Nerd, geek e mulher

Em quase dois anos de blog, eu aprendi muita coisa, conheci muita gente legal, daquelas que eu ajudo em um piscar de olhos, li muito e aprendi mais ainda. Também tive decepções com pessoas em que confiava e admirava, mas o que mais me causou espanto neste tempo todo foi o fato de questionarem se aqui no Saga quem escrevia era uma mulher mesmo.

Nerd, geek e mulher





Todo blogueiro que ser lido, quer comentários, críticas construtivas, debates, opiniões e sugestões. Queremos que as pessoas pensem, que elas aprendam e que também compartilhem conosco suas ideias. Não é porque a gente publica conteúdos na rede que somos os donos da razão. Assim como muita gente não sabe se comportar na sociedade, tem gente que também não se comportar por aqui.

E uma parte deste povo - que felizmente é pequena, pois tenho muito orgulho da maioria dos leitores que o Saga tem - questiona se há uma mulher aqui digitando ou se é alguém se fazendo passar por mulher, querendo causar. Tem gente que comenta com ironia: "queridinha", "benzinho", ou adoram vir me dar aulas com toda a empáfia do mundo, "então lindinha, talvez você não saiba...".

Eu exponho muito mais do que minhas ideias por aqui. Eu exponho meu conhecimento em geografia, geologia, paleontologia, astronomia, meio ambiente, ficção científica, mundo literário, áreas que eu particularmente amo, exponho ideias, fatos, notícias e sempre deixei claro quem é que postava, dando minha cara para bater três vezes por semana. Para alguns leitores, especialmente homens, é um absurdo que uma mulher tenha blog em que não fala de esmaltes, roupas, dê dicas de maquiagem e fale sobre relacionamentos. Qual é? Não pode? Sem contar aqueles que me criticam, dizendo que eu deveria ler mais Asimov, jogar mais Halo ou assistir mais Jornada nas Estrelas, para "saber mais do gênero". Então, deixa eu dizer uma coisa: eu não tenho que provar nada para vocês.

Eu leio muitos bons blogs sobre todos os assuntos tidos por muitos mascus como "de mulherzinha", pois eu adoro maquiagem, quero saber de lançamentos, pechinchas e onde comprar coisa boa, e não vejo nada errado em ter um blog assim. Também leio blogs feministas, debato sobre mudanças nesta visão cristalizada e ultrapassada de que mulher tem que saber qual é o seu lugar, sempre um passo atrás dos homens. Mas então é só sobre isso que uma mulher deveria falar? Nossa, meus queridos, Idade Média já passou, ok? Cresçam.

Desde que me entendo por gente que eu sei que gosto de ficção científica, ciências, astronomia e que me debato contra essa visão da mulher que curte isso. Não é de hoje que eu assisto e consumo vorazmente este tipo de produção e vou atrás para saber das verdades científicas e as questiono ou não. Tento fazer do blog um espaço organizado, bem feito e estruturado para que o leitor aqui fique e se perca com todo o conteúdo produzido. Tento dentro do possível me manter informada para poder escrever e sempre ressalto que o universo da FC e o literário são grandes demais para que eu saiba de absolutamente tudo e justo neste aspecto que muitos caras chegam aqui para encher o meu saco, deixar comentários ignorantes e questionando a minha pessoa, meus gostos e meu lugar de fala.

Tanto é que mulher nerd/geek é tão estereotipada que foi difícil encontrar imagens para a postagem. Ou são menininhas de óculos ou são super sexy hot chicks com uma camiseta escrito I love nerds e de óculos. Se é essa a visão que muitos dos homens fazem de mulheres nerds/geeks, esse mundo realmente está perdido. Sou mulher sim, adoro livros, maquiagem e perfumes, assisto Stargate, Arquivo X, Battlestar Galactica, Jornada nas Estrelas e The Walking Dead feito uma viciada, e esses caras não vão mudar meu jeito de ser, de escrever ou de blogar. Vou curtir todas essas nerdices e não é um bando de cara mimado que vai tentar regular meus gostos ou exigindo carteirinha de milhas, que eu não sou obrigada a apresentar.

Até mais!

Já que você chegou aqui...

Form for Contact Page (Do not remove)