Dez cientistas da ficção científica

quarta-feira, julho 04, 2012

Os cientistas são figurinhas presentes na ficção científica. Super inteligentes, trabalhando para o bem ou para o mal, eles são os responsáveis por grande parte da parafernália tecnológica que temos nos enredos. Resolvi listar dez deles, por puro gosto pessoal, mas se você tiver mais algum para indicar, não deixe de comentar.




10. Professor Hubert Farnsworth (Futurama)
Professor Hubert FarnsworthO incrivelmente idoso e estranho professor de Futurama é louco em vários sentidos. Vive esquecendo o que vai falar, já clonou a si mesmo, encaixotou o universo em todos os universos conhecidos e é trinta vezes o sobrinho-neto e único parente vivo de Philip J. Fry, um dos protagonistas da série. Seu principal bordão é "Boas novas, pessoal". Um cientista louco muito simpático, eu diria.


9. Tony Stark (Homem de Ferro)
Tony Stark
O bilionário cientista e empresário é formado em física e engenharia de automação pelo MIT, com Ph.D. na mesma área. Com muito dinheiro para seus projetos pessoais e para a sua ácida personalidade, ele se transforma no Homem de Ferro após um acidente com uma bomba no Vietnã que despedaça seu coração e para sobreviver, precisava usar uma armadura com a qual derrota seus inimigos.


Dr. Benton Quest8. Dr. Benton Quest (Johnny Quest)
Acompanhando seu filho em fantásticas aventuras, o doutor Quest é um cientista dedicado, descobridor de várias tecnologias e conceitos científicos. Descobriu o laser e suas aplicações, das ondas sônicas, sempre dividindo seu tempo entre ser cientista experimental, explorador e pai de Johny Quest.


7. Gaius Baltar (Battlestar Galactica)
Gaius Baltar
Interesseiro, falso, traíra, mulherengo, porém um cientista genial. Apesar de genial, é descuidado, pois deixa segredos militares e de defesa vazarem para uma agente infiltrada cylon (Caprica 6) e dá à ela acesso ao banco de dados militar, o que abre as portas para o massacre da raça humana e sua quase extinção. Não é uma figura muito confiável.


6. Os Caça Fantasmas
Os Caça Fantasmas
Dr. Egon Spengler, Dr. Raymond "Ray" Stantz e o Dr. Peter Venkman formam o trio original de caçadores de entidades fantasmagóricas que atormentam a vida dos humanos em Nova York. Mesmo desacreditados pela prefeitura, eles são chamados para lidar com todo o tipo de fantasmas, sendo bons ou não. Bastante excêntricos, mas do bem.


Jadzia Dax 5. Jadzia Dax (Jornada nas Estrelas Deep Space 9)
A trill, oficial da frota estelar, é uma das cientistas mais completas da franquia de Jornada nas Estrelas. Com conhecimentos avançados em astrofísica, exoarqueologia, exobiologia e zoologia, Dax é uma das mentes mais valiosas da estação 9, além de ser bem humorada e uma excelente companheira.


Rodney McKay4. Rodney McKay (Stargate Atlantis)
Seu humor é meio amargo e ele pode ser bem chato algumas vezes, mas sempre que um grande desafio é posto na frente deste astrofísico ele consegue se superar. Ele pode ter explodido sem querer um sistema solar ou outro, mas ninguém pode negar que ele é um gênio... e faz questão que todos lembrem-se disso.


3. Lex Luthor (Superman)
Lex Luthor
Mesmo tendo sido remodelado várias vezes ao longo dos enredos dos quadrinhos desde a sua criação, Luthor continua sendo o inteligentíssimo arqui-inimigo do Super-Homem. Uma criança problema, a versão atual mostra Lex lutando para enriquecer e depois se tornando um megaempresário com desejos de grandeza e de conquistar o mundo.


2. Samantha Carter (Stargate SG-1)
Samantha Carter
O programa Stargate não seria o mesmo sem o auxílio da doutora Carter, com doutorado em astrofísica, além de um soldado valente, tendo estado em território inimigo e realizado proezas que deixaram seus colegas homens com inveja. Tirou a equipe de enrascadas mais vezes que pode contar, mas é uma pessoa amável, preocupada com os amigos e que alimenta um amor secreto pelo oficial superior.


1. Dr. Emmett Brown (De Volta para o Futuro - trilogia)
Dr. Emmett Brown
O grande doutor Brown finalmente fez um invento seu funcionar! E qual não é sua surpresa quando funciona tão bem a ponto de bagunçar a linha do tempo e quase detonar com a família de Marty McFly e com a cidade de Hillvalley. Um escorregão no banheiro o leva a criar o capacitor de fluxo, que leva à máquina do tempo que causa tudo isso. Idas e vindas no futuro e no passado para arrumar tudo.


Menção honrosa: Indiana Jones
Indiana Jones
Henry Jones Júnior (não me chame de Júnior!), professor de arqueologia e aventureiro de tempo integral merece uma menção por todas as suas aventuras e por todas as vezes em que salvou o patrimônio histórico e salvou o mundo, trabalhando como espião e informante. Um pouco desastrado às vezes, mas sem dúvida um cientista, apaixonado pela arqueologia.


Mais algum? Até mais!

Sybylla

Fã do futuro e da ficção científica. Geógrafa, professora, blogueira, escritora de FC. Capitã da Frota Estelar. Esperando para voltar para o meu planeta. Leia mais.





Leia esses também...

0 comentários

ANTES DE COMENTAR:

Comentários anônimos, incompreensíveis ou com ofensas serão excluídos.
O mesmo vale para comentários:
- ofensivos e com ameaças;
- preconceituosos;
- misóginos;
- homo/lesbo/bi/transfóbicos;
- com palavrões e palavras de baixo calão;
- reaças.
A área de comentários não é a casa da mãe Joana, então tenha respeito, especialmente se for discordar do coleguinha. A autora não se responsabiliza por opiniões emitidas nos comentários. Essas opiniões não refletem necessariamente as da autoria do blog.

Viajantes

Curta no Facebook

❤️


"A ficção científica é um substituto para todos os lugares que eu nunca vou alcançar nessa vida."

James W. Harris