Resenha: O Caminho Jedi, de Daniel Wallace

sábado, outubro 11, 2014

O Templo Jedi pode ter sido destruído, os jedis exterminados, mas a Força sempre acha um caminho. O Caminho Jedi é um daqueles livros que é obrigatório na estante de qualquer fã e estudioso da Força, alguém que queira saber mais sobre as origens dos Jedi e os riscos de se cair para o lado negro. Portanto, comece a escolher as peças do seu sabre e coloque este livro embaixo do braço.




O livro
O livro é um manual para estudantes da Força. Ele foi encontrado entre os artefatos adquiridos em uma nave de salvamento Squib, perto das ruínas de Byss e é uma das descobertas mais fascinantes desde a abertura da nova Academia Jedi. Ele é gasto, tem partes rasuradas, mas é uma relíquia de um tempo esquecido e há muito perdido da história jedi.


Vários donos já o tiveram à mão: Mestre Yoda, Thame Cerulian, Dookan, Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Ahsoka Tano, Darth Sidious e, por fim, Luke Skywalker. Temos nele a Parte I, destinada à introdução à Ordem Jedi, seu código e história. A Parte II é sobre o Jedi Iniciado e como é sua vida e treinamento, os trajes adequados e os três pilares dos Jedi. Parte III é destinada aos padawans e a Parte IV é destinada ao Cavaleiro Jedi, sua função, as diversas área de trabalho, como adotar um padawan e um pouco sobre a história dos Sith.

Há muito tempo que eu não via um livro tão bonito. Não apenas na qualidade das ilustrações, mas como à atenção dada à qualidade do papel e ao corte da brochura - dando a impressão de ser um livro artesanal. A capa é um luxo, parecendo ser de tecido, com detalhes em prata no título e no símbolo dos jedi. A letra de cada um dos leitores do livro é diferentes, bem como a cor. Apenas a letra de Darth Sidious ficou um pouco rebuscada demais, sendo difícil de compreender em alguns momentos, mas de resto as letras são compreensíveis. É também uma verdadeira aula de história, pois conta a história da ordem desde a sua fundação, séculos antes da própria República. Abaixo, veja algumas páginas do livro. Note nas anotações nos cantos.






Podemos ver pelas anotações que Anakin se demonstra super curioso com o Lado Negro, perguntando-se o que poderia haver do outro lado que era tão atraente. Yoda faz anotações do tipo "atualizada essa deve ser", ao perceber que faltam dados. Cada capítulo é escrito por um mestre ou grande mestre da ordem. Ficamos sabendo, por exemplo, que a Ordem Jedi não é a única que estuda a Força e dá exemplo de algumas como Os Sábios Baran Do.

Também é possível saber que não existem apenas cavaleiros jedi combatendo o mal pela galáxia. Existem aqueles que são destinados aos ensinamentos médicos, a agricultura e à diplomacia. Temos inclusive a presença de sentinelas Jedi, que são treinados para lidar com o inesperado.


Ficção e realidade
A Editora Bertrand Brasil está de parabéns pelo capricho do livro. A impressão é de alta qualidade e as ilustrações são lindas, mostrando jedi não apenas humanoides, como alguns que vivem em ambiente diferentes e como devem ostentar as insígnias da ordem. É um livro relíquia, um guia de referência para ficar sempre à mão, pois seus ensinamentos não são apenas para a Ordem Jedi. Seus ensinamentos podem ser utilizados no dia a dia, sem problema.

Força, Conhecimento e Autodisciplina não são coisas apenas para ficar em livros. Por que não se apoiar neles para ser uma pessoa melhor? É este o tipo de recado que o livro passa. Mesmo sabendo da existência do Lado Negro e de suas tentações, é ainda possível enxergar a luz da sabedoria e da temperança.

Pontos positivos
História Jedi
A Força
Ótima impressão e acabamento
Pontos negativos

Letra de Darth Sidious pode ser ruim de ler


Título: O Caminho Jedi
Título original: The Jedi Path
Autor: Daniel Wallace
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 160
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
Um livro épico. Um livro obrigatório para qualquer fã de Star Wars e que queira se aprofundar nos estudos da Força. O preço original dele é meio carinho (vi alguns por mais de 50 reais), porém não dá para deixar de colocar as mãos nesta verdadeira aula de história. Se está interessado em ingressar na Ordem Jedi, melhor começar seus estudos, e rápido.

Que a Força esteja com você!

Já que você chegou aqui...

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris