4 dicas para você se organizar hoje!

Uma das primeiras coisas que um blogueiro devia fazer para se manter firme na blogagem é se organizar. E infelizmente nem todo mundo consegue, a pessoa se atropela, desanima, desiste e temos mais um blog caindo no mar do esquecimento. Organização exige constância, então se for adotar um método para se organizar precisa mantê-lo funcionando. Hoje eu trouxe umas dicas que me ajudam muito e que pode ajudar você também.

4 dicas para você se organizar hoje!

Ao longo de tantos anos de blogagem, eu já testei de tudo para me organizar. De caderno, a bloco de notas, a Evernote, smartphone. Tudo. E cheguei a alguns métodos que funcionam. Mas que funcionam pra mim. Pode ser que para você seja necessário adaptar ou que nem funcionem. Comecei a dar algumas dessas dicas pelo Twitter, mas achei melhor centralizar em um post só para ajudar todo mundo que precisa. E outra coisa: mesmo que você não blogue, essas dicas podem te ajudar no trabalho ou nos estudos.

Tenha um caderno sempre à mão
Quando temos uma ideia para blogar, o ideal é sentar e escrever a respeito. Mas e se você estiver longe do computador? Você pode tentar manter um caderno, nada grande, pode ser um caderno de notas ou um caderno do tamanho de um Moleskine, mas que seja cômodo para carregar e para usar diariamente. Algo que esteja ali, sempre por perto. Teve alguma ideia boa, sente e escreva. Não confie na memória, pois você vai esquecer, mais cedo ou mais tarde.

O Evernote
Gosto muito do Evernote e uso muito quando preciso guardar textos maiores que simples notas. Tive a ideia do post, anotei, aí chega a hora de pesquisar. Neste caso, o Evernote é um sistema muito prático. Você pode abrir um caderno apenas para seu blog e criar tags para especificar o tipo de informação. Sugiro também que use a extensão do Evernote no navegador, o Webclipper, que faz essa anotação super rápido, sem que você precise de ctrl+C ctrl+V.

Google Keep
Este é um daqueles aplicativos que poucas pessoas conhecem, mas que quebram aquele galho na necessidade. Sempre que preciso escrever uma nota rapidamente, estou na rua, não dá pra sacar o caderninho da bolsa, eu uso o Keep. Ele é um sistema de notas que sincroniza com todos os dispositivos que você tiver conectados. Então, se estou na rua e preciso anotar algo, o Keep é minha opção e assim que eu sentar na frente do computador, a nota estará lá no Chrome. Ele já veio no meu smartphone, então se você tem um Android das versões mais recentes, é provável que o tenha também.

Uso o Keep pra muitas coisas, especialmente lista de compras. Ele permite que você crie listas para poder eliminar o item depois, além de mudar a cor da nota. E também pode te avisar se você precisar lembrar de algo.

Use o gravador de voz
A ideia de usar o gravador de voz veio da preguiça. Eu tive uma ideia para um post numa noite fria, em que eu estava quentinha na cama, lendo e sem acesso a nenhum caderno. Como não queria digitar na tela pequena do celular, abri o gravador de voz e voilá! Percebi que era muito mais fácil fazer isso do que abrir um caderno, um bloco, escrever. Depois percebi o quanto isso é útil na rua. Vai passar a impressão que você está falando no celular, ao invés de ficar parada escrevendo alguma coisa e não vai atrapalhar o caminho de ninguém. O gravador é meio negligenciado, faça o teste e veja como é prático.

Espero que alguma delas te ajude. Se tiver mais alguma coisa que funciona, compartilhe nos comentários.

Até mais!

Leia também:
A Learning Secret: Don’t Take Notes with a Laptop

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)