Comprando e dando livros de presente

Com a crise no mercado editorial desencadeada pelo calote de Cultura e Saraiva tem se falado muito pelas redes sociais sobre dar livros de presente. E acho uma iniciativa ótima, de verdade. Acontece que dar livros de presente não é uma coisa tão simples e impessoal quanto possa parecer. Você pode parecer chata ou antipática dependendo do livro que comprar e presentear.

Comprando e dando livros de presente



Quando eu trabalhava na Fnac, na √©poca das festas de final de ano, o p√Ęnico tomava conta de muitos clientes. Era o amigo secreto, era o Natal e muitos tinham a ideia de comprar e dar livros. Mas um livro depende muito do gosto da pessoa, algo que nem sempre a gente entende ou conhece em profundidade. Presentear algu√©m com um livro pode ser algo t√£o pessoal quanto dar uma lingerie. Entende como pode ser desagrad√°vel se voc√™ errar e der algo que a pessoa n√£o curte?

Na tentativa de ajudar esses clientes perdidos entre as estantes, a gente fazia várias perguntas. Você conhece bem a pessoa? Ela tem algum gosto específico? Você já a viu com um livro ou a ouviu falar? Ela gosta de ler? Sim, tínhamos que fazer essa pergunta, pois era comum a cliente ver que tinha algum livro em promoção e achava que seria uma boa ideia dar algo do tipo. Apesar de achar que a pessoa que diz não gostar de ler apenas não encontrou algo que goste, é melhor evitar e partir para outra coisa.

Ent√£o antes de correr para a livraria, pense em todas essas perguntas que faz√≠amos aos clientes. Se voc√™ acha que a pessoa curte livros j√° √© meio caminho andado. Tem outras coisas que voc√™ pode associar √† pessoa. Se ela curte jogos, j√° existem v√°rias adapta√ß√Ķes liter√°rias de jogos como Mass Effect, Starcraft, Halo e Warcraft. E em geral estes livros expandem arcos que o jogo n√£o mostra, ent√£o esse √© um ponto positivo que pode te ajudar.

(...) mantenha o cupom fiscal da compra. Pois se der merda, ela ao menos pode ser desfeita.

Se ela √© do meio acad√™mico, tente os livros de divulga√ß√£o cient√≠fica, mas tente sair do √≥bvio. Um astr√īnomo j√° conhece os livros do Carl Sagan. Tente partir para outra ci√™ncia. Que tal um livro sobre a hist√≥ria da ci√™ncia? Existem v√°rias possibilidades dentro desse tema, inclusive falando sobre tecnologias de ponta que v√£o certamente agradar algu√©m.

Evite a todo custo buscar uma inspira√ß√£o nas listas de mais vendidos. √Č s√©rio. Muita gente, ao buscar algo para ler, olha o que est√° vendendo mais. E esse n√£o √© um bom indicador de gosto, √© apenas um indicador de vendas. V√≠amos acontecer com frequ√™ncia na livraria da Fnac: a pessoa comprava o mais vendido e depois a presenteada vinha trocar por outro livro. Por isso, fica aqui outra dica, mantenha o cupom fiscal da compra. Pois se der merda, ela ao menos pode ser desfeita.

Havia também um erro muito comum das pessoas ao comprar livros e cabia a nós lembrar ao cliente que o seu gosto não pode ser imposto. "Ahh, vou dar esse livro aqui pra Fulana, pois eu amei e acho que ela vai curtir". Acredite, ela pode ODIAR e ainda por cima ficar com um livro encalhado e amarelando na estante. Se eu não sei o gosto de uma pessoa, não posso chegar dando uma roupa que cabe apenas em mim e com livros é a mesmíssima coisa. Se você tirou uma católica devota no amigo secreto, um livro do Padre Marcelo Rossi pode ser um grande presente, ainda que você não curta esse tipo de leitura.

Por exemplo: queria dar um presente para o meu m√©dico. Fiquei ent√£o pensando nos livros que ele poderia gostar. Sei que ele trabalha muito no consult√≥rio, talvez n√£o tenha tempo para ler fic√ß√£o. OK, ent√£o uma obra de n√£o-fic√ß√£o pode ser uma boa. Rodei por alguns t√≠tulos e pensei na biografia do m√©dico e cirurgi√£o vitoriano Joseph Lister, pai da cirurgia moderna, livro publicado pela editora Intr√≠nseca com o t√≠tulo Medicina dos Horrores. Ele amou o presente. ♡

Buscar autores dentro do mesmo nicho é sempre uma maneira de acertar.

Se voc√™ j√° conhece um pouquinho do gosto liter√°rio da pessoa, pode comprar coisas semelhantes. Se ela gosta de Tessa Dare, pode apostar em Nora Roberts. Se ela curte Arthur C. Clarke, pode tentar o John Scalzi ou a Becky Chambers. Buscar autores dentro do mesmo nicho √© sempre uma maneira de acertar. E pense em comprar livros mais novos, pois a possibilidade dessa pessoa j√° ter lido algum livro mais antigo √© grande. Por isso, pode ser interessante voc√™ procurar os quadrinhos. Alguns livros foram adaptados para quadrinhos e mesmo que a pessoa j√° tenha lido o original, o quadrinho √© uma boa pedida. E h√° filmes que tamb√©m possuem suas noveliza√ß√Ķes, ent√£o se a pessoa curtiu o longa, pode curtir o livro ou o quadrinho adaptado.

Outra dica: não escreva uma dedicatória no livro. Escreva um cartãozinho bem fofo, desejando tudo de bom, mas não meta o canetão na página de rosto da obra. Nem todo mundo curte rabiscar o livro, ainda mais à caneta, e se o livro não agradar sua mensagem vai ficar lá eternizada. Contudo, se você der um cartão junto, mesmo que a pessoa se desfaça do livro no futuro, o cartãozinho com a boa intenção da sua parte vai ficar.

E a dica final que pode ser a mais √ļtil de todas: n√£o tem a menor ideia do que dar de presente, invista em um vale-presente e deixe a pessoa decidir o que quer. Esse certamente √© um present√£o!

Essas são algumas dicas para você não se perder na compra. Corre que dá tempo! Espero que ajude!

At√© mais! ūüéĀ


Já que você chegou aqui...

COMPARTILHE

Seja o primeiro a comentar.

ANTES DE COMENTAR:

Coment√°rios an√īnimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreens√≠veis ou com ofensas ser√£o exclu√≠dos.

O mesmo vale para coment√°rios:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavr√Ķes e palavras de baixo cal√£o;
- reaças.

A √°rea de coment√°rios n√£o √© a casa da m√£e Joana, ent√£o tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora n√£o se responsabiliza por opini√Ķes emitidas nos coment√°rios. Essas opini√Ķes n√£o refletem necessariamente as da autoria do blog.