Dez filmes distópicos que você deve assistir
Os cenários distópicos são muito comuns dentro da ficção científica. Nestes enredos as ditaduras, o totalitarismo, eventos catastróficos, controle excessivo da máquina estatal, guerras e perseguições políticas são corriqueiras. São enredos muito usados como ferramenta de crítica contra o sistema atual e que se mantém atuais com o passar do tempo. Por isso resolvi criar uma pequena lista com dez filmes distópicos que possuem uma ou mais das características acima.
Siga a @Sybylla_
Eu sempre aviso quando faço listas que esta é uma postagem pessoal. Você pode não gostar do conteúdo, discordar da ordem e tudo mais, e seu filme predileto pode não estar aqui.
Adaptação do famoso livro de George Orwell, ele fala de um mundo em que o governo tem total controle da população, inclusive de seus pensamentos e rotina, sendo capaz de adaptar palavras e situações para agir em seu favor, tudo para manter o controle. Foi desta obra que surgiu a expressão Big Brother.
Em Libria as regras são bastante simples. Se você chorar, sorrir ou se lamentar, você é preso. Isso garante a paz e a ordem. Obras de arte, livros, qualquer tipo de expressão que denote ou dispare uma emoção e você está quebrando as regras do Estado. Para manter a ordem, os cidadãos tomam uma droga potente que inibe os sentimentos.
Numa Grã-Bretanha totalitária e desigual, Evey é resgatada de uma perigosa situação pelo mascarado e misterioso V, que luta contra o sistema levantando uma revolução pelas ruas para trazer liberdade e justiça para os cidadãos oprimidos. Excelente atuação de Natalie Portman.
No futuro, a raça se tornou infértil. Por 27 anos nenhuma criança nasceu no planeta. As nações entraram em colapso e lei marcial é decretada na tentativa de manter a ordem. Mas esta ordem pode ser ameaçada ao surgir uma mulher grávida, que será perseguida e ameaçada.
Numa Detroit suja e corrupta que busca se reconstruir, um policial de carne e osso é transformado em um policial cibernético e programado para combater o crime e fazer o trabalho sujo da poderosa OCP. Mas ele é capaz de se lembrar de quem era e da família e sai em busca de justiça.
Num futuro não muito distante, 99% da população sucumbiu a uma doença e o restante da população foi obrigada a viver no subterrâneo. Cientistas resolvem mandar alguém no tempo para 1996, na tentativa de impedir a aniquilação e uma possível extinção.
Numa Tóquio não muito longe da realidade, renascida da Terceira Guerra Mundial, um rapaz lutra contra o sistema desigual, baseado na miséria e na desigualdade, enquanto tenta desvendar um projeto secreto do governo no qual seu amigo se envolveu.
Em uma Inglaterra totalitária do futuro, um jovem lidera um grupo de arruaceiros que curtem música clássica, estupros e violência. Preso por um de seus crimes, ele passa por um tratamento do governo para tentar subverter seu comportamento.
Os segredos da Matrix são apresentados a Neo, um jovem hacker, por indivíduos enigmáticos que dizem ter a resposta para suas dúvidas e anseios. Ele descobre o que sempre desconfiou: que o mundo como conhece não é exatamente o que as pessoas pensam que é.
O futuro sujo, populoso e caótico é típico do cyberpunk e das distopias. Os androides são tão parecidos com os humanos e causaram tantos problemas que eles são proibidos de entrar na Terra. Para caçá-los, existe uma divisão de policiais de elite chamados Blade Runners. O melhor representante do gênero, pois agrega vários sub-gêneros do universo da ficção científica.
Em breve uma lista com livros distópicos. Até mais!
Siga a @Sybylla_
10. 1984 (1984)

9. Equilibrium (2002)

8. V de Vingança (V for Vendetta - 2005)

7. Filhos da Esperança (Children of Men - 2006)
6. RoboCop (1987)

5. Os 12 Macacos (Twelve Monkeys - 1995)

4. Akira (1988)

3. Laranja Mecânica (A Clockwork Orange - 1971)

2. Matrix (1999)

1. Blade Runner (1982)

Em breve uma lista com livros distópicos. Até mais!
Seja o primeiro a comentar.