Resenha: O Balde Vazio, de Wesley Rodrigues

Wesley Rodrigues foi o primeiro autor nacional a publicar um quadrinho com a editora DarkSide. Por ser de casa, eu já sabia que teria uma grande obra nas mãos quando me chegou O Balde Vazio aqui na nave. Neste livro lindinho, lindamente colorido e desenhado, nós temos uma historinha para aquecer os corações de adultos e crianças!


Parceria Momentum Saga e editora DarkSide

O quadrinho
Nesta fábula que intercala ilustrações em preto e branco e coloridas, nós temos um balde vazio e solitário que tem como amigo o Sr. Vento, que volta e meia leva o Balde para passear. Em um enredo que fala de perseverança, empatia e conhecimento, o Balde acaba por conhecer um casal de passarinhos, Tristão e Amnésia, em um desses passeios, que usam o Balde como ninho para seus ovinhos delicados. Porém, em uma virada de humor do sr. Vento, o balde acaba carregado pelos ares!

Resenha: O Balde Vazio, de Wesley Rodrigues

Um balde solitário, abandonado, tem como único amigo o vento. É ele quem por vezes passa para fazer uma visita e o leva para passear, apresentando o balde à belas paisagens e o estimulando a conhecer seu lugar no mundo.

Assim começa a saga de Tristão e Amnésia, que partem em busca de seus filhotes. Eles encontram diversos animais, a quem param para perguntar sobre o balde. Será que algum deles o viu? Como estarão seus filhotinhos? Cada animal dá uma pista, mas não a localização do Balde. Os passarinhos então são enviados a outro animal, que dá outra dica, mas indica outro bicho.

Intercalando ilustrações de cores vivas e destacadas com delicadas ilustrações em preto e branco, nós viajamos com o casal de passarinhos pela floresta. Cada animal tem uma lição para o casal, um conselho, uma observação a se fazer sober a vida e sober como não podemos desistir de nossos objetivos. A linguagem é também bastante acessível, então a leitura com os pequenos não vai ser prejudicada.

Ainda que a jornada dos passarinhos ocupe boa paret da historinha, o Balde também vive uma jornada, pois se antes ele se sentia solitário, a presença dos filhotinhos e a responsabilidade de cuidar deles acaba sendo uma jornada em si. Se antes ele não se sentia particularmente importante, ele agora tem uma tarefa séria pela frente, que é proteger os filhotes até conseguir retornar ao casal plumado.

O livro vem em capa dura, em formato paisagem, o que foi ótimo, pois as ilustrações saltam das páginas, com muita delicadeza, principalmente naquelas em preto e branco. A capa é dura e o papel do miolo é branco e encorpado. Não há erros de revisão ou diagramação.

Tinham tanta esperança no reencontro, que passaram por cima de todos os medos. Assim, Amnésia e Tritão adentraram a perigosa floresta do esquecimento, um lugar que jamais tinham ousado entrar.

Obra e realidade
As crianças são bombardeadas de informação o dia inteiro e muitas vezes elas não têm com quem conversar sobre uma série de questionamentos que fazem parte do crescimento. Livros como esse de Wesley trazem um tema envelopado em uma fábula que leva tais assuntos e discussões para o universo da criança de uma maneira objetiva e certeira. Crianças muitas vezes não têm o vocabulário necessário para falar de certos sentimentos e a ficção pode ajudar a desenvolver os mecanismos corretos para lidar com eles.

O Balde Vazio lida com esperança, com perda, com perseverança, falando principalmente sobre não desistir diante dos desafiso que certamente aparecerão em nossas vidas. Algumas vezes os problemas vão parecer imensos, mas às vezes uma mudança de perspectiva mostra que eles são mais fáceis de resolver. Taí uma lição que até os adultos precisam de vez em quando.

Wesley Rodrigues

Wesley Rodrigues é ilustrador, animador e quadrinista, premiado no Festival de Gramado de 2017 com o curta O Violeiro Fantasma e no Anima Mundi de 2018 foi o grande homenageado no âmbito nacional.

PONTOS POSITIVOS
Arte e ilustrações
Autor nacional
Fábulas e metáforas
PONTOS NEGATIVOS
Nenhum!

Título: O Balde Vazio
Autor: Wesley Rodrigues
Editora: DarkSide (selo Caveirinha)
Páginas: 48
Ano de lançamento: 2020
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Se você tem pequenos em casa ou conhece pequenos ávidos por leituras, então pode se jogar em O Balde Vazio! É um livro curtinho, mas nem por isso carregado de cores, significados e lições que podem ajudar os pequenos leitores. Uma grande adição o selo Caveirinha e à sua biblioteca. Cinco aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também!


Até mais! 🐦

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)