10 coisas que você não sabia sobre Matrix

Este é daqueles filmes que revolucionam a época em que são lançados. Matrix (1999), das irmãs Wachowski, é a prova de que é possível sim ter um filme de ação e filosofia, algo que os executivos dos estúdios da época não achavam ser possível. Com ampla experiência escrevendo quadrinhos para a Marvel, as irmãs tiveram que se rebolar para provar que o conceito do longa era vendável.

10 coisas que você não sabia sobre Matrix

O longa teve um orçamento de 63 milhões de dólares e faturou ao todo cerca de 463 milhões em bilheteria. Entrou para a lista dos filmes mais vistos da história e ganhou três continuações - que desagradaram a muita gente - em 2003 e 2021. O longa ganhou, ao todo, 32 prêmios, incluindo quatro Oscars da Academia.

10. Warner Bros.
Inicialmente, a Warner não queria que as irmãs dirigissem o longa. O estúdio queria alguém mais experiente para um filme deste porte. Por isso, elas precisaram mostrar serviço antes de pegarem a cadeira de direção e assim escreverem e dirigiram o longa Ligadas pelo Desejo (1996), que teve um sucesso modesto na época. Quando chegou o momento de fazer Matrix, elas ainda entregaram um storyboard de 600 páginas, cena a cena, desenhado por Geof Darrow e Steve Skroce para convencer os executivos.

9. Ninguém queria fazer
Russell Crowe, Sean Connery e Samuel L. Jackson foram sondados para serem Morpheus e recusaram o papel. Tom Cruise, Johnny Depp e Leonardo DiCaprio também recusaram o papel de Neo. Will Smith disse na época que considerou o filme muito estranho e que a cena do Neo desviando das balas era muito complicada, portanto desistiu do papel para fazer Wild Wild West.

8. Austrália
O longa foi filmado em Sidney, Austrália, tanto as cenas da cidade dentro da Matrix quanto a vista da cidade em ruínas que Morpheus mostra a Neo. O motivo para isso foi bem simples: os impostos e custos de locação eram bem menores. Porém todas as ruas cujo nome aparece são de Chicago.

7. Filtro verde
O motivo para a Matrix parecer estranha é o filtro verde utilizado pelas diretoras. Em algumas locações, elas pediram a completa remoção de qualquer detalhe em azul ou vermelho. A ideia era passar a impressão para o expectador que ele via a Matrix através de um monitor. Já as cenas que se passam no mundo real, na Nabucodonosor possuem um filtro azul.

6. Lição de casa
Para se preparem para o papel e entenderem o conceito da Matrix, as diretoras pediram que os atores lessem alguns livros: Simulacros e Simulação, de Jean Baudrillard; Out of Control: The New Biology of Machines, Social Systems, & the Economic World, de Kevin Kelly e; Introducing Evolutionary Psychology, de Dylan Evans e Oscar Zarate. Pode reparar que o lugar onde Neo esconde seu software ilegal é em um livro de Baudrillard.

5. 10 dias
A cena em que Neo e Trinity entram no saguão de um prédio e começa um tiroteio intenso não teve nenhum efeito especial gerado por computador. Foram dez dias diretos de gravação para chegarem àquele resultado. E no final, a placa se soltando de uma pilastra não estava prevista, mas foi deixada de propósito na cena para completar o cenário de destruição. Outra curiosidade é que a cena inteira sincroniza perfeitamente com o Mambo nº 5.

4. Cirurgias
Pode notar que Neo dá poucos chutes no primeiro filme. Keanu Reeves tinha passado por uma cirurgia na região cervical, o que o impossibilitava de fazer amplos movimentos por no mínimo quatro meses. O coordenador de lutas acabou por modificar todas as cenas do ator por conta disso. Keanu ainda perdeu 15kg para a cena em que Neo acorda da Matrix. Hugo Weaving também passou por uma cirurgia, desta vez no quadril, depois de se machucar feio no treino de artes marciais, o que também alterou completamente o calendário da equipe. Suas cenas de luta foram as últimas a ser filmadas para dar tempo ao ator de se recuperar.

3. Roupa barata
Devido aos custos da produção, a equipe de figurino precisou improvisar com tecidos baratos na hora de confeccionar as roupas dos atores. Courino, polyester e PVC, a menos de 3 dólares o metro, foram utilizados nos casacos e macacões usados especialmente por Trinity e Neo. As roupas de algodão da Nabucodonosor foram envelhecidas, esgarçadas e repuxadas para parecerem tecido velho.

2. Switch
A personagem Switch, interpretada por Belinda McClory, não tem esse nome à toa. A personagem original era composta por um par de atores andróginos. Na vida real, era um cara e na Matrix era uma mulher (papel para o qual Belinda fez o teste). Porém a Warner Bros. não curtiu a ideia e Switch foi retratada como mulher no longa inteiro.

1. Nightclub
O S&M, clube onde Trinity encontra Neo, logo no começo do filme, é um lugar real. Ele se chama Hellfire Club e fica em Sidney. As irmãs Wachowski pediram aos frequentadores que usassem seus figurinos e agissem como sempre agiram no lugar, enquanto elas rodavam a cena. E assim eles fizeram.

Neo parado diante da cabine da telefônica e o fone balançando

Bora tomar a pílula vermelha?

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Pronto, agora eu só consigo assistir Matrix vendo Switch como sendo um homem no mundo real! Mais uma ideia bacana não aproveitada devido a mentalidade tacanha dos produtores...

    ResponderExcluir
  2. Deixar de fazer Matrix para fazer Wild Wild West deve assombrar o Will Smith até hoje.
    Sobre a coisa das cirurgias talvez esse seja o motivo porque eu gosto das lutas do primeiro filme. Os socos tem uma mão mais pesada em que você sente o impacto (ao contrário dos chutes altos da Trinity que tem barulho de chicote e parece não ter impacto nenhum). Isso deve ser justamente porque eles não podiam dar chutes muito malucos.

    Sobre a Swift eu fiquei com mixed feelings. Eu sempre achei a personagem super maneira, mas meio triste porque ela quase não tem falas. Acharia super interessante se ela fosse trans, mas ficaria muito puta da personagem trans tivesse poucas falas e morresse daquele jeito. Acho que me sentiria ultrajada. Então acho melhor que não foi.
    Se for para ser pela metade, melhor deixar para outra ocasião.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)