Retrospectiva literária 2014

Diário da capitã, data estelar 68445.9. É Natal na nave, portanto paramos no estaleiro orbital da Terra para as festividades e liberei a tripulação para a superfície até o início do próximo mês. Aproveitei para olhar no computador como foram minhas leituras de 2014 para completar meu diário de bordo e fazer uma retrospectiva.





Ano passado eu li 76 livros. Comparado a 2012, onde eu li uns 30, foi um fenômeno. Então eu tinha me colocado uma meta de ler 100 livros em 2014. E eu consegui...................... ler 64. Fiquei triste de verdade por não ter conseguido ler mais do que o que tinha lido no ano passado, mas eu defendi um mestrado este ano, o que me impediu de aumentar as leituras como gostaria. Chegou um momento em que precisei descansar a mente por causa de uma baita ressaca literária e dei um tempo nas leituras. Mas em todo caso, o resultado está listado abaixo, retirado do Skoob. Quem quiser, aliás, pode me achar por lá.


A maioria é de ficção científica, claro. Como já disse outras vezes, tenho uma dificuldade imensa de ler qualquer coisa que não seja ficção científica ou fantasia. Se leio é porque é algo muito bom, que realmente prendeu minha atenção. Mas no geral, não é o que acontece. E também a grande maioria foi de ebooks. O Kindle é mesmo um salvador de contas bancárias, porque nem se compara com anos anteriores onde lia pouco porque não podia pagar pelos livros. Ainda não posso pagar por alguns, mas com o tempo tudo se ajeita.

Quais livros de papel eu li este ano?

Hoje em dia, depois do Kindle, só compro livros que, realmente, serão uma boa aquisição e livros técnicos. Não tem coisa pior que estudar, precisando ir e voltar num livro usando o Kindle. Neste sentido, ele ainda não é muito prático. Mas fiquei feliz com os livros que comprei, principalmente por serem muito bons e bonitos.


E neste momento, o que estou lendo?

Eu tenho a mania de ler vários livros ao mesmo tempo. Isso porque eu não gosto de esperar para ler o próximo, então leio vários. E não misturo os enredos. Mas também demoro mais para terminar todos eles.

  • O Velho e O Mar (ebook)
  • Metanfetaedro
  • A Menina Submersa
  • Ancillary Justice
  • Star Wars - Herdeiro do Império

Ainda vou tentar ler 100 livros para o próximo ano. Se as ressacas literárias não forem tão severas, acredito que consiga bater a meta. Peço desculpas adiantadas para as pessoas que me pediram uma opinião sobre contos ou coletâneas, pois não tive tempo, cabeça ou ambos para ver isso. Espero dar uma adiantada nas leituras agora em 2015 e mandar uma resposta para todos.

No mais, espero que em 2015 você leia bastante, divirta-se com a ficção científica, fantasia e com todos os gêneros que curte, tanto nos livros, quanto no cinema e na TV. Deixe dicas de bons livros e filmes no decorrer do ano. Que esteja com as pessoas que ama e que seja muito feliz.


Até mais!

Form for Contact Page (Do not remove)