Dez filmes distópicos que você deve assistir

Os cenários distópicos são muito comuns dentro da ficção científica. Nestes enredos as ditaduras, o totalitarismo, eventos catastróficos, controle excessivo da máquina estatal, guerras e perseguições políticas são corriqueiras. São enredos muito usados como ferramenta de crítica contra o sistema atual e que se mantém atuais com o passar do tempo. Por isso resolvi criar uma pequena lista com dez filmes distópicos que possuem uma ou mais das características acima.





Eu sempre aviso quando faço listas que esta é uma postagem pessoal. Você pode não gostar do conteúdo, discordar da ordem e tudo mais, e seu filme predileto pode não estar aqui.


10. 1984 (1984)
1984
Adaptação do famoso livro de George Orwell, ele fala de um mundo em que o governo tem total controle da população, inclusive de seus pensamentos e rotina, sendo capaz de adaptar palavras e situações para agir em seu favor, tudo para manter o controle. Foi desta obra que surgiu a expressão Big Brother.


9. Equilibrium (2002)
Equilibrium
Em Libria as regras são bastante simples. Se você chorar, sorrir ou se lamentar, você é preso. Isso garante a paz e a ordem. Obras de arte, livros, qualquer tipo de expressão que denote ou dispare uma emoção e você está quebrando as regras do Estado. Para manter a ordem, os cidadãos tomam uma droga potente que inibe os sentimentos.


8. V de Vingança (V for Vendetta - 2005)
V de Vingança
Numa Grã-Bretanha totalitária e desigual, Evey é resgatada de uma perigosa situação pelo mascarado e misterioso V, que luta contra o sistema levantando uma revolução pelas ruas para trazer liberdade e justiça para os cidadãos oprimidos. Excelente atuação de Natalie Portman.


7. Filhos da Esperança (Children of Men - 2006)
Children of Men
No futuro, a raça se tornou infértil. Por 27 anos nenhuma criança nasceu no planeta. As nações entraram em colapso e lei marcial é decretada na tentativa de manter a ordem. Mas esta ordem pode ser ameaçada ao surgir uma mulher grávida, que será perseguida e ameaçada.


6. RoboCop (1987)
Robocop
Numa Detroit suja e corrupta que busca se reconstruir, um policial de carne e osso é transformado em um policial cibernético e programado para combater o crime e fazer o trabalho sujo da poderosa OCP. Mas ele é capaz de se lembrar de quem era e da família e sai em busca de justiça.


5. Os 12 Macacos (Twelve Monkeys - 1995)
Os Doze Macacos
Num futuro não muito distante, 99% da população sucumbiu a uma doença e o restante da população foi obrigada a viver no subterrâneo. Cientistas resolvem mandar alguém no tempo para 1996, na tentativa de impedir a aniquilação e uma possível extinção.


4. Akira (1988)
Akira
Numa Tóquio não muito longe da realidade, renascida da Terceira Guerra Mundial, um rapaz lutra contra o sistema desigual, baseado na miséria e na desigualdade, enquanto tenta desvendar um projeto secreto do governo no qual seu amigo se envolveu.


3. Laranja Mecânica (A Clockwork Orange - 1971)
Laranja Mecânica
Em uma Inglaterra totalitária do futuro, um jovem lidera um grupo de arruaceiros que curtem música clássica, estupros e violência. Preso por um de seus crimes, ele passa por um tratamento do governo para tentar subverter seu comportamento.


2. Matrix (1999)
Matrix
Os segredos da Matrix são apresentados a Neo, um jovem hacker, por indivíduos enigmáticos que dizem ter a resposta para suas dúvidas e anseios. Ele descobre o que sempre desconfiou: que o mundo como conhece não é exatamente o que as pessoas pensam que é.


1. Blade Runner (1982)
Blade Runner
O futuro sujo, populoso e caótico é típico do cyberpunk e das distopias. Os androides são tão parecidos com os humanos e causaram tantos problemas que eles são proibidos de entrar na Terra. Para caçá-los, existe uma divisão de policiais de elite chamados Blade Runners. O melhor representante do gênero, pois agrega vários sub-gêneros do universo da ficção científica.

Em breve uma lista com livros distópicos. Até mais!


Já que você chegou aqui...

Form for Contact Page (Do not remove)