Resenha: Cem, o que aprendemos na vida, de Heike Faller e Valerio Vidali

Esse vai ser um dos livros mais lindos que você lerá este ano. Vai por mim. Aproveita e deixa os lencinhos ao lado conforme for virando as páginas lindamente ilustradas, coloridas, que saltam aos olhos, pois você não conseguirá segurar as lágrimas. É um livro que homenageia a vida, que faz a gente pensar se estamos de fato reconhecendo os bons momentos.

Este livro foi uma cortesia da Editora Intrínseca

O livro
Acho que a melhor definição para Cem é a que consta na sinopse: é sobre tudo o que a vida nos traz. Sabe aquele seu primeiro beijo, seu primeiro café, sua primeira saída de ônibus, sua primeira viagem, sua primeira aula? Sabe todos esses momentos especiais da sua jornada que o acompanham? Cem é sobre isso.

Resenha: Cem, de Heike Faller e Valerio Vidali

A vida se resume aos anos que temos ou às emoções e sensações ao fazermos coisas triviais, coisas da vida, aquelas desafiadoras, aquelas que os permitem uma profunda compreensão sobre a vida em si? A vida se resume a pagar as contas no final do mês ou a encontrar uma forma de viver plenamente? São esses momentos que estão registrados nas páginas de Cem.

Heike conversou com várias pessoas e se valeu de suas experiências para compor o livro, mas o que realmente lhe deu a ideia de criá-lo foi ver sua sobrinha recém-nascida, ainda enrugadinha na caminha, os sentidos ainda se acostumando ao ambiente de fora do útero. Heike ficou pensando em toda as coisas incríveis e em todos os momentos difíceis que ela teria pela vida.

Quando nos tornamos adultos e as coisas mais simples - como admirar a lua à noite ou ler um livro numa tarde chuvosa - podem parecer óbvias, triviais, mas é preciso aprender a rever esses momentos com a mesma grandeza, com o mesmo maravilhamento de antes. Quantas experiências de vida eu tive que você nunca teve? Quantas ainda teremos pela frente? Como a nossa percepção sobre a vida mudou ao longo dos anos e nossa forma de pensar o mundo?

Sabendo que havia muita coisa na vida que ela ainda não tinha vivido, a autora foi conversar com as pessoas para saber sobre seus momentos. De crianças do ensino fundamental aos idosos na casa dos 90 anos, Heike perguntou o que eles aprenderam na vida. Há tantas coisas a se pensar ao virar essas páginas... E é difícil conter as lágrimas, pois acredite, elas virão.

E se a sua idade não fosse contada em anos, mas em momentos que você aproveitou?

Heike conta que ao conversar com idosos notou que nenhum deles falava da morte. Mas sim de fazer geleia de amora e pensar que todos os anos você guarda aqueles potes todos, pensando se vai precisar deles. Aí você faz mais geleia de amora. Acabou se tornando o fio condutor da narrativa, que começa desde o nascimento de alguém até a velhice, até o momento em que tudo leva o dobro do tempo para ser feito. É um livro sobre as descobertas e as redescobertas que fazemos o tempo todo.

O livro segue o padrão da edição alemã original. O livro é lindamente ilustrado pelo italiano Valerio Vidali, com cores que saltam aos olhos, dando movimento, dando vida às páginas. Não já problemas de revisão ou diagramação no livro, que é feito em capa comum e papel encorpado. A tradução ficou na mão de Julia Bussius e está ótima.

Obra e realidade
A autora recomenda que você leia o livro na companhia de alguém. Pode ser alguém mais experiente ou alguém para conversar sobre as frases do livro e aproveitar para conhecer mais sobre a vida das pessoas. Nem sempre conhecemos a fundo as pessoas que estão ao nosso lado. Nem sempre sabemos como ela vê a vida, ou como aprendeu as coisas que sabe. O livro pode ajudar a fazer essa ponte e fazer com que as pessoas apenas conversem entre si.

Heike Faller e Valerio Vidali

Heike Faller é uma jornalista e escritora alemã, editora do jornal Die Zeit, professora de escrita criativa e jornalismo. Valerio Vidali é um ilustrador italiano, que mora e trabalha em Berlim, ganhador de vários prêmios.

PONTOS POSITIVOS
Lindamente ilustrado e colorido
Fatos emocionantes da vida
Bem escrito
PONTOS NEGATIVOS

Nenhum!

Título: Cem: o que aprendemos na vida
Título original em alemão: Hundert: Was du im Leben lernen wirst
Autores: Heike Faller e Valerio Vidali (ilustração)
Tradutora: Julia Bussius
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 208
Onde comprar: na Amazon!

Avaliação do MS?
Que livro! Tão lindo, tão bem escrito e ilustrado, tão emocionante que eu li de novo para escrever a resenha e chorei mais uma vez. Você também vai ficar pensativa depois que terminar a leitura, se pegando em todos esses momentos que acumulou na vida e em todos aqueles que ainda quer acumular. Cinco aliens para Cem e uma forte recomendação para você ler também!

MARAVILHOSO!

Até mais! ♡

Já que você chegou aqui...

Comentários

  1. Fiquei encantada com esta resenha! Este livro vai entrar na minha lista de leituras com certeza. Só de ler seu texto já pensei em muitas coisas pequenas da vida que não valorizamos devidamente.
    Um bom domingo e uma boa semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, com Desconhecido ou Unknown no lugar do nome, em caixa alta, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.

O mesmo vale para comentários:

- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.

A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Form for Contact Page (Do not remove)