5 livros que considero perfeitos

Se você é alguém que gosta de ler, com certeza tem aqueles livros preferidos, aquelas leituras perfeitas e que você guarda juntinho do coração, certo? Pois é! Eu também tenho uma lista de leituras favoritas, que guardo com muito carinho. E sei que elas não serão perfeitas para você também. E tudo bem! A intenção aqui é apenas dividir leituras e quem sabe indicar algumas pra você também.

5 livros que considero perfeitos

Maus, a História de um Sobrevivente, de Art Spiegelman
Um dos mais importantes quadrinhos já publicados, banido por mentes retrógradas nos Estados Unidos, o autor conta duas histórias interligadas. A primeira é a complicada relação que tinha com seu pai, um sobrevivente do Holocausto. E a segunda é a história desse homem que viu o que ninguém deveria ser obrigado a testemunhar e sobreviveu, ainda que tivesse muitas marcas psicológicas e físicas. O filho achava importante documentar a história de seu pai, mas ninguém lhe disse que seria fácil. Um novo clássico, sem dúvidas, perfeito por contar sua história com tanta profundidade e veracidade.

- Não entendo... Por que eles nem tentavam resistir?

- Não era tão fácil. Todos tinha tanta fome... E muito medo, muito cansaço. Nem vendo, acreditavam naquilo... E os judeus sempre vivia com esperança de que os russos chega antes que a bala do alemão entra na cabeça deles (...)

O Mundo da Escrita, de Martin Puchner
O Mundo da Escrita viaja pela história da civilização humana, refazendo os caminhos pelos quais a escrita passou moldando reinos e livros sagrados, fomentando revoluções e guardando a memória viva de povos inteiros. É um livro que gosto de pegar e folhear de vez em quando, pois sempre pego alguma passagem interessante, relembro alguma curiosidade, revejo alguma imagem reproduzida e volto a mergulhar num livro obrigatório para qualquer uma apaixonada pela leitura. Aqui nós aprendemos como a leitura influenciou as sociedades humanas e como revolucionou nossa maneira de lidar com a história. Um livro obrigatório em qualquer estante!

Permitir o acesso ao passado foi a mais profunda consequência da escrita. (...) a escrita criou a história.

A longa viagem a um pequeno planeta hostil, de Becky Chambers
Li esse livro duas vezes. A primeira em inglês e depois saí indicando para todo mundo, torcendo que alguma editora trouxesse para cá. A segunda vez foi em português, grata por mais gente poder conhecer um livro tão gostoso de ler, amigável até mesmo por quem não curte ficção científica. Tudo nele me encanta, desde o estilo da autora, uma das minhas favoritas, até os personagens super carismáticos, cada um com suas próprias lutas e histórias de vida. Um livro como poucos!

Nunca pensei em medo como algo que possa simplesmente desaparecer. Ele está lá, só isso. O medo me lembra que eu quero continuar viva.

A Guerra Não Tem Rosto De Mulher, de Svetlana Aleksiévitch
Este é um dos livros mais viscerais, mais brutos e, ainda assim, belos que já li. Bruto por toda a indecência da guerra, a violência e as perdas de vidas. Belo por conta da resiliência feminina em um mundo que não foi feito por elas, nem tinha decisões tomadas por elas, mas que ainda assim elas foram voluntárias para defender. Publicado originalmente nos anos 1980, a autora ganhadora do Nobel de Literatura reconstruiu a história da participação soviética na Segunda Guerra pelas memórias de suas veteranas.

Vou dizer o seguinte: sem ser mulher não dá para sobreviver na guerra.

Frankenstein, de Mary Shelley
Brian Aldiss disse que Shelley fez algo muito maior do que "apenas" escrever um livro atemporal. Ela também criou um arquétipo. Você pode ver a mesma história da criatura rejeitada por seu criador repetida em diversas franquias atuais, como Blade Runner. Criada à sua revelia, rejeitada por todos, incapaz de ver na humanidade que o repelia um pingo de bondade, a criatura decide fazer justiça por conta própria. Um livro que inaugurou todo um gênero!

A visão da natureza impressionante e majestosa, de fato, sempre me fizera esquecer as ansiedades passageiras da vida.


Deixe nos comentários os seus livros perfeitos. Até mais! 📖

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)