Resenha: Manual de assassinato para boas garotas, de Holly Jackson

Esse livro vinha surgindo na TL ocasionalmente e eu sempre passava reto. Mas de repente me vi pegando para ler já que vi na descrição que era um thriller de investigação, um gênero que sempre curti e fazia tempo que não lia. O diferencial aqui é que a investigação é feita por uma garota do ensino médio, fã de true crime, em uma cidadezinha da Inglaterra. Pippa planeja rever o caso de um assassinato famoso da cidade e, quem sabe, limpar o nome de um inocente.

O livro
Pippa Fitz-Amobi é uma adolescente que cursa o ensino médio na pequena cidade inglesa de Little Kilton, marcada pelo desaparecimento e assassinato de uma jovem bastante popular Andie Bell, cinco anos antes. Toda a comunidade ficou traumatizada com o trágico fim de uma jovem bonita, cheia de vida, com um futuro pela frente. O assassino? Sal Singh, seu namorado, que confessou tudo ao pai por uma mensagem de texto e depois se matou num bosque próximo.

Resenha: Manual de assassinato para boas garotas, de Holly Jackson

Mas Pip não está convencida dessa versão. Algo nessa história toda de Sal ser um assassino suicida a incomoda. Assim, ela adota como projeto de escola estudar o caso, entrevistar testemunhas, refazer os passos dos envolvidos e, quem sabe, conseguir respostas. Para Pip, a imprensa e a própria polícia foram levianas em suas próprias investigações. Todo mundo aceitou que Sal Singh era culpado e pronto, caso resolvido.

Pip é uma grande personagem. Inteligente, obstinada, focada, até obcecada, eu diria. Do tipo que não larga o osso mesmo. Ela sabe que pode acabar incomodando as pessoas, mas não desiste até conseguir a informação que quer. Por exemplo, a família Singh ainda vive na cidade e sofre com o preconceito dos moradores. O irmão mais novo de Sal, Ravi, não conseguiu ir para a faculdade, trabalha fora de Little Kilton, porque não aguenta os olhares dos vizinhos. Mas Pippa não liga para os que os outros dizem. Em sua cabeça Sal é inocente e a ajuda de Ravi é crucial, então vai até a casa da família, transformando Ravi em um dos poucos aliados que têm.

Acredito que um bom thriller de investigação deva ser aquele que te segura na leitura e a torna impossível de largar. Pois este livro é exatamente deste jeito. Eu simplesmente não conseguia parar, pois a forma como a autora coloca os fatos e as descobertas de Pip, intercalando as anotações pessoais dela com a narração em terceira pessoa, torna tudo tão interessante, você quer tanto saber o que vai acontecer, que não consegue parar de ler. Certifique-se de poder agarrar essa leitura num dia em que não precise acordar cedo no seguinte!

Todos em sua órbita ficavam tão encantados que não notavam a maldade à espreita. Não até que fosse tarde demais.

Andie Bell começa a se mostrar uma pessoa diferente daquela que foi pintada pela mídia e pela família depois de seu desaparecimento. Nenhum corpo foi encontrado, mas cinco anos depois não havia mais motivos para crer que ela estaria viva. Ou havia? As coisas que Pippa vai descobrindo conforme investiga o caso são perturbadoras. Nem eu imaginava algumas coisas que ela acaba desenterrando. A autora foi ousada, perspicaz e não teve qualquer pena de suas leitoras conforme o livro avança.

Sabe aquela história de que ninguém é o que realmente parece ser? Então, aqui isso é bastante verdade para a maioria dos personagens. E ainda que sejam vários, a autora conseguiu distinguir cada um o suficiente para que você não confunda as vozes, nem ache cansativo ler cada passagem. É impressionante quantos segredos podem caber numa pessoa. Pippa também se espanta com as coisas que descobre e sabe que está chegando perto quando passa a sofrer ameaças.

Foi interessante a autora ter mostrado Pippa como a adolescente que é. Ela também comete erros aqui e ali e subestima algumas pessoas, algumas situações, até mesmo se colocando em risco. Sua escrita é precisa e cheia de nuances que retornarão mais pra frente ou até mesmo no próximo livro. Adoro tentar desvendar os mistérios antes dos protagonistas, mas aqui a autora me pegou de jeito. É muito fácil gostar da Pip, assim como é fácil querer sacudir a garota para ela cair na real às vezes. Ela pode ser impulsiva, obcecada, inteligente e sem noção, o que vai colocá-la em vários problemas, alguns muito perigosos.

Mas já aprendi a lição. Ao pegar alguém mentindo sobre uma garota que foi assassinada, a melhor coisa a se fazer é perguntar à pessoa por quê.

Li o ebook e não o livro físico, mas tirando um ou outro errinho de digitação, ele está bem diagramado e revisado. A tradução foi de Diego Magalhães e Karoline Melo e está ótima.

Obra e realidade
O que é mais interessante do livro de Holly é o quanto ele parece real. Fiquei com a impressão de que ele não seria diferente de nenhum outro caso complicado de homicídio da vida real. Conforme Pippa desenrola esse crime tão complicado e percebe o quanto a polícia foi relapsa, fica fácil perceber que inspiração não faltou para escrever sobre falhas da polícia, exploração da mídia e condenação sumária por parte da sociedade.

Além de focar na investigação e no paradeiro de Andie, o livro também é sobre isso, sobre os pré-julgamentos, sobre como a mídia, a sociedade, a própria polícia podem se tornar juiz, carcereiros, carrascos. Assim que chegamos ao fim percebemos que se a polícia tivesse feito seu trabalho corretamente teria descoberto o caso, quem sabe salvando várias pessoas no processo.

Holly Jackson

Holly Jackson é uma escritora inglesa.

Quanto mais tenho que mentir, mais fácil fica.

PONTOS POSITIVOS
Pippa e Ravi
Thriller de investigação
Eletrizante
PONTOS NEGATIVOS
Violência


Título: Manual de assassinato para boas garotas
Título original em inglês: A Good Girl's Guide to Murder
1. Manual de assassinato para boas garotas
2. Boa garota, segredo mortal
3. Boa garota nunca mais
Autora: Holly Jackson
Tradutores: Diego Magalhães e Karoline Melo
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Ano de lançamento: 2022
Onde comprar: na Amazon!


Avaliação do MS?
Eu não estava preparada para essa leitura! Comecei sem saber quase nada, sem qualquer perspectiva e me vi lendo até tarde, mesmo tendo que acordar cedo no dia seguinte. Já providenciei a leitura dos dois livros seguintes porque não dá para sair de Little Kilton por enquanto. Quatro aliens e uma forte recomendação para você ler também!


Até mais! 📚

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Confesso que eu via o título por aí e não me interessava muito por esse livro, mas sua resenha me fez ter muita vontade de ler! Obrigada, Capitã!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)