Good planets are hard to find

Essa frase eu vi em um adesivo no vidro de um carro muitos anos atrás. E hoje ela faz muito sentido, afinal, nunca se falou tanto em questão ambiental como de uns anos para cá, especialmente após o Clube de Roma, primeira reunião a tratar de assuntos ambientes, ocorrida nos anos 70. Só para constar, o Brasil não participou desta reunião, visto que estava em uma ditadura militar e eles pensavam em industrialização e não em meio ambiente.




Mas por que a frase me chamou tanta atenção? Ela diz que bons planetas são difíceis de achar e nesse sentido seriam bons planetas para nós, humanos. Mesmo com os avanços nos telescópios espaciais e com novos planetas sendo encontrados constantemente, ainda não foi encontrado um único planeta com as condições ideais para nós. Temperatura, água líquida, gravidade (coisa que muitas sagas de ficção científica parecem ignorar completamente!), atmosfera respirável. A questão ambiental mexe muito com o consumo, pois o exagero leva à escassez de recursos, afinal, tudo tem uma origem. A sociedade é estimulada a consumir cada vez mais, como se fosse a única maneira de ser feliz e realizado.

Não bastasse o consumismo, muitos dos objetos de desejo humano são frutos de áreas de conflito, onde pessoas morrem todos os dias para os celulares e notebooks funcionarem. Alguém parou para pensar nisso? Continuam comprando eletrônicos sem pensar que na África, nas regiões da República Democrática do Congo e Ruanda pessoas morrem por causa do COLTAN, mineral essencial para a indústria eletrônica. Belos diamantes em anéis e colares quase destruíram a Serra Leoa.

É esse planeta que queremos? Onde o consumismo selvagemente ameaça nossa existência e de outras formas de vida? Onde pessoas morrem para manter celulares funcionando? É muito egocentrismo do ser humano achar que os danos ao ambiente afetam apenas a nós mesmos. Mesmo com a resiliência que o meio ambiente possui, a Terra está pequena demais para o avanço da raça humana. Stephen Hawking foi categórico: ou deixamos este planeta, ou a raça humana perecerá. Teríamos que partir para novos portos, mas para onde? Afinal de contas, bons planetas são difíceis de achar...

Até mais!

Leia também:
A difícil colonizaação de outros planetas
Os planetas na ficção científica
Planetas importantes na ficção científica

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)