas, capazes de nos levar a lugares de pura magia. Não importa o gênero do livro, o poder da literatura é justamente nos fazer voar nas asas da imaginação de outra pessoa. Para celebrar esses lugares fantásticos, resolvi compilar uma lista com dez bibliotecas ou livrarias mágicas da literatura, todos em português. Fiz uma licença poética para o último, porém, onde o que é mágico é o livro e não o local (até onde a gente sabe!)

10 bibliotecas ou livrarias mágicas da literatura

Lembrando que esta lista é pessoal e sem qualquer ordem de preferência.

A biblioteca invisível, de Genevieve Cogman
Uma das minhas séries literárias favoritas! Irene é uma agente da Biblioteca, um local mágico e interdimensional, com livros de todos os mundos conhecidos. Seus agentes são encarregados de roubar volumes específicos de cada um deles para manter o universo equilibrado. Neste primeiro volume, Irene recebe um ajudante, mesmo sem ter pedido por um, e eles logo se veem envolvidos, nos livros seguintes, em todo tipo de intriga e conspirações enquanto tentam obter os livros necessários para a Biblioteca.

Resenha | Amazon

O gato que amava livros, de Sōsuke Natsukawa
Fenômeno editorial no Japão, este livro fala sobre um sebo já quase fora da cidade, abarrotada de livros, um melhor que o outro. Rintaro Natsuki amava aquele lugar, aberto pelo avô que o criou e passou muitas horas lá dentro acompanhado dos livros. Mas depois que o avô morre, Rintaro pensa em fechar o sebo. Eis que aparece um gato malhado que pede sua ajuda para resgatar livros aprisionados, maltratados e abandonados. E por isso o sebo precisa continuar aberto!

Resenha | Amazon

A biblioteca da meia-noite, de Matt Haig
Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas, arrependida pelos rumos que tomou na vida. Depois de perder o emprego e de seu gato ser atropelado, Nora decide pôr um fim em tudo. Mas então surge a oportunidade de Nora poder viver todas as vidas que poderia ter vivido através dos livros da Biblioteca da Meia-Noite. É através destes livros que ela percebe que o que importa na vida nem sempre muda!

Amazon

Babel, de R. F. Kuang
Um dos livros mais aguardados do ano, Babel fala de Robin Swift, um órfão, em 1828, que é levado de Cantão, na China, para Londres, pelo misterioso professor Lovell e por anos se dedica ao estudo de diversos idiomas, esperando um dia poder ingressar no Real Instituto de Tradução da Universidade de Oxford, conhecido como Babel. Kuang reescreve a Revolução Industrial por uma perspectiva anticolonial e mágica, abordando temas como revoluções estudantis e o uso da linguagem e da tradução como ferramenta dominante do império britânico.

♡ Pré-venda na Amazon

A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón
Na Barcelona de 1945, Daniel Sempere acorda na noite de seu aniversário de 11 anos e percebe que já não se lembra do rosto da falecida mãe. Como forma de consolar o menino, o pai o leva pela primeira ao Cemitério dos Livros Esquecidos, onde Daniel descobre A sombra do vento, romance escrito por Julián Carax, que logo se torna seu autor favorito. Mas quando começa a buscar mais livros do autor, Daniel descobre que alguém anda destruindo todos os livros publicados desse autor e que o exemplar que ele tem em mãos pode muito bem ser o último volume!

Amazon

O Feitiço dos Espinhos, de Margaret Rogerson
Elisabeth Scrivener é aprendiz da Grande Biblioteca de Summershall, apenas uma entre as seis grandes bibliotecas do reino de Austermeer. A órfã cresceu entre as estantes, entre os livros que não são apenas livros, mas são vivos, seres mágicos, alguns deles muito perigosos. Os grimórios, dependendo de quem os confeccionou e para que, podem ser muito caprichosos. Mas Elisabeth sabe como tratá-los para conseguir o quer. Um ato de sabotagem liberta um poderoso grimório do cofre da biblioteca e Elisabeth acaba envolvida em uma trama perigosa por seus atos!

Resenha | Literalize

O Mar Sem Estrelas, de Erin Morgenstern
É difícil definir do que se trata esse livro... Mas o que posso dizer é que quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância. Determinado a obter respostas que este livro sem título ou autor se recusa a lhe dar, Zachary deve seguir as únicas pistas que encontra na capa – uma abelha, uma chave e uma espada.

Resenha | Amazon

A Biblioteca de Babel, de Jorge Luis Borges
Esse aqui não é exatamente um livro, mas sim um conto que consta da coletânea Ficções, de 1944, de Borges. Aqui temos uma realidade em que o mundo é constituído por uma biblioteca infindável, abrigando uma quantidade insana de livros. Tantos que nem dá para contar. O narrador é um de seus muitos bibliotecários e ele acredita que os volumes da biblioteca contêm todas as possibilidades da realidade. Alguns não fazem o menor sentido, ou o fazem numa língua há muito desconhecida. Outros são meras repetições de uma mesma palavra. Alguém capaz de decifrar o que esses volumes dizem seria praticamente um deus.

Amazon

Os devoradores de livros, de Sunyi Dean
Em algum lugar das planícies de Yorkshire, vive uma linhagem secreta de pessoas para quem livros são alimento e que retêm todo o conteúdo de um livro depois de comê-lo. E cada gênero tem seu próprio sabor: romances de espionagem são lanches apimentados; romances são doces e deliciosos. Ao comer um mapa, a pessoa se lembra de lugares. E quando crianças fazem birra, são forçadas a comer páginas secas e mofadas de dicionários. Devon é parte de uma família que devora livros, mas descobre que seu filho tem um apetite raro e sombrio: não por livros, mas por mentes humanas.

♡ Pré-venda na Amazon

A história sem fim, de Michael Ende
Aqui não temos exatamente um lugar mágico, mas sim um livro mágico (ainda que eu entenda que bibliotecas, livrarias e sebos sejam locais mágicos!). Bastian está fugindo de uns valentões da escola e se esconde em um sebo. O dono da loja o manda ir embora, mas o garoto fica e o vê lendo um livro curioso, que o livreiro tenta manter longe de suas mãos. Bastian então pega o livro emprestado, prometendo devolver e embarca em uma aventura no reino de Fantasia, que corre o risco de desaparecer caso Bastian não consiga impedir o Nada!

Amazon

Lembrou de mais algum??

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)