Resenha: Jonesy, nine lives on the Nostromo, de Rory Lucey

Fãs de gatos e de ficção científica vão se divertir com esse quadrinho! Quando assistimos a Alien, o Oitavo Passageiro, notamos um gato laranja, o Jones ou Jonesy, como costuma ser chamado pela tripulação, e que se esconde nos lugares mais inesperados da Nostromo. Vemos inclusive a Ripley se arriscando pela nave para salvar o gato. Mas e se víssemos as ações do filme pela perspectiva de Jonesy? Foi isso o que Rory Lucey fez!


O quadrinho
Jonesy é um gato laranja que vive aventuras no espaço à bordo do rebocador comercial Nostromo, propriedade da Weyland-Yutani. Ele é acordado de seu sono sagrado quando a Nostromo recebe um sinal misterioso vindo do espaço profundo. Ele dorme junto de Ripley em sua cápsula de hipersono e, como todo bom gato, odeia ser acordado e ser retirado de seu conforto. Acostumado a afiar as unhas nas anteparas da nave, ele acompanha sua tripulação de estimação para cima e para baixo, principalmente, ao refeitório, onde lhe servem um pouco de comida pronta. Mas as atenções da tripulação estão sobre o sinal misterioso.

Resenha: Jonesy, nine lives on the Nostromo, de Rory Lucey

Jonesy então perambula pela nave atrás dos outros tripulantes, até mesmo ficando preso na escada, quando Ripley o resgata. Sempre em busca de carinho, espreita pelos cantinhos em busca de um membro da tripulação com tempo sobrando para lhe dispensar atenção. E pensa que é fácil conseguir um lugar para dormir na Nostromo? É nada! Aquelas paredes inclinadas são um péssimo lugar para se tirar um cochilo. Jonesy espreita as roupas deixadas pelos tripulantes na esperança de tirar uma soneca.

Eis então que um sinal sonoro o assusta! Alguma coisa aconteceu com um dos humanos! Preso em um dos capacetes deixados a esmo pelo chão, Jonesy segue a tripulação até a enfermaria, onde faz companhia para Kane, que tem um negócio esquisito na cara que não gosta muito das cutucadas do gato. Cansado de esperar pelas reações de Kane, Jonesy acha um cantinho onde a luz da estrela se infiltra por uma escotilha e, ENFIM, tira sua soneca.

arte interna do quadrinho

Se você se lembra do filme tão bem quanto eu, está reconhecendo todas as cenas, certo? O autor segue bem de perto os eventos, mas coloca Jonesy como o protagonista. Então temos sua visão do chão, muitas vezes olhando apenas para as pernas dos tripulantes da Nostromo. Vemos cenas bem conhecidas para os amantes de gatos, como os vômitos involuntários, as roubadas de cobertor, a intromissão do gato nos momentos mais inoportunos. Mesmo sabendo o que nos espera dentro da nave, você quer acompanhar a história pelos olhos de Jonesy.

arte interna do quadrinho
Não há cenas de violência descritas no quadrinho. Nós já sabemos o que acontece, certo? Então o autor não se fixou nelas. Ele queria contar a versão do gato e acertou. Há momentos estranhamente fofos como quando Jonesy encontra a casca descartada pelo alien em algum lugar da nave. Tem cenas de Jonesy correndo atrás do rabo do alien e perdendo-o de vista miseravelmente.

arte interna do quadrinho

Não há balões de texto ao longo do quadrinho, então mesmo quem não entenda de inglês vai conseguir acompanhar as aventuras de Jonesy no espaço. O traço de Rory é muito fofo e ele conseguiu colocar sua versão da história sem desrespeitar o legado do filme original. Ou seja, ficou perfeito!

Ficção e realidade
Logo no começo, Rory conta que ele e a esposa estavam assistindo Alien, o Oitavo Passageiro. Ela nunca tinha visto antes e perguntou se algo acontecia com o gato até o final. Foi então que ele se tocou que não vemos muito o que Jonesy faz ao longo do filme, tirando algumas cenas bem específicas. Assim ele se pegou pensando como seria a vida de um felino à bordo de uma nave espacial preso com sua tripulação e uma criatura alienígena. Sabendo bem sobre o comportamento dos felinos, já que o casal tem dois em casa, ele sabia exatamente o que fazer e o que desenhar!

Rory Lucey

Rory Lucey é professor e ilustrador britânico, que hoje mora em Nova Jersey com a esposa e dois gatos.

Pontos positivos
Jonesy!
Traço e cores
Capa dura
Pontos negativos

Não tem em português
Preço

Título: Jonesy, nine lives on the Nostromo
Autor: Rory Lucey
Editora: Titan Books
Ano: 2018
Páginas: 80
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Ahhh, Jonesy! Que fofura! Adorei acompanhar suas sonecas banhado por um sol alienígena e suas peripécias pela Nostromo, com as anteparas arranhadas. Foi uma delícia ver a Nostromo por sua perspectiva! Cinco aliens para o livro e uma forte recomendação para você ler também! E editoras, alguém por favor traga esse livro e o deixe mais barato, por favor!


Até mais! 🐈

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)