8 filmes de ficção científica baseados em fatos reais

É, eu sei, a ficção científica não tem fama de ser precisa historicamente. Mas às vezes a verdade é realmente mais estranha que a ficção... Neste post tem uma compilação com 8 filmes que são baseados em fatos reais, alguns mais, alguns menos!

Sempre que você vir um filme que começa com as palavras “baseado em fatos reais”, você pode ter certeza de duas coisas. A primeira, você vai se divertir. A segunda, que este filme provavelmente conterá tanto material factual quanto o azeite mais barato do mercado tem de azeite. Às vezes, um filme se vale dos "fatos reais" apenas para parecer verídico, quando na verdade é uma mariola de tanta ficção.

Distrito 9 (2009)
Distrito 9

Quando uma nave alienígena chega aos céus da África do Sul, os alienígenas não estão aqui para invadir; eles são refugiados. Este filme corajoso e de baixa fidelidade mostra um dos oficiais encarregados de proteger o distrito de refugiados de estrangeiros que se vê subitamente do lado errado da cerca, dando-lhe uma lição curta e nítida de empatia.

Mas foi mesmo baseado em uma história real? Tal como acontece com Godzilla, Distrito 9 não é um filme sobre alienígenas. É um filme sobre a história recente da África do Sul nas eras do apartheid e pós-apartheid. O título do filme faz alusão ao Distrito Seis, uma área do centro da Cidade do Cabo que o governo declarou “apenas para brancos” em 1966, realocando à força 60 mil pessoas para 25 km de distância.

O tratamento dado aos “camarões” no filme também faz referência aos despejos e remoções forçadas para guetos suburbanos que ainda ocorreram na África do Sul pós-apartheid, incluindo os despejos forçados que ocorreram no assentamento de Chiawelo, onde o Distrito 9 foi filmado.

Viagens Alucinantes (1980)

Na estreia cinematográfica de Drew Barrymore e William Hurt, o psicopatologista Edward Jessup (Hurt) está pesquisando a esquizofrenia e passa a acreditar que outros estados de consciência são tão reais quanto a nossa realidade desperta. Essa crença o leva a uma jornada através de buscas de visão tribais indígenas, experimentos de privação sensorial e, naturalmente, muitas e muitas drogas alucinógenas até que, eventualmente, ele toma tantos narcóticos que começa a mexer com seu DNA, transformando-o em um estado Neandertal.

Mas foi mesmo uma história verdadeira? Quer dizer, quem nunca teve uma noite de sexta assim? O filme é baseado no livro de mesmo nome de Paddy Chayefsky, que também escreveu o roteiro do filme e não gostou do resultado, tanto que teve seu nome retirado dos créditos. Seu livro, porém, foi parcialmente inspirado na pesquisa do psiconauta John C. Lilly, que realizou muitos experimentos com tanques de isolamento e substâncias como mescalina, cetamina e LSD. No entanto, se ele alguma vez se transformou fisicamente em um homem-macaco e invadiu o zoológico local, isso ficou fora dos artigos revisados por seus pares.

Sem Segurança Nenhuma (2012)
Sem Segurança Nenhuma

“Procura-se: alguém que volte no tempo comigo. Isto não é uma piada. PO Box 322 Oakview, CA 93022. Você receberá o pagamento depois que voltarmos. Deve trazer suas próprias armas. Segurança não garantida. Eu só fiz isso uma vez antes.”

Este anúncio de fato apareceu na edição de setembro/outubro de 1997 da revista Backwoods Home. O filme de Colin Trevorrow imagina quem poderia ter enviado tal anúncio por meio de um road movie estrelado por Aubrey Plaza e Jake Johnson, onde viagens no tempo poderiam estar envolvidas. Parece bobagem, mas usar isso como um gatilho de pensamento deu credibilidade a Trevorrow e abriu o caminho para ele dirigir Jurassic World.

Mas foi realmente uma história verdadeira? Não nesta linha do tempo. Foi uma piada criada pelo editor da revista, embora muitas pessoas tenham considerado real.

Fogo no Céu (1993)
Fogo no Céu

Voltando do trabalho para casa, alguns cortadores de lenha avistam um OVNI. Quando um deles, Travis Walton (D.B. Sweeney), sai do veículo para investigar, ele é banhado por algum tipo de feixe de energia que o faz voar. Quando seus colegas de trabalho correm em seu auxílio, eles descobrem que Walton desapareceu. A princípio, a polícia suspeita dos colegas de trabalho de Walton (eles não se davam bem) até que Walton aparece cinco dias depois, desidratado, machucado e nu em um posto de gasolina da região. Logo depois, ele começa a ter flashbacks de estar em uma nave alienígena...

