Resenha: Alien, Surgido das Sombras, de Tim Lebbon

sexta-feira, setembro 01, 2017

Fãs de Alien, o Oitavo Passageiro, que queiram uma aventura semelhante vão gostar de Surgido das Sombras. Os elementos que mais amamos no filme estão aqui: xenomorfos, claustrofobia, uma nave condenada, Jonesy, os interesses da companhia e Ellen Ripley. Sim, ela está de volta!



O livro
A nave de mineração Marion está em órbita de LV-178, de onde estrai o metal trimonita, resistente e super valorizado no mercado. Seu engenheiro-chefe, Chris Hooper, é um sujeito que fugiu da família, fugiu de pesadelos e monstros pessoais e agora se dedica inteiramente ao trabalho. A equipe na superfície do planeta está incomunicável e na Marion a tripulação não sabe o que pode ter acontecido. Mas quando as duas naves de transporte da Marion, Samson e Delilah, sobem a toda velocidade e com o caos instalado nas duas, Hoop percebe que tem algo bizarro acontecendo.


Pelas câmeras eles veem uma carnificina. Seus colegas sendo mortos por sombras grotescas que saem de seus peitos, como um parasita. O que eles mais temiam, porém, acontece. Uma das naves se choca contra a baia de atracação e tira a nave de sua órbita estável. A outra conseguiu atracar, mas aquelas coisas estão lá dentro. Então eles estão com dois problemas: a Marion está caindo e a única forma de sair da nave é passar pelas bizarras sombras que mataram seus amigos.

Setenta e sete dias depois uma nave se aproxima da Marion. É a nave auxiliar Narcisus, com apenas uma ocupante em estase profunda: Ellen Ripley, a única sobrevivente do rebocador comercial Nostromo. Vou confessar que vibrei quando ela apareceu. Confusa, sofrendo do longo efeito da hibernação, ela descobre que passou mais de trinta anos na câmara. Por alguma razão, sua nave foi em direção do sinal de socorro da Marion e atracou. O cenário não podia ser pior, como explica Hoop. É então que ela percebe que o terrível pesadelo que viveu na Nostromo era realidade. E terá que viver tudo de novo.

A história aqui apresentada por Tim Lebbon resgata os elementos que tornaram o Alien famoso e fizeram de seus dois primeiros filmes clássicos absolutos. Aquele ambiente claustrofóbico, as pessoas morrendo uma a uma. Sabemos que Ripley vai sobreviver, por conta dos filmes, mas ficamos naquela expectativa: quem da Marion vai sobreviver? Vai restar alguém? E na superfície, o que aconteceu em LV-178? Por que havia aliens lá embaixo? E Ripley? Como ficam suas promessa à filha Amanda?

Felizmente, o autor não nos deixa na expectativa à toa. As respostas virão conforme você lê, mas prepara para sobreviver à tensão. Hoop, Ripley e o que restou da tripulação da Marion bolam um plano perigoso para poderem escapar da nave à deriva, incluindo descer na superfície de LV-178 e enfrentar aquelas coisas em seu ninho. E aí, teria coragem? Fiquei com muita pena da Ripley, porque além de estar atormentada pelas terríveis experiências da Nostromo, sua nave não chegou por acidente à Marion. Ela trouxe um acompanhante indesejado que vai causar muitos problemas à bordo. Vou deixar você pensando em quem pode ser... (spoiler, não é o gato Jonesy!).

Ficção e realidade
Conforme lia Surgido das Sombras, percebi que este é um enredo muito melhor do que aqueles que Ridley Scott nos deu com Prometheus e Alien Covenant. Tim Lebbon soube casar os elementos famosos com novos personagens, trazendo uma trama sólida, sem pontas soltas, personagens diversos e com características distintas, por mais rápida que seja sua passagem pelas páginas.

Outra coisa, você não precisa ter lido Alien, de Alan Dean Foster para acompanhar este livro. Se souber o enredo de O Oitavo Passageiro, já sabe o suficiente para ler esse aqui. São obras independentes e mesmo quem não lembre muito bem do primeiro filme vai conseguir acompanhar muito bem.

Pontos positivos
Ripley
LV-178
Tripulação da Marion
Pontos negativos
Violência
Alguns problemas de tradução
Pode ser devagar em algumas partes

Título: Alien, Surgido das Sombras
Título original em inglês: Alien: Out of the Shadows
Trilogia Alien
1. Alien, Surgido das Sombras
2. Mar de Angústia
3. Rio de Sofrimento
Autor: Tim Lebbon
Tradutora: Camila Fernandes
Editora: Leya
Páginas: 288
Ano de lançamento: 2016
Onde comprar: Amazon

Avaliação do MS?
Apesar de ter alguns problemas de tradução (como doctor traduzido como doutora e não médica), Surgido das Sombras consegue entregar uma história com começo, meio e fim e ainda te deixa na esperança, no desespero, no nojo profundo, tudo ao mesmo tempo. Conseguiu também ser uma história melhor do que os recentes filmes da franquia, então se você procura reviver aquelas sensações de o Oitavo Passageiro, pode se jogar nessa leitura aqui. Quatro aliens para o Alien e uma forte recomendação para você ler também.


Até mais!

Já que você chegou aqui...

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Curta no Facebook

Viajantes