O Céu da Meia-Noite acerta e erra quase que na mesma medida

O longa dirigido e protagonizado por George Clooney é um dos mais vistos na Netflix: mais de 72 milhões de contas já conferiram o filme baseado no livro Good Morning, Midnight, de Lily Brooks-Dalton (que será publicado no Brasil pela Editora Morro Branco). Estou ansiosa para ler o livro, já que o filme tem muitos altos e baixos e derrapa em apresentar uma ficção científica decente.




O Céu da Meia-Noite acerta e erra quase que na mesma medida


The Midnight Sky tem um grande elenco, tem um ótimo diretor e ator, tem efeitos especiais competentes, mas não consegue manter o bom ritmo da narrativa. Sabemos que algo aconteceu na Terra que a tornou inabitável. Quem fica para trás é o cientista Augustine Lofthouse, solitário e doente em um observatório no Ártico. O ano é 2049. Sabe-se que o nosso planeta sofreria um grande colapso que ninguém achou interessante de explicar nem que fosse em duas linhas de diálogo. Enquanto isso, a nave estelar Aether está voltando para casa do planeta K-23, perto de Júpiter, que também ninguém pensou em elaborar mais. Augustine tenta contato com alguém, enquanto a nave Aether tenta contato com a Terra.

O filme divide as narrativas entre as visões de Augustine, sozinho no observatório e na nave Aether. E enquanto a solidão extrema de Augustine está bem desenvolvida e este é o único mérito que consigo destacar de todo o longa, a nave Aether passa por todas as provações que qualquer nave da ficção científica já tenha passado. Acho inclusive que se Clooney tivesse focado nas ações na Terra e não naquela pataquada à bordo, o filme teria se saído muito melhor.

O longa fala de solidão, de isolamento, de arrependimentos, de perdas. Mas a forma como faz isso te impede de se conectar com os dramas dos personagens. O filme estava tão chato que eu pausei a exibição umas três vezes e fui fazer outra coisa. Quando meu ânimo melhorava, eu apertava o play de novo. Se você não se importa com os personagens, não vai se importar em ver o filme. Não importa quantos atores talentosos o longa tenha, a coisa simplesmente não se sustenta.

Ao mesmo tempo em que acompanhamos a nave e a solidão de Augustine, nós vemos alguns interlúdios de sua juventude e de seu relacionamento com uma mulher. A conexão a se fazer entre todos os eventos do filme ainda assim não o salva. Você já está tão de saco cheio daquela lenga-lenga que quer é que ele acabe logo para você dar play em outra coisa.

O que eu senti de maneira geral é que ninguém sabia qual história queria contar. Era o drama do retorno da nave à Terra que está desabitada? Era a solidão do Dr. Augustine no Ártico? Eram suas escolhas erradas na vida e as consequências delas no futuro? O arco mais problemático para mim é o da nave, sem dúvida. A nave vai para Júpiter de boas e na volta encontra um monte de problemas, como áreas não cartografadas que levam um monte de perigos à nave e à tripulação. Todos os dramas que você já viu em outras ficções científicas por aí foram recontadas com menor competência em O Céu da Meia-Noite, não tem exatamente nada de novo aqui. E mais uma vez *SPOILER* eu vejo uma personagem grávida no espaço e ninguém pensou no quanto isso é um problema.

Se o filme focasse na jornada de Augustine no Ártico e os perigos que ele enfrenta junto da garotinha que aparece no observatório e o acompanha em sua jornada, este teria sido um grande filme. Acho que Clooney deu personalidade ao personagem e suas interações com a menina ficaram perfeitas. A cena da tempestade de neve é um dos grandes pontos altos da história. Mas depois, quando a grande revelação do final chega, me pareceu que toda aquela interação se perdeu.

Sinto que foi uma grande oportunidade perdida. Se a ideia era fazer um experimento mais artístico e contemplativo, as cenas de ação da nave fizeram o objetivo se perder. Se a ideia era focar no drama espacial, a contemplação solitária de Augustine faz essa parte se perder. Li algumas críticas alegando que o filme fica melhor depois de assistir umas duas ou três vezes. Mas se o filme falha uma primeira vez, será que não vai falhar de novo?

Caoilinn Springall interpreta a garotinha Iris, que acompanha Clooney no Ártico, e é um dos pontos altos do longa. A menina dá um show de interpretação sem dizer uma palavra. Se todo o foco da trama fosse nela e em Clooney, acho que a mensagem de arrependimento, de dor, de perda, que seu personagem sofre teria se desenvolvido de maneira mais satisfatória. Colocar as sequências do espaço para compensar o ar mais contemplativo das sequências de Augustine e Iris acabou com esse sentimento de isolamento, dor e perdas que, acredito, tenha sido a intenção original.

Cheguei ao final com a sensação agridoce de ter visto algo que poderia ser muito melhor e não foi. Aqueles que curtem filmes mais quietos e contemplativos podem acabar se frustrando em igual medida com aqueles que esperam uma ação espacial. Uma pena mesmo.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Sim...
    Não gostei do filme, e não entendia o porquê.
    Lendo sua resenha consegui perceber mais como um filme que prometia tanto, foi uma decepção para tantos.

    Será que como livro, ele funcionaria melhor?

    Ótima resenha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)