10 coisas que você não sabia sobre Matrix

sábado, setembro 02, 2017

Este é daqueles filmes que revolucionam a época em que são lançados. Matrix (1999), das irmãs Wachowski, é a prova de que é possível sim ter um filme de ação e filosofia, algo que os executivos dos estúdios da época não achavam ser possível. Com ampla experiência escrevendo quadrinhos para a Marvel, as irmãs tiveram que se rebolar para provar que o conceito do longa era vendável.

10 coisas que você não sabia sobre Matrix



O longa teve um orçamento de 63 milhões de dólares e faturou ao todo cerca de 463 milhões em bilheteria. Entrou para a lista dos filmes mais vistos da história e ganhou duas continuações - que desagradaram a muita gente - em 2002 e 2003. O longa ganhou, ao todo, 32 prêmios, incluindo quatro Oscars.

10. Warner Bros.
Inicialmente, a Warner não queria que as irmãs dirigissem o longa. O estúdio queria alguém mais experiente para um filme deste porte. Por isso, elas precisaram mostrar serviço antes de pegarem a cadeira de direção e assim escreverem e dirigiram o longa Ligadas pelo Desejo (1996), que teve um sucesso modesto na época. Quando chegou o momento de fazer Matrix, elas ainda entregaram um storyboard de 600 páginas, cena a cena, desenhado por Geof Darrow e Steve Skroce para convencer os executivos.

9. Ninguém queria fazer
Russell Crowe, Sean Connery e Samuel L. Jackson foram sondados para serem Morpheus e recusaram o papel. Tom Cruise, Johnny Depp e Leonardo DiCaprio também recusaram o papel de Neo. Will Smith disse na época que considerou o filme muito estranho e que a cena do Neo desviando das balas era muito complicada, portanto desistiu do papel para fazer Wild Wild West. O ator admitiu depois que foi uma baita mancada.

8. Austrália
O longa foi filmado em Sidney, Austrália, tanto as cenas da cidade dentro da Matrix quanto a vista da cidade em ruínas que Morpheus mostra a Neo. O motivo para isso foi bem simples: os impostos e custos de locação eram bem menores. Porém todas as ruas cujo nome aparece são de Chicago.

7. Filtro verde
O motivo para a Matrix parecer estranha é o filtro verde utilizado pelas diretoras. Em algumas locações, elas pediram a completa remoção de qualquer detalhe em azul ou vermelho. A ideia era passar a impressão para o expectador que ele via a Matrix através de um monitor. Já as cenas que se passam no mundo real, na Nabucodonosor possuem um filtro azul.

6. Lição de casa
Para se preparem para o papel e entenderem o conceito da Matrix, as diretoras pediram que os atores lessem alguns livros: Simulacros e Simulação, de Jean Baudrillard; Out of Control: The New Biology of Machines, Social Systems, & the Economic World, de Kevin Kelly e; Introducing Evolutionary Psychology, de Dylan Evans e Oscar Zarate. Pode reparar que o lugar onde Neo esconde seu software ilegal é em um livro de Baudrillard.

5. 10 dias
A cena em que Neo e Trinity entram no saguão de um prédio e começa um tiroteio intenso não teve nenhum efeito especial gerado por computador. Foram dez dias diretos de gravação para chegarem àquele resultado. E no final, a placa se soltando de uma pilastra não estava prevista, mas foi deixada de propósito na cena para completar o cenário de destruição. Outra curiosidade é que a cena inteira sincroniza perfeitamente com o Mambo nº 5.

4. Cirurgias
Pode notar que Neo dá poucos chutes no primeiro filme. Keanu Reeves tinha passado por uma cirurgia na região cervical, o que o impossibilitava de fazer amplos movimentos por no mínimo quatro meses. O coordenador de lutas acabou por modificar todas as cenas do ator por conta disso. Keanu ainda perdeu 15kg para a cena em que Neo acorda da Matrix. Hugo Weaving também passou por uma cirurgia, desta vez no quadril, depois de se machucar feio no treino de artes marciais, o que também alterou completamente o calendário da equipe. Suas cenas de luta foram as últimas a serem filmadas para dar tempo ao ator de se recuperar.

3. Roupa barata
Devido aos custos da produção, a equipe de figurino precisou improvisar com tecidos baratos na hora de confeccionar as roupas dos atores. Courino, polyester e PVC, a menos de 3 dólares o metro, foram utilizados nos casacos e macacões usados especialmente por Trinity e Neo. As roupas de algodão da Nabucodonosor foram envelhecidas, esgarçadas e repuxadas para parecerem tecido velho.

2. Switch
A personagem Switch, interpretada por Belinda McClory, não tem esse nome à toa. A personagem original era composta por um par de atores andróginos. Na vida real, era um cara e na Matrix era uma mulher (papel para o qual Belinda fez o teste). Porém a Warner Bros. não curtiu a ideia e Switch foi retratada como mulher no longa inteiro.

1. Nightclub
O S&M, clube onde Trinity encontra Neo, logo no começo do filme, é um lugar real. Ele se chama Hellfire Club e fica em Sidney. As irmãs Wachowski pediram aos frequentadores que usassem seus figurinos e agissem como sempre agiram no lugar, enquanto elas rodavam a cena. E assim eles fizeram.


Bora tomar a cápsula vermelha?

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Curta no Facebook

Viajantes