10 coisas que você não sabia sobre Arquivo X, o Filme

Arquivo X (1998) é o primeiro longa da bem-sucedida franquia de ficção científica dos anos 1990. Os agentes do FBI, Mulder e Scully, lutam contra uma conspiração dentro do governo dos Estados Unidos para encobrir as evidências de vida extraterrestre na Terra após um estranho atentado a bomba no Texas.

10 coisas que você não sabia sobre Arquivo X, o Filme

Com roteiro de Chris Carter, o criador de Arquivo X, e direção de Rob Bowman, o longa teve 66 milhões de dólares de orçamento e lucrou cerca de 190 milhões de dólares em bilheteria.

10. Desafio
Depois de quatro temporadas muito bem-sucedidas, Chris Carter queria contar a história da conspiração em uma escala maior. Mas o desafio era criar um filme que cativasse o público fiel de Arquivo X e o público de cinema que não tinha intimidade com a série. Junto de Frank Spotnitz, colaborador de longa data da série, eles rascunharam e escreveram todo o roteiro do filme no Natal de 1996, nas férias da produção da TV.

9. Desconhecidos
Para o longa, alguns rostos famosos foram convidados, como Martin Landau, membro da conspiração do governo que ajuda o agente Mulder, e Glenne Headly, que faz uma pontinha como a bartender enquanto Mulder se embebeda. Chris Carter tinha por tradição sempre escolher atores desconhecidos para a série para reforçar um ar de credibilidade aos episódios. Mas não apenas ele era um grande fã de Martin Landau, como Headly era uma grande fã da série e ficou mais que emocionada por fazer uma pontinha.

8. Deserto
A região desértica ao redor da cidade de Dallas não é verdadeira. Várias composições foram gravadas em uma região ao norte de Los Angeles para mostrar a região como sendo um grande deserto para combinar com o clima árido da conspiração do filme. Na verdade a região em torno de Dallas é verdejante e florida, bem como todo o norte do Texas.

7. Quinta temporada
A mitologia de Arquivo X estava quase encerrada no final da quinta temporada e Chris Carter queria terminar a série aí mesmo e continuar contando a história da conspiração pelo cinema. Mas a FOX não queria terminar com uma de suas séries mais rentáveis da história e forçou o criador a amarrar o filme com a sexta temporada, algo que ele não gostou nem um pouco. O longa foi gravado no hiato entre a quarta e a quinta temporada e algumas cenas foram regravadas ao longo da quinta temporada, o que levou a alguns episódios onde a dupla de agentes aparece pouco para dar tempo de regravar o filme.

6. Fight the Future
O nome do filme ainda causa confusão entre alguns fãs. A frase Fight the Future foi colocada no pôster logo abaixo do título e muitos assumiram que este seria o nome dele. Mas o filme é apenas Arquivo X mesmo. Outros fãs, como eu, usam "o filme" no final para diferenciar da série.

5. Whistler
As cenas que se passam na Antártica foram gravadas, na verdade, na cidade canadense de Whistler, conhecida por suas montanhas e parques nevados, duas horas de distância de Vancouver, onde a série era gravada até a sexta temporada.

4. Abelhas
Cerca de 3 mil abelhas foram usadas na cena em que Mulder e Scully descobrem uma grande estufa no meio do nada. Mas a maior parte das abelhas foi criada em computador, para não colocar os atores em risco. A cena em que a abelha anda pelo blazer da agente Scully foi feita usando-se feromônios de abelha gentilmente soprados na direção em que ela deveria seguir.

3. Milharal
A cena gravada no milharal foi a cena que Gillian Anderson mais odiou fazer. David Duchovny anda na frente, abrindo caminho entre as folhas, mas como ele é bem mais alto que a atriz, todas as folhas que voltavam batiam na cara dela.

2. Antártica
Depois que Mulder salva Scully de dentro da nave alienígena, eles caem no gelo e a cena é cortada de volta para os Estados Unidos. Ninguém explica como que eles conseguiram sair do continente gelado sendo que o veículo que o Mulder usou estava sem combustível e sem rádio. Isso virou uma piada interna dentro da série, voltando no 19º episódio da 8ª temporada, quando a agente Leyla Harrison pergunta aos agentes o que aconteceu e nem eles respondem.

1. Independence Day
Quando o agente Mulder, depois de beber todas, resolve usar o banheiro e descobre que está ocupado, ele vai para o beco atrás do bar e faz xixi em um pôster do filme Independence Day (1996). Ainda que o longa de 1996 tenha feito uma breve menção à série de Chris Carter, o sentimento não era recíproco. Carter ODIOU Independence Day e demonstrou sua insatisfação com o filme na atitude de Mulder.


I WANT TO BELIEVE 👽

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Aaaaaaaaaaaaaaaaamoooooooooooooooooo Arquivo X. Muito obrigada pela lembrança!! XD

    ResponderExcluir
  2. Post muito legal, não sabia dessa que o Chris Carter não gostava de Independence Day hahaha

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o texto. Este final de dia ficou mais leve e com toques de nostalgia, para mim. Um fã de arquivo X. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Existem séries e existe Arquivo X...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)