Como criar nomes únicos para personagens

Nomear um personagem pode ser tão importante quando dar um título ao seu livro. E sei que às vezes a gente empaca em dar nomes, sem saber como ou por onde começar, podendo ficar com a escrita totalmente paralisada. Nomear um protagonista, um antagonista, um personagem secundário não é apenas escolher um nome aleatoriamente de uma lista online. Às vezes ele faz toda a diferença no seu enredo e pode torná-lo memorável para quem ler.



Nomear personagens pode ser uma tarefa ingrata. O nome certo, sonoro, com significado, pode te ajudar a explorar melhor a personalidade do personagem, pode torná-lo facilmente identificável para quem lê. Por sua vez, ser muito criativo pode distrair ou até confundir quem está lendo. Um nome equivocado pode fazer os leitores se questionarem o motivo da escolha, pode até fazer o leitor esquecer quem é quem no enredo.

Quando escolhi o nome da protagonista do meu livro Deixe as estrelas falarem, Rosa Okonedo, eu queria um nome que pudesse passar delicadeza e força, algo que desafiasse a lógica de nomes tipicamente futuristas associados com uma história de ficção científica. Uma rosa pode ser bela e delicada, mas carrega espinhos e pode machucar os mais incautos. Um bom nome de personagem pode brincar com essas características de seus personagens, tornando-o memorável para quem lê.

Também tenha em mente que nem todo personagem precisa de um nome. Se o seu protagonista pega um táxi para ir a um determinado lugar, o motorista não precisa de um nome. Pense em um filme ou uma série e veja quantas pessoas cruzam com a protagonista o tempo todo e não são nomeados. Isso faz parte e torna seu trabalho mais fácil também.

Algumas coisas a se considerar:

O gênero do seu enredo
George R.R. Martin modificou vários nomes em inglês para compor sua fantasia baseada na Guerra das Rosas. Tirando um ou outro nome mais reconhecível em A Guerra dos Tronos, a maioria é composta por nomes incomuns mas memoráveis, com Bran ou Sansa. Mesmo quem nunca leu os livros ou acompanhou a série bem por cima reconhece esses nomes.

O tempo do seu enredo
Um enredo vitoriano na agitada Londres não comportaria uma protagonista chamada Ellen Ripley. Nomes como Elizabeth, Mary, Margaret, são muito mais condizentes com o contexto em que você está escrevendo. Mesma coisa um enredo que se passe em uma São Paulo do século XXI. Se você quer que sua protagonista se chame Kaðlín Ingvarsdóttir e não Carla, vai ter que explicar o contexto.

O lugar do seu enredo
O lugar é de extrema importância, pois ele pode determinar a etnia e as origens de seus personagens. Um enredo em uma comunidade do Rio de Janeiro terá nomes muito diferentes daquele que se passe na periferia de Nova York. Uma personagem descendente de japoneses que more no bairro da Liberdade, em São Paulo, vai precisar de um nome diferente de Svetlana.

O contexto do seu enredo
Que tipo de nome para um romance vitoriano você escolheria para seu protagonista? Chuck Lovell ou Armand Ellington? Faz toda a diferença, não faz? Estou explorando temas comuns na literatura para mostrar que faz sim muita diferença como você nomeia seus personagens. Mesma coisa num contexto brasileiro. Chuck Lovell não combina com um capitão do BOPE, mas Roberto Nascimento combina.

Faça buscas
Sabia que Philip Pullman achou o nome da bruxa Serafina Pekkala, da trilogia Fronteiras do Universo, na lista telefônica? Às vezes a gente não sabe onde pode achar um bom nome para um personagem e recorrer a fontes externas pode ser uma boa. Serafina Pekkala tem uma sonoridade interessante, não tem? Uma sugestão é procurar nomes de personalidades do passado e fazer misturas. Gosto muito de procurar nomes em listas de nomes de bebês em outros idiomas, principalmente para enredos de ficção científica.

Aqui tem alguns sites onde você pode criar nome e sobrenome, podendo escolher também a etnia.


Evite nomes semelhantes
Uma vez que os leitores se acostumam com um nome, assim que os olhos batem na primeira letra, eles nem continuam a leitura, já pulam para a próxima palavra. Se você colocar Lauren, Laura e Laurey num enredo, o texto não vai fluir, quem estiver lendo vai se irritar e há uma boa chance dessa leitura ser largada de lado. Não caía nessa armadilha. A menos que exista um sentido dentro do enredo, essas meninas podem muito bem ser Laura, Keyla e Gislaine.

Sempre pesquise um nome no Google e suas origens
Alguns anos atrás, o escritor Jake Arnott criou um vilão em um livro que era um cantor de cabaré em Londres na década de 1960. Ele lhe deu o nome de Tony Rocco. Infelizmente, soube-se mais tarde que havia um verdadeiro Tony Rocco que de fato foi cantor de cabaré em Londres na década de 1960 e ele processou o autor. Se esse personagem Tony Rocco fosse um policial na Londres vitoriana, descendente de italianos, provavelmente não teria tido problema.

Um caso curioso aconteceu com a escritora norte-americana Elizabeth Sims. Em seu livro The Actress, Elizabeth precisava de um nome para um advogado criminal de ascendência japonesa. O nome Gary Kwan surgiu em sua cabeça, ela curtiu e nomeou o personagem assim. Foi só depois que milhares de cópias tinham sido impressas que um leitor de Elizabeth apontou que Kwan é um sobrenome chinês e não japonês. Olhaí de novo a importância de se verificar origens de um nome.

Testes
Pegue um nome qualquer desta lista abaixo:

  • Ann Marie
  • Clive
  • Olívia
  • Hiroshi
  • Cahaya
  • Ratnasari
  • Kyle

E passe 15 minutinhos escrevendo como se fosse essa pessoa com base apenas no nome. Quem é ela, o que faz, se tem algum passatempo, se tem irmãos ou irmãs. Escreva em primeira pessoa mesmo. Às vezes tudo o que você precisa é se acostumar com uma sonoridade para criar um enredo por cima. Se puder, faça a lista toda. Você verá que vai conseguir extrair muito material de apenas uma lista de nomes.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que você pode alterar o nome do seu personagem sempre que quiser durante o processo de edição. Se você acha que o nome atual não combina com o personagem, que não está funcionando, que ele destoa do que o personagem acabou se tornando conforme você escrevia, livre-se dele e crie outro. Use estas dicas para te ajudar a encontrar uma escolha melhor. E lembre-se: o enredo é tão importante quando nomear seus personagens. Não deixe que a empolgação com os nomes dos personagens te faça esquecer da construção do enredo.

Até mais!


Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Muito obrigado pelas dicas... confesso que o nome dos personagens são sempre uma "dor de cabeça" nas minhas histórias de ficção :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)