10 melhores atuações em filmes de ficção científica

O cinema de ficção científica está repleto de boas atuações, ainda que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dificilmente indique alguém para o prêmio de Melhor Atriz/Ator em filmes deste gênero. Resolvi então listar as minhas atuações preferidas numa lista nada pretensiosa apenas porque sim. São atrizes e atores que chamaram a atenção em papéis desafiadores e que entregaram um trabalho espetacular.

10 melhores atuações em filmes de ficção científica

Lembrando que esta lista é pessoal. São minhas escolhas e não a lista definitiva do universo conhecido. Coloque suas atuações preferidas nos comentários. Vamos lá!

Linda Hamilton – O Exterminador do Futuro 2 (1991)

Em um dos melhores papéis de sua carreira, Hamilton revive sua personagem no primeiro filme, mas desta vez totalmente transformada pelas revelações que lhe foram feitas por Kyle Reese. Sarah Connor tornou-se paranoica, super protetora do filho, a ponto de ser enviada para um hospital psiquiátrico. Quem acreditaria em uma mulher que diz que o fim do mundo está chegando, que vamos enfrentar o dia do julgamento final?

Richard Dreyfuss – Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
Richard Dreyfuss

Demora um pouco pra gente entender o que está acontecendo neste grande clássico de scifi. Mas inicialmente nós pensamos que o personagem de Dreyfuss está doido. Roy Neary teve um encontro noturno com um OVNI e isso o deixa tão obcecado que ele começa a fazer loucuras, como encher a sala de jantar da família de terra para reconstruir uma formação natural sem qualquer explicação. Um dos melhores momentos do ator.

Ethan Hawke – Gattaca (1997)
Ethan Hawke

Em uma interpretação melancólica e, ao mesmo tempo, esperançosa, Hawke entrega um personagem complexo, cheio de sonhos, mas que foi definido com base em seu DNA em um futuro onde a genética é usada para definir toda a vida de um indivíduo. Ele precisa apagar sua existência para assumir a vida de outro homem para driblar o sistema na esperança de poder chegar ao espaço.

Jim Carrey – O Show de Truman (1998)
Jim Carrey

Conhecido por suas comédias escrachadas, Carrey surpreendeu o público com uma atuação sensível e melancólica de Truman, a estrela de um reality show amado pelo público do mundo todo. Só que tem um problema: Truman não sabe que é o protagonista. Toda a sua vida é uma mentira. Ainda assim, com todo o drama de uma vida falsa, ele sonha em ganhar o mundo e em ser amado de verdade. Pode não ter ganhado um Oscar, mas levou o Globo de Ouro de Melhor Ator.

Ian Holm – Alien (1979)
Ian Holm

É muito curioso observar a atuação de Holm como o androide Ash, oficial de ciências da Nostromo. Ele é muito humano. Cheio de neuroses, de fraquezas, com um comportamento passivo-agressivo em relação a seus companheiros. Holm entrega uma pessoa artificial tão cheia de nuances que acaba sendo uma surpresa quando descobrimos que ele na verdade é um sintético.

Sam Rockwell – Lunar (2009)
Sam Rockwell

Rockwell basicamente interpreta o único personagem por boa parte do filme. Enquanto colhe minerais na Lua, vemos como a solidão e o isolamento começam a afetá-lo. Porém, após um ferimento na cabeça, ele passa a ver um duplo e começa a questionar sua realidade, quem sabe até sua própria sanidade. Ele consegue entregar muitas emoções conflitantes, além de ser uma atuação muito comovente.

Amy Adams – A Chegada (2016)
Amy Adams

A dra. Banks é uma das minhas personagens favoritas da ficção científica. Sinto que A Chegada já se tornou um novo clássico, um filme que vai levantar diversas discussões no futuro próximo. A linguista se torna responsável por decifrar um idioma alienígena capaz de mudar a arquitetura do cérebro. Que tipo de descobertas poderíamos fazer com esse tipo de capacidade? Como conviver com seu futuro sabendo que você sofrerá muito nos anos que virão?

Rutger Hauer – Blade Runner (1982)
Rutger Hauer

Um dos monólogos mais conhecidos da história do cinema, o filme noir que foi um grande fracasso de bilheteria nos deu um dos personagens mais complexos da ficção científica. O androide Roy Batty queria apenas viver mais, queria ter a chance de exceder sua data de fabricação. Quando está perto de morrer, ele demonstra uma humanidade que assusta até mesmo o caçador pago para desativá-lo.

Charlize Theron – Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Charlize Theron

A atuação impressionante de Theron como a Imperatriz Furiosa no quarto filme da franquia Mad Max animou o público fã de road movies que começou a pedir por mais Furiosa, tanto que uma história de origem sobre ela chega aos cinemas em 2024. Furiosa conseguiu ganhar uma posição de importância dentro de um universo violento, mas sem deixar de perder a esperança por dias melhores.

Sigourney Weaver - Aliens (1986)
Sigourney Weaver

Weaver estava tão bem reprisado o papel de Ripley em Aliens que ganhou uma indicação ao Oscar pelo papel. Não é todo dia, mesmo na atualidade, que vemos uma atriz em um papel em um filme de ficção científica ganhar tal reconhecimento. Tendo liberdade para moldar a personagem como queria, Weaver sedimentou a personagem no imaginário do público e abriu caminho para várias heroínas que viriam depois.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Boa noite!
    São realmente atuações muito boas. As que mais me chamaram a atenção foram a de Richard Dreyfuss, que conseguiu expressar tão bem a confusão de sua personagem, que conseguimos sentir a angústia expressada.
    Amy Adams da mesma forma consegue mostrar o conflito de sua personagem, fazendo-nos não desgrudar os olhos da tela durante o filme A Chegada.
    Gostei bastante da sua lista!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive acho que Amy Adams deveria ter ganhado uma indicação ao Oscar, assim como Sam Rockwell, mas a Academia não está preparada para esta conversa. 😅

      Excluir
  2. Queria fazer um complemento, a série Andor derivada de Star Wars está um show a parte em atuação. Sério, uma obra prima as atuações de Stellan Skarsgard, Andy Serkis, Genevieve O'Rylley.

    O monólogo de Stellan Skarsgard:
    https://www.youtube.com/watch?v=LxrRWhkz1gY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas falam muito bem de Andor, mas vai demorar um pouco ainda pra eu poder ver. 🙃

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)