Mas foi realmente baseado em uma história verdadeira? Na medida em que é baseado em um livro de Travis Walton, que de fato desapareceu por cinco dias em 1975 depois que seus colegas de trabalho o viram se atingido por um feixe de luz que dizem ser de um disco voador. Alguns poderiam apontar que isso aconteceu duas semanas depois que um filme feito para a TV foi ao ar, baseado em outra história de abdução alienígena. Também ao contrário do que diz o filme, Walton foi publicamente reprovado no teste do polígrafo quando questionado se foi abduzido por alienígenas. No entanto, como os testes do polígrafo são quase tão científicos quanto as abduções por alienígenas, você é livre para tirar suas próprias conclusões.

Autópsia Alienígena (2006)
Autópsia Alienígena

A dupla britânica do Saturday Night, Ant & Dec, anteriormente conhecida como dupla de rap de Byker Grove, PJ & Duncan, faz sua estreia na carreira cinematográfica nesta história sobre a famosa autópsia alienígena, um filme em preto e branco de 17 minutos que supostamente retrata uma autópsia realizada por militares dos Estados Unidos do icônico cadáver alienígena de cabeça grande e olhos pretos. Originalmente transmitida em 1995 e apresentada por ninguém menos que o próprio Jonathan Frakes, a fita é supostamente parte do rescaldo do famoso acidente de Roswell.

Inconvenientemente para o filme, Ray Santilli, a pessoa que “encontrou” o filme, admitiu em 2006 que era uma falsificação, ano em que o filme foi lançado. Mas há um problema! Ele diz que havia um filme real, mas ele se deteriorou além do uso, então ele fez um remake da autópsia alienígena real. Este filme é sobre a realização de uma falsificação baseada num filme real. Mas foi mesmo baseado em uma história real? Bem, Santilli fez um filme falso de autópsia alienígena, então acho que isso o torna baseado em uma história verdadeira?

Projeto Filadélfia (1984)
Projeto Filadélfia

O ano é 1943; a Marinha dos Estados Unidos está conduzindo um experimento na Filadélfia para tornar o contratorpedeiro de escolta, USS Eldridge, invisível ao radar inimigo. Quando a experiência dá errado, dois dos marinheiros a bordo são transportados para 1984, onde descobrem que uma continuação da experiência corre o risco de destruir a Terra.

Mas foi realmente baseado em uma história real? Existem vários relatos de um “Experimento Filadélfia” em 1943, onde o USS Eldridge aparentemente desapareceu e reapareceu momentos depois, com muitos membros da tripulação sofrendo queimaduras graves (ou insanidade). No entanto, dado que o USS Eldridge nunca esteve na Filadélfia em 1943 (na verdade, estava nas Bahamas), a experiência pode ser considerada uma lenda urbana, uma farsa ou quem sabe um grande sucesso.

Godzilla (1954)
Godzilla

Godzilla (1998) é um filme sobre um dinossauro gigante atacando Nova York. Porém, é um filme sobre Hiroshima e Nagasaki. Se a sua familiaridade com Godzilla se dá inteiramente através das interpretações americanas da franquia, o Godzilla original é um verdadeiro choque de realidade. As representações do medo que as pessoas comuns têm da criatura são cruas e genuínas de uma forma que parece estar a um milhão de quilômetros de distância dos filmes de monstros modernos. O debate sobre as armas “Destruidoras de Oxigênio” pode parecer brega, mas também é alimentado por uma ansiedade genuína.

Mas foi realmente baseado em uma história verdadeira? Obviamente, Godzilla não é real, mas o tipo de destruição que ele colhe neste filme era muito familiar para as pessoas que o fizeram. Godzilla foi concebido como uma metáfora para armas nucleares.

A Bolha Assassina (1988)
A Bolha Assassina

A Bolha Assassina é sobre uma bolha (dãããã). Um meteorito cai perto de uma pequena cidade na Pensilvânia e uma substância, parecida com um pedaço gigante de chiclete usado, escapa dele e começa a crescer, ameaçando devorar a cidade inteira - ou o mundo! Quando todas as armas falham, eventualmente a Bolha é congelada e enviada para o Ártico, onde estará seguro enquanto “o Ártico permanecer frio”, o que deve ter parecido uma certeza mortal naquela época.

Mas foi mesmo baseado em uma história real? Estranhamente, sim. Em 27 de setembro de 1950, dois patrulheiros viram um “disco voador” flutuar até o chão. Quando investigaram o local de pouso, um dos patrulheiros tocou no disco e ele “se dissolveu em um resíduo pegajoso” (ele teve sorte, o cara que tocou na bolha no filme teve um destino muito pior). Houve numerosos relatos de incidentes semelhantes, com explicações que iam desde fungos viscosos até vômito de animal. Nenhum deles devorou a Terra. Ainda.


Lembrou de mais algum? Deixe nos comentários!

Até mais! 🎥

Já que você chegou aqui...

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)