Resenha: O Caminho Jedi, de Daniel Wallace

O Templo Jedi pode ter sido destruído, os jedis exterminados, mas a Força sempre acha um caminho. O Caminho Jedi é um daqueles livros que é obrigatório na estante de qualquer fã e estudioso da Força, alguém que queira saber mais sobre as origens dos Jedi e os riscos de se cair para o lado sombrio. Portanto, comece a escolher as peças do seu sabre e coloque este livro embaixo do braço.

O livro
O livro é um manual para estudantes da Força. Ele foi encontrado entre os artefatos adquiridos em uma nave de salvamento Squib, perto das ruínas de Byss e é uma das descobertas mais fascinantes desde a abertura da nova Academia Jedi. Ele é gasto, tem partes rasuradas, mas é uma relíquia de um tempo esquecido e há muito perdido da história jedi.

Resenha: O Caminho Jedi, de Daniel Wallace

Vários donos já o tiveram à mão: Mestre Yoda, Thame Cerulian, Dookan, Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Ahsoka Tano, Darth Sidious e, por fim, Luke Skywalker. Temos nele a Parte I, destinada à introdução à Ordem Jedi, seu código e história. A Parte II é sobre o Jedi Iniciado e como é sua vida e treinamento, os trajes adequados e os três pilares dos Jedi. Parte III é destinada aos padawans e a Parte IV é destinada ao Cavaleiro Jedi, sua função, as diversas área de trabalho, como adotar um padawan e um pouco sobre a história dos Sith.

Há muito tempo que eu não via um livro tão bonito. Não apenas na qualidade das ilustrações, mas como à atenção dada à qualidade do papel e ao corte da brochura - dando a impressão de ser um livro artesanal. A capa é um luxo, parecendo ser de tecido, com detalhes em prata no título e no símbolo dos jedi. A letra de cada um dos leitores do livro é diferentes, bem como a cor. Apenas a letra de Darth Sidious ficou um pouco rebuscada demais, sendo difícil de compreender em alguns momentos, mas de resto as letras são compreensíveis. É também uma verdadeira aula de história, pois conta a história da ordem desde a sua fundação, séculos antes da própria República.

Podemos ver pelas anotações que Anakin se demonstra super curioso com o Lado Sombrio, perguntando-se o que poderia haver do outro lado que era tão atraente. Yoda faz anotações do tipo "atualizada essa deve ser", ao perceber que faltam dados. Cada capítulo é escrito por um mestre ou grande mestre da ordem. Ficamos sabendo, por exemplo, que a Ordem Jedi não é a única que estuda a Força e dá exemplo de algumas como Os Sábios Baran Do.

Também é possível saber que não existem apenas cavaleiros jedi combatendo o mal pela galáxia. Existem aqueles que são destinados aos ensinamentos médicos, a agricultura e à diplomacia. Temos inclusive a presença de sentinelas Jedi, que são treinados para lidar com o inesperado. Mas acredito que o mais legal do livro, que não é muito grande, é saber um pouco mais sobre os pensamentos internos de cada personagem. Saber o que eles achavam, apontando pontos fortes e fracos, fazendo comentários irônicos ou tendo pensamentos estranhos, como os de Anakin. É como se você pegasse o livro de um amigo seu e ele estivesse todo anotado nas margens.

Parte interna do livro

O livro se apresenta em capa dura e papel pólen no miolo. A impressão é colorida e muito agradável de acompanhar. A tradução de Raquel Novaes ficou ótima e não há problemas de revisão ou diagramação no livro.

Obra e realidade
A Bertrand Brasil está de parabéns pelo capricho do livro. A impressão é de alta qualidade e as ilustrações são lindas, mostrando jedi não apenas humanoides, como alguns que vivem em ambiente diferentes e como devem ostentar as insígnias da ordem. É um livro relíquia, um guia de referência para ficar sempre à mão, pois seus ensinamentos não são apenas para a Ordem Jedi. Seus ensinamentos podem ser utilizados no dia a dia, sem problema.

Força, Conhecimento e Autodisciplina não são coisas apenas para ficar em livros. Por que não se apoiar neles para ser uma pessoa melhor? É este o tipo de recado que o livro passa. Mesmo sabendo da existência do Lado Sombrio e de suas tentações, é ainda possível enxergar a luz da sabedoria e da temperança.

Daniel Wallace

Daniel Wallace é um escritor norte-americano, autor de vários livros dentro do universo de Star Wars.

PONTOS POSITIVOS
História Jedi
A Força
Ótima impressão e acabamento
PONTOS NEGATIVOS

Letra de Darth Sidious pode ser ruim de ler


Título: O Caminho Jedi
Título original: The Jedi Path
Autor: Daniel Wallace
Tradutora: Raquel Novaes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 160
Ano de lançamento: 2013
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Um livro épico. Um livro obrigatório para qualquer fã de Star Wars e que queira se aprofundar nos estudos da Força. O preço original dele é meio carinho (vi alguns por mais de 50 reais), porém não dá para deixar de colocar as mãos nesta verdadeira aula de história. Se está interessado em ingressar na Ordem Jedi, melhor começar seus estudos, e rápido.

Que a Força esteja com você!

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)