Resenha: Bad Girls Throughout History, de Ann Shen

Topei com esse livro por puro acaso enquanto navegava na Amazon. O título logo me fisgou: Bad Girls Throughout History. Fico muito feliz de ver tantos títulos trazendo nomes de mulheres que a histórias muitas vezes esqueceu, apagou ou distorceu, como é o caso de Cleópatra. Com biografias curtas e lindas ilustrações, o livro é uma leitura obrigatória e peço, por favor, que alguma editora traga esta obra para cá!



O livro
O que é uma bad girl? Ann Shen começa seu livro se perguntando isso e perguntando à leitora a respeito. A autora recebeu algumas críticas sobre esse título, pois passava a ideia de que essas mulheres eram ruins. Longe disso, elas eram e são foda! É nesse sentido que a palavra "bad" foi usada.

Tudo o que ganhamos foi duramente conquistado por uma mulher que estava disposta a ser foda no melhor sentido da palavra.

Ann Shen

Resenha: Bad Girls Throughout History, de Ann Shen

Ann escolheu 100 grandes mulheres da história, vindo da Antiguidade até os dias atuais. Mulheres que deram um passo em uma estrada que não era para elas. Mulheres que ousaram abrir uma porta que lhes foi fechada na cara. Mulheres que não se curvaram diante de homens que lhes disseram para se ajoelharem. Elas desafiaram as convenções vigentes, enfrentaram preconceito, atentados e ameaças de morte porque estavam cansadas de conceder aos outros suas próprias vidas e desejos.

O livro começa já com ninguém menos que Lilith, a mulher que ousou pedir igualdade e foi expulsa do Paraíso. Cada biografia contém uma lindíssima ilustração da mulher retratada.


Uma coisa que me incomoda em livros que biografam pessoas é que alguns costumam parecer um catálogo tirado da Wikipedia, com datas e feitos, sem nenhuma emotividade ou sentimento sobre os eventos. O texto não flui como deveria. Mas Ann Shen superou esse obstáculo. As bios são curtas e muito fluídas, enaltecendo os momentos mais importantes da vida daquela mulher e como ela acabou ganhando o título de "bad girl".

São mulheres que foram rainhas, primeiras-ministras, atrizes, cantoras, ativistas, piratas, alpinistas, espiãs, jornalistas, programadoras, apresentadoras de TV, escritoras, professoras, humoristas. Começando com Lilith e atravessando milhares de anos de história, a autora também avisa que essas não são as 100 mulheres únicas e definitivas de toda a história, mas algumas que influenciaram gerações, como Madonna, mulheres cujos nomes cunharam toda uma época, como Elizabeth I e seu período elizabetano e mulheres que revolucionaram a televisão como Oprah e Tina Fey.

Obviamente elas ouviram das pessoas ao seu redor que fazer o que elas queriam fazer era impossível ou não lhes era permitido, como o caso de Junko Tabei, alpinista japonesa. Várias vezes ela ouviu que seu lugar era em casa, com os filhos, servindo chá para o marido. Não apenas ela ignorou tudo isso como chegou ao topo das sete maiores montanhas do mundo.


Li o ebook, mas espero obter uma edição física. Gostaria muito de vê-lo em português também. Vi em sites gringos que há até uma edição que acompanha bloquinhos de anotações com as ilustras do livro e mais algumas inéditas. Presentão, fala sério?


Obra e realidade
Eu sempre comento que se tivesse esses livros quando era criança, muita coisa poderia ter sido diferente. Os típicos modelos femininos que eu tive, além da minha mãe, foram a boneca Barbie, a Xuxa, a She-ra... Mas acredito que nomes da ciência, da aventura, do esporte, teriam feito a diferença, quem sabe até mesmo me incentivado a estudar mais do que estudei. É esse o poder da representatividade.

Ann Shen

Ann Shen trabalha em Los Angeles, é ilustradora, escritora e letrista, formada pela Universidade da Califórnia em San Diego e pelo Art Center College of Design. Você pode ver o trabalho de Ann no próprio Facebook, pois há uma coleção de stickers de sua autoria, Fearless and Fabulous, com várias mocinhas fofas em posição de liderança. Ela já tem uma nova publicação a caminho, o livro "Legendary Ladies: 50 Goddesses to Empower You", que deve chegar em abril!

Pontos positivos
Histórias reais
Bem escrito e ilustrado
Fontes e informações adicionais
Pontos negativos

Não tem em português

Título: Bad Girls Throughout History: 100 Remarkable Women Who Changed the World
Autora: Ann Shen
Editora: Chronicle Books
Páginas: 216
Ano de lançamento: 2017
Onde comprar: Amazon


Avaliação do MS?
Espero que mais livros belos e informativos como esse cheguem ao Brasil. Já temos alguns ótimos títulos, mas que venham mais! Nossas meninas precisam conhecer nomes inspiradores, mulheres que não se conformaram com o que o mundo queria lhes oferecer e que foram pioneiras em suas áreas. Podemos estar inspirando cientistas, artistas, cantoras, mulheres que também revolucionarão seus mundos. Leitura obrigatória para você.

Até mais! ❤


Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)