Fãs de Alien, o Oitavo Passageiro, que queiram uma aventura semelhante vão gostar de Surgido das Sombras! Os elementos que mais amamos no filme estão aqui: xenomorfos, claustrofobia, uma nave condenada, Jonesy, os interesses da companhia e Ellen Ripley. Sim, ela está de volta!
O livro
A nave de mineração Marion está em órbita de LV-178, de onde estrai o metal trimonita, resistente e super valorizado no mercado. Seu engenheiro-chefe, Chris Hooper, é um sujeito que fugiu da família, fugiu de pesadelos e monstros pessoais e agora se dedica inteiramente ao trabalho. A equipe na superfície do planeta está incomunicável e na Marion a tripulação não sabe o que pode ter acontecido. Mas quando as duas naves de transporte da Marion, Samson e Delilah, sobem a toda velocidade e com o caos instalado nas duas, Hoop percebe que tem algo bizarro acontecendo.Pelas câmeras eles veem uma carnificina, muito bem descrita pelo autor aliás. Seus colegas sendo mortos por sombras grotescas que saem de seus peitos, como um parasita. Importante salientar que tudo isso acontece rápido, você não lê um monte de páginas, a ação começa rápido. Com o pau quebrando dentro das naves de transporte, elas acabam saindo da rota e mesmo que recebessem orientações da nave-mãe, um acidente pode colocar a vida de todos em risco.
O que a tripulação mais temia, porém, acontece. Uma das naves se choca contra a baia de atracação da Marion e tira a nave de sua órbita estável. A outra conseguiu atracar, mas aquelas coisas estão lá dentro. Então eles estão com dois problemas: a Marion está caindo de órbita rumo ao planeta de forma irreparável e a única forma de sair da nave e pedir ajuda é passar pelas bizarras sombras que mataram seus amigos.
Setenta e sete dias depois uma nave se aproxima da Marion. É a nave auxiliar Narcisus, com apenas uma ocupante em estase profunda: Ellen Ripley, a única sobrevivente do rebocador comercial Nostromo. Vou confessar que vibrei quando ela apareceu. Quem não vibraria quando nossa principal heroína aparece? Confusa, sofrendo do longo efeito da hibernação, ela descobre que passou mais de trinta anos na câmara. Por alguma razão, sua nave foi em direção do sinal de socorro da Marion e atracou. O cenário não podia ser pior, como explica Hoop. É então que ela percebe que o terrível pesadelo que viveu na Nostromo era realidade. E terá que viver tudo de novo.
A história aqui apresentada por Tim Lebbon resgata os elementos que tornaram a criatura do Alien famosa e fizeram de seus dois primeiros filmes clássicos absolutos. Aquele ambiente claustrofóbico, as pessoas morrendo uma a uma. Sabemos que Ripley vai sobreviver, por conta dos filmes, mas ficamos naquela expectativa: quem da Marion vai sobreviver? Vai restar alguém? E na superfície, o que aconteceu em LV-178? Por que havia aliens lá embaixo? E Ripley? Como ficam suas promessa à filha Amanda?
Felizmente, o autor não nos deixa na expectativa à toa. As respostas virão conforme você lê, mas prepara para sobreviver à tensão. Hoop, Ripley e o que restou da tripulação da Marion bolam um plano perigoso para poderem escapar da nave à deriva, incluindo descer na superfície de LV-178 e enfrentar aquelas coisas em seu ninho. E aí, teria coragem? Fiquei com muita pena da Ripley, porque além de estar atormentada pelas terríveis experiências da Nostromo, sua nave não chegou por acidente à Marion. Ela trouxe um acompanhante indesejado que vai causar muitos problemas à bordo. Vou deixar você pensando em quem pode ser... (spoiler, não é o gato Jonesy!).
O livro está bem escrito, com pouco problemas de revisão. A tradução tem algumas falhas, com nomes que poderiam ter sido traduzidos e não foram, mas no geral está boa, tendo sido feita pela Camila Fernandes.
Obra e realidade
Conforme lia Surgido das Sombras, percebi que este é um enredo muito melhor do que aqueles que Ridley Scott nos deu com Prometheus e Alien Covenant. Tim Lebbon soube casar os elementos famosos com novos personagens, trazendo uma trama sólida, sem pontas soltas, personagens diversos e com características distintas, por mais rápida que seja sua passagem pelas páginas.Outra coisa, você não precisa ter lido Alien, de Alan Dean Foster para acompanhar este livro. Se souber o enredo de O Oitavo Passageiro, já sabe o suficiente para ler esse aqui. São obras independentes e mesmo quem não lembre muito bem do primeiro filme vai conseguir acompanhar muito bem.
Tim Lebbon é um escritor britânico de terror e dark fantasy.
PONTOS POSITIVOS
Ripley
LV-178
Tripulação da Marion
PONTOS NEGATIVOS
Violência
Alguns problemas de tradução
Pode ser devagar em algumas partes
Ripley
LV-178
Tripulação da Marion
PONTOS NEGATIVOS
Violência
Alguns problemas de tradução
Pode ser devagar em algumas partes
Avaliação do MS?
Apesar de ter alguns problemas de tradução (como doctor traduzido como doutora e não médica), Surgido das Sombras consegue entregar uma história com começo, meio e fim e ainda te deixa na esperança, no desespero, no nojo profundo, tudo ao mesmo tempo. Conseguiu também ser uma história melhor do que os recentes filmes da franquia, então se você procura reviver aquelas sensações de o Oitavo Passageiro, pode se jogar nessa leitura aqui. Quatro aliens para o Alien e uma forte recomendação para você ler também.Até mais!
Uau, esta resenha conseguiu me deixar curiosa!
ResponderExcluirPoderiam filmar esta série de livros no lugar do que andaram fazendo com Alien...
Realmente Tim Lebbon escreveu a melhor história desde Alan Dean Foster, pois Prometheus e Alien Covenant foram decepções que não fizeram nem de longe justiça aos 3 primeiros filmes. Achei perfeita a captura da tensão, suspense e terror que foi o top do livro 1 e do filme 1. Comprei só por que sou fã da saga e já vi quase tudo, filmes, quadrinhos livros e fiquei surpreso. Se arrumarem um bom diretor, bons atores, [Sigourney Weaver é insubstituível como Ripley] uns efeitinhos especiais, esta Trilogia será um novo Blockbuster. Parabéns pela resenha e a trilogia + 1 poster está baratinha no Submarino: 49,90 paus.
ResponderExcluir