Resenha: Divinas Mulheres, de Ann Shen

Eu já conhecia o lindo trabalho de Ann Shen de seu primeiro livro, Bad Girls Throughout History e sempre quis um livro seu em português. Felizmente, a DarkSide, essa diabrete literária, trouxe um livro tão lindo quanto, o Divinhas Mulheres!


Parceria Momentum Saga e editora DarkSide


O livro
Quem é fã de mitologia conhece os grandes feitos dos deuses e suas principais qualidades. Mas quando o assunto são as deusas, geralmente elas são conhecidas por sua beleza, nada mais, relegando a figura feminina ao estereótipo de ser apenas bela. Mas as deusas podem ser amorosas, vingativas, inteligentes, destruidoras, dotadas de todas as qualidades e defeitos que os seres humanos possuem.

Resenha: Divinas Mulheres, de Ann Shen
O que Ann Shen queria era levar o nome de deusas inspiradoras às leitoras e mostrar como elas estão próximas de nós. Cada uma das deusas retratadas no livro tem uma indicação para você invocar seus poderes quando for necessário. Divido em cinco seções - Criatividade e Manifestação, Amor, Força, Proteção e Reinvenção - cada deusa vem com dois breves parágrafos (em alguns casos breves até demais) onde sabemos a cultura de origem da deusa e suas qualidades. E o mais legal: Ann Shen não se limitou à mitologia greco-romana. Temos deusas das mais variadas culturas desde a iorubá à cultura chinesa.

A arte é um show à parte. É simplesmente incrível, colorida, deslumbrante. Cada deusa foi reimaginada de maneira própria e única e os estilos não se repetem. As cores saltam das páginas junto dos elementos do cenário em que a deusa está. Você tem que tirar um tempinho da leitura do texto para admirar o nível de detalhe de algumas das ilustrações. Ann caprichou em todas elas.

Oxun, arte de Ann Shen

Adoro histórias de mitologia e se você curte, vai curtir o livro também. Cada biografia começa com a cultura de origem e a história de seu surgimento e/ou sua influência e qualidades. Algumas podem ter elementos de destruição quando são contrariadas, outras moram em vulcões ou nas profundezas do mar. Suas histórias serviram para inspirar gerações de fiéis seguidores e seus nomes entraram para a história como representantes de um povo e de um panteão.

Deusa Pele, arte de Ann Shen

A autora também não esconde a violência com que muitas dessas deusas tiveram que lidar ou a qual foram coniventes. Deuses comumente carregam todas as virtudes e defeitos dos seres humanos e com elas não foi diferente. Mas a autora também tomou cuidado de não chocar as leitoras, afinal a ideia do livro é ser uma inspiração, de usarmos as melhores qualidades das deusas para inspirar nosso dia a dia.

A edição da DarkSide é maravilhosa. Vem em capa dura com acabamento soft touch e brilhos discretos na capa e na contra capa. Por dentro o papel é encorpado e a arte de Shen se destaca em cada página. A tradução foi de Fernanda Lizardo e está ótima. Praticamente não há erros no livro. Encontrei apenas um nome não traduzido no perfil da deusa Cordélia.

Obra e realidade
Eu indico este livro para adultas e crianças (falo com tranquilidade). Além de sair do eixo greco-romano do qual existem toneladas de livros, abordando deusas das mais variadas culturas, o livro exalta o que elas têm de melhor e como podem ser uma inspiração. Elas foram poderosas em suas respectivas civilizações, adoradas por milhões e certamente mereciam um livro onde fossem exaltadas.

Ann Shen

Ann Shen trabalha em Los Angeles, é ilustradora, escritora e letrista, formada pela Universidade da Califórnia em San Diego e pelo Art Center College of Design.

Pontos positivos
É ilustrado
O tema
Bem escrito e pesquisado
Pontos negativos

Nenhum!

Título: Divinas Mulheres
Título original em inglês: Legendary Ladies: 50 Goddesses to Empower and Inspire You
Autora: Ann Shen
Tradutora: Fernanda Lizardo
Editora: DarkSide
Páginas: 128
Ano de lançamento: 2020
Onde comprar: na Amazon ou na loja da DarkSide com um brinde exclusivo!


Avaliação do MS?
Que livro mais lindo! Ahh, como eu queria ter tido livros assim quando era criança. Sou muito fã de mitologia, mas cresci cercada pela mitologia greco-romana, que eram o principal temas dos livros aos quais eu tinha acesso na época. Se você gosta de histórias sobre deusas e sua mitologia, vai curtir Divinas Mulheres. Cinco aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também!



Até mais! ✨

Já que você chegou aqui...

Comentários

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)