Terras como a Terra

Quando Giordano Bruno reiterou a teoria copernicana de que não só a Terra girava em torno do Sol e não o contrário, como cada uma das estrelas do céu também teriam planetas orbitando, ele foi julgado pela Igreja Católica por causa disso e humilhado. E não fugiu da responsabilidade como Galileu fez e por isso a Igreja não fez a revisão no caso de Bruno, que afirmou sua teoria até o fim, ao contrário de outros, que renegaram suas proposições.




Um estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, afirma que sistemas solares semelhantes ao nosso, com planetas semelhantes, inclusive do tamanho da Terra, são comuns no universo. Isso abre todo um leque de esperanças de encontrar uma Nova Terra, mas o leque logo é fechado pelo fato incômodo de ainda não podermos chegar lá.

Uma Nova Terra também abre um leque de complicações com as religiões. Um novo Cristo, um novo Buda, um Anti-Cristo? Para alguma pessoas, seitas e grupos, um novo planeta pode não representar algo de positivo como seria para muita gente, mas sim um sinal perigoso que não cabe a nós aqui especular.

A presença de um planeta semelhante à Terra, pois igual será bem difícil de encontrar, para não dizer impossível, deveria indicar que os blocos fundamentais para surgimento de planetas que suportem vida, além da vida em si, são comuns. Deveria nos tirar do geocentrismo, do umbiguismo, de achar que somos os únicos e especiais, quando na verdade somos mais um grão de poeira na imensa praia cósmica que existe por aí. Não podemos esquecer que o universo continuará sendo o universo com ou sem a gente. A diferença é que estamos aqui para observá-lo e pensá-lo, o que não quer dizer que não existam outros por aí fazendo o mesmo que nós, olhando para as estrelas.

exoplaneta
Exoterra? Fonte: G1/Crédito: AP / Zina Deretsky /Fundación Nacional para la Ciencia;

Frustrante, não? Não acho que vai demorar muito para o ser humano encontrar um novo planeta bem semelhante à Terra e quando isso acontecer, vai haver muita festa da parte de uns e questionamentos da parte de outros, mas uma coisa não vai mudar... Não temos como ir até lá!

Até mais!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